Como montar uma distribuidora de bebidas: guia completo

Tudo que você precisa saber antes de abrir uma distribuidora de bebidas! Confira dicas de localização, concorrentes, mix de produtos e mais.

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O que você vai ver nesse texto:

De uns anos para cá, o consumo de bebidas deixou de ser algo exclusivo de bares e supermercados e avançou em novos ambientes, como em distribuidoras de bebidas, empórios e tabacarias. Esses modelos de comércio tomaram conta em muitos bairros do nosso país, e consolidaram o mercado de bebidas no Brasil como uma área segura para investir.

Junto a isso, pesquisas apontam que o Brasil é o terceiro mercado do mundo que mais avançou no consumo do destilado entre os anos de 2021 e 2023, com aumento de 16%, ficando atrás apenas de Japão e Índia, segundo o compilado feito pela pela Euromonitor International.

Hoje vamos explorar mais sobre conveniência de bebidas e como aderir a esse mercado que tem se mostrado cada vez mais lucrativo.

O que é necessário para abrir uma distribuidora de bebidas?

Para formalizar o seu negócio, comece criando um contrato social com o tipo de sociedade da empresa e em seguida: 

  • Conclua o registro na junta comercial da sua cidade. 
  • Complete o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 
  • Procure a Secretaria da Fazenda do seu Estado para fazer seu registro. 
  • Inscreva-se na prefeitura municipal. 
  • Faça o registro da sua empresa no seu sindicato patronal.
  • Obtenha o alvará de funcionamento com os órgãos responsáveis.

 Além disso, procure informações sobre os registros necessários e avalie as opções que melhor atendem ao perfil do seu negócio. Conte com a ajuda de um contador para elaborar os atos constitutivos da sua empresa e se informar sobre a legislação tributária.

Pensando na parte de infraestrutura, é interessante que você inicie com uma base mínima necessária para uma distribuidora de pequeno porte: 

  • Espaço para a chegada e saída de caminhões ou carros de transporte. 
  • Balcões. 
  • Espaço para depósito de bebidas e estoque.
  • Gôndolas/prateleiras. 
  • Freezers e geladeiras. 
  • Maquininha de cartão.
  • Engradados e paletes de armazenamento. 
  • Computador e Programa para Gestão Comercial
  • Caixa registradora.

Para distribuidoras de porte maior, inclua empilhadeiras, carrinhos de carga e veículo de carga para entregas.

Além das exigências fiscais e tributárias, das quais eu recomendo recorrer a um contador, fique atento às normas impostas pelo Corpo de Bombeiros, como segurança mínima e proteção contra incêndio, por exemplo.

Outro ponto importante é a comercialização de produtos restritos a maiores de idade. Você precisa se informar sobre os pormenores com os órgãos responsáveis pela regularização na sua cidade. 

Recomendo também se informar sobre as leis de zoneamento da sua região antes mesmo de fechar qualquer contrato: existem particularidades para regiões escolares, proximidade a rodovias federais e mais. 

Além disso, é primordial que você se informe sobre as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Conheça o Nex, um sistema de gestão ideal para sua loja de bebidas e tabacaria. Com ele você realiza vendas no caixa, controla sua mercadoria em estoque, gera relatórios de lucro, cadastra clientes e muito mais.

Como abrir uma distribuidora de bebidas

E pra você que está ansioso para saber como montar uma distribuidora de bebidas, separei alguns passos para facilitar o entendimento:

Comece pelo planejamento financeiro

O investimento necessário depende muito do seu contexto e da capacidade de comprar e vender bebidas na sua região. Em centros maiores, com maior demanda, o dinheiro necessário deverá ser maior, mas com retorno igualmente maior.

Atenção: eu montei uma tabela muito simples, a caráter de exemplificação, com os valores mínimos que encontrei para montar uma pequena distribuidora nos arredores da cidade de Florianópolis, nos bairros comerciais de movimento médio a alto. O objetivo é que você preencha com os valores ideais que encontrar na sua região: 

‍Necessidades

Valor‍ 

Aluguel, condomínio e segurança 

R$ 2.200,00 

Água, luz, telefone e internet

R$ 800,00 

Material de limpeza, higiene e escritório 

R$ 300,00 

Assessoria contábil 

R$ 500,00 

Matéria prima/Mercadoria 

R$ 11.500,00 

Este valor já mudaria drasticamente se você pretende utilizar veículos próprios para fazer entregas, por exemplo. Mas também deve diminuir no caso de ter um espaço próprio.

Pensando no planejamento em médio e longo prazo, é interessante que você adicione detalhes de capital de giro, despesas fixas, variáveis e pagamento de funcionários. 

Localização

A escolha da localização ideal para o seu negócio precisa levar em consideração alguns fatores: 

  • Área espaçosa para o trânsito de clientes. 
  • Espaço adequado para armazenamento de estoque
  • Acesso fácil para carga e descarga. 
  • Banheiro. 

Ao procurar um local, também pesquise sobre os hábitos de consumo dos moradores da região, os concorrentes diretos e indiretos, além do preço e da qualidade dos produtos comercializados na região. 

Outra dica é observar o caminho até o local, analisar a qualidade das vias, como espaço das ruas, presença de túneis, espaço para manobra, etc. 

Também procure se informar se a área concorda com a logística dos fornecedores.

Análise de concorrentes

Estudar seus concorrentes é um exercício que deve ser de rotina. Procure se informar e até visitar as distribuidoras de bebidas localizadas da sua região. 

Observe a organização, o espaço, o atendimento e os preços. Inspire-se nos pontos fortes e melhore os pontos fracos e pense como você poderá oferecer um preço competitivo que fidelize clientes e ainda seja lucrativo para o seu negócio.

Você também pode estudar concorrentes indiretos, pessoas de outros estados que compartilham suas ideias e rotinas através das redes sociais, isso pode servir também para que você fique de olho nas tendências e se mantenha sempre atualizado.

Definição do público alvo

Com interesse em abrir uma conveniência de bebidas, provavelmente você já tem uma boa ideia de quem é seu público alvo, mas a definição é feita por um estudo um pouco mais abrangente dentro da persona do seu comércio. 

De forma geral, a persona é a junção de características que define seu cliente ideal, é como se fosse criar um personagem com base no comportamento de seus clientes.

Talvez a pergunta que ajude a firmar essa ideia seja: Se meu cliente fosse uma pessoa, como ela seria?

Algumas das características para levar em conta quando for construir a persona do seu comércio:

  • Faixa etária.
  • Preferências culturais (música, esporte, etc).
  • Hábitos de consumo.
  • Local onde mora.
  • Classe social.

Talvez você esteja se perguntando o que isso tudo tem a ver com sua distribuidora de bebidas, e o que fazer com essas informações.

A verdade é que criar um ambiente de conforto para seus clientes também faz parte da estratégia de vendas, desde o som escolhido até o programa de TV no telão, eles fazem parte da atmosfera criada para seu público.

Definição do modelo de negócio

É essencial que você defina qual o modelo de negócio sua distribuidora vai assumir, porque é através dele que o formato de atendimento vai ser moldado. 

Por exemplo: uma conveniência de bebidas apenas com retirada no balcão, não precisa se preocupar com espaço de convívio e circulação dos clientes, já uma conveniência voltada para lazer e consumo no local, deve contar com espaço para mesas e estrutura para consumo de bebidas e tabacaria.

O que vender em uma distribuidora de bebidas

Além de produtos complementares como copos, canudos, gelo, petiscos, chicletes e cigarros, a sugestão é aproveitar o embalo de outro mercado promissor, o de bebidas especiais como cervejas e cachaças artesanais.

Bebidas alcoólicas

Existe uma infinidade de bebidas alcoólicas disponíveis hoje no mercado, mas como você deve ter percebido pelo estudo do seu público alvo, nem todos os tipos e marcas atendem ao padrão de consumo do seu cliente. Veja alguns exemplos de bebidas alcoólicas populares nas distribuidoras de bebidas:

  • Cerveja.
  • Whiskey.
  • Licor.
  • Gin.
  • Vinhos.
  • Vodka.
  • Coquetel alcoólico.
  • Cachaça artesanal.

Bebidas não alcoólicas

As bebidas não alcoólicas servem tanto para complementar drinks alcoólicos quanto para serem consumidos separadamente. Veja alguns exemplos de bebidas não alcoólicas presentes em distribuidoras de bebidas:

  • Energético.
  • Água tônica.
  • Refrigerante.
  • Água mineral com e sem gás.
  • Sucos.
  • Xarope.

Kit/Combos

Os kit/combos são muito muito populares entre as distribuidoras de bebidas e são feitos com geralmente 3 ou 4 itens da escolha do comerciante. Veja alguns exemplos de kit/combos:

  • Energético tradicional, gelo, whisky e copos.
  • Energético saborizado, gelo de fruta, whisky e copos.
  • Gin, água tônica, gelo e copos.

Tabacaria

É comum que o público de conveniência de bebidas consuma também itens de tabacaria, não só de forma isolada como também junto a compra de bebidas. Veja alguns exemplos de itens de tabacaria:

  • Seda.
  • Isqueiro.
  • Cigarros nacionais e importados.
  • Dichavador.
  • Tabaco solto.
  • Bong.
  • Essência de narguilé.
  • Carvão de coco.

Gelo

Existem algumas variações de tamanho, marca e até mesmo sabor de gelos a serem comercializados em distribuidoras de bebidas como por exemplo os sacos de gelo de 6 e 10 quilos e o gelo de fruta de aproximadamente 200g.

Petiscos e doces

Esses produtos fazem parte do mix de variedades, são produtos chave que nem sempre são vendidos para a clientela padrão mas também estão ali para alternativa quando um cliente precisar. Alguns exemplos de petiscos e doces são:

  • Salgadinhos embalados.
  • Pipoca.
  • Balas e chiclete.
  • Chocolate.
  • Biscoitos e bolachas.

Desafios comuns e oportunidades no mercado de bebidas

Muitas pessoas pensam que o público de uma distribuidora de bebidas é difícil de lidar e esse é um mercado com muitos furos de orçamento e perdas, mas a verdade é que o ambiente de empórios e tabacarias possuem uma relação mais profissional e comercial com seus clientes.

Alguns desafios comuns no mercado de bebidas são:

  • Ampla concorrência.
  • Investimento inicial relativamente alto.
  • Alguns clientes querendo atendimento informal.

Oportunidades no mercado de bebidas:

  • Alta demanda.
  • Comércio com um modelo criativo.
  • Giro grande de mercadorias.
  • Clientes potencialmente fieis.

Como encontrar fornecedores ideais

Como em qualquer outro comércio, se você deseja ter uma distribuidora de bebidas de sucesso, estabelecer uma boa relação com fornecedores é fundamental. Fornecedores são uma peça chave para o sucesso de qualquer negócio. Um bom relacionamento pode gerar benefícios como prazos mais favoráveis, descontos, saber de novidades com antecedência e mais. 

Esse assunto, inclusive, já foi tema de outra publicação aqui no blog. Para saber mais sobre uma gestão de compras eficiente, leia nosso texto sobre negociação com fornecedores clicando aqui.

Procure por fornecedores que ofereçam uma distribuição de bebidas confiável na sua região. Considere acordos de exclusividade com determinadas marcas para ganhar descontos nos preços e prazos melhores. Entre em contato com fabricantes locais para estudar a possibilidade de revender produtos artesanais, como mencionei anteriormente.

Como controlar o estoque de uma distribuidora de bebidas corretamente

O estoque é um dos grandes indicativos da saúde financeira de um comércio e é ele que vai determinar se os produtos estão ou não sendo vendidos, por isso ter uma gestão voltada para o controle desses produtos em depósito é fundamental.

Sistema de controle de estoque

Um sistema de controle de estoque é um programa usado para gerenciar a entrada e saída de estoque dentro de um comércio.

É comum comerciantes se queixarem de problemas com estoque, seja de mercadoria parada ou de alguns itens que estão sempre em falta, isso porque o estoque é um dos medidores da saúde financeira de um comércio e ele deve ser operado com muita atenção e responsabilidade.

Vou usar como exemplo o sistema de controle de estoque Nex, um programa com diversos recursos de venda e com gestão de estoque integrado, que facilita a visualização da movimentação de itens, agendamento de entrega com fornecedores, quantidade de produtos disponíveis em estoque, controle de validade dos produtos, relatório para inventário e muito mais.

Inventário

O inventário é a conferência física de estoque em relação ao que está registrado no seu sistema, planilha ou prancheta. 

É bom que você realize o inventário (ou conferência de estoque físico), de tempos em tempos para garantir que a quantidade de itens disponíveis para venda seja a mesma de itens armazenados. 

Para realizar essa tarefa você precisa gerar um relatório de itens registrados em estoque e comparar com o estoque real e caso haja alguma diferença, realizar a mudança no registro de estoque, seja para mais ou para menos.

Técnicas de rotatividade para evitar prejuízos 

Existem algumas técnicas que ajudam a assegurar a rotatividade de itens em seu estoque, dentre elas podemos citar FEFO e FIFO. Veja:

Primeiro a Expirar, Primeiro a Sair (FEFO) 

Esta técnica é usada para garantir que os produtos com a data de validade mais próxima do vencimento sejam vendidos primeiro. Para que isso aconteça, organize o estoque de modo que os produtos com datas de validade mais próximas estejam na frente ou em posições mais acessíveis. Monitore regularmente as datas de validade e ajuste a organização conforme necessário. 

Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (FIFO) 

Esta abordagem garante que os produtos adquiridos primeiro sejam vendidos primeiro. Para isso, é importante que você use prateleiras e sistemas de armazenamento que permitam uma fácil rotação de estoque. Marque claramente as datas de chegada dos produtos e posicione os itens mais antigos na frente.

Investimentos em marketing e divulgação

Ler o termo “investimento” pode ser um pouco intimidador de cara, mas se eu te falar que você pode divulgar seu comércio com muito pouco e até de graça?

Ser ativo nas redes sociais e registrar seu comércio no Google Maps já é mais de meio caminho andado. Você precisa garantir que quando alguém se interessa pela sua loja de bebidas e pesquise, ela seja encontrada com facilidade, e isso você consegue fazer totalmente de graça.

Veja como colocar seu comércio no mapa no texto “Como colocar seu comércio no Google sem pagar nada”.

Como avaliar os resultados

Existem alguns indicadores que mostram de forma direta os resultados dos gastos e esforços do seu negócio, e é neles que você precisa ficar de olho, veja:

  • O giro: quanto do capital investido tem de retorno nas vendas? ‍
  • A gestão de estoque: quanto o estoque é capaz de cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento? 
  • Atendimento: potencial em vendas perdido devido à falta de mercadoria em estoque, ou outro motivo.
  • Relatório de vendas: quais os itens com maior saída/venda?
  • Pesquisa de satisfação: como seus clientes estão reagindo ao seu comércio?

Gere relatórios de desempenho e vendas, acompanhe seu estoque, cadastre clientes e realize uma gestão eficiente na sua distribuidora de bebidas. Baixe o sistema de gestão Nex e comece sua jornada com confiança.

Conclusão

Agora que passamos por todos os pontos para a abertura de uma distribuidora de bebidas, desde a abertura até a análise dos resultados, você se sente mais preparado para investir na área? 

Lembre-se que o valor que você terá que desembolsar para montar o negócio vai variar de acordo com o tamanho, da variedade bebidas e, principalmente, da localização. 

Um negócio menor não significa que seja menos lucrativo. Avalie todas as oportunidades com atenção e conte com o espaço dos comentários para tirar suas dúvidas. Bons negócios!

Texto revisado e editado por Vitória Calegari.

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Edson Macari

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