Se você possui habilidade na produção de bolos, tortas e doces, saiba que é possível transformar seu hobby em um negócio lucrativo com baixo investimento.
Contudo, engana-se quem pensa que basta saber cozinhar para abrir uma doceria pequena de sucesso; a verdade é que se necessita de um bom planejamento e bastante determinação para crescer no mercado.
Empreender é um desafio, mas se você está aqui, é porque sabe disso e tem a vontade que precisa para montar seu negócio de forma estratégica. Por isso, vou contar nesse post tudo o que você precisa para montar uma mini confeitaria com pouco dinheiro e como ter sucesso.
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Como abrir uma confeitaria gastando pouco
Veja agora uma lista com 6 dicas de como montar uma confeitaria:
Faça um plano de negócios
Você pode já ter tudo planejado para a abertura do seu negócio, mas é importante registrar todas suas ideias criando um projeto de confeitaria pequena que permita visualizar da forma mais realista possível sua loja antes de montá-la de fato.
Por isso, fazer o plano de negócios deve ser o primeiro passo de qualquer pessoa que esteja pensando em empreender. É através dele que você vai conseguir enxergar se suas ideias são viáveis e terá a chance de aprimorar alguns aspectos para alcançar seus objetivos.
Essa etapa exige uma boa pesquisa de mercado, somente com ela será possível definir aspectos importantes como público-alvo, nicho de mercado, localização, precificação dos produtos e estratégias de marketing com propriedade, preparando-se melhor para as situações adversas e aumentando suas chances de sucesso.
Para que você possa organizar sua confeitaria o melhor possível, conheça detalhadamente o passo a passo para fazer um plano de negócio no meu post sobre o tema, clique aqui e confira.
Invista em equipamentos para confeitaria
Mesmo que o seu desejo seja gastar pouco dinheiro na hora de montar seu negócio, existem alguns itens básicos nos quais você precisará investir para montar uma cozinha para doceria e produzir produtos com boa qualidade.
Confira agora uma lista com equipamentos para montar uma confeitaria:
- Fornos
- Batedeiras e mixers
- Formas
- Liquidificadores e processadores
- Geladeiras e freezer
- Utensílios de cozinha
- Potes de plástico
- Balança
Esses são os equipamentos indispensáveis, e serão necessários inclusive se a sua confeitaria for montada em casa. Agora, se você pretende abrir sua loja em um ponto comercial, existem outros itens importantes, como:
- Caixa registradora
- Prateleiras
- Bancada de aço inoxidável
- Balcão de atendimento
- Fogão industrial
- Vitrines
Estruture sua equipe corretamente
Veja quais são os principais profissionais necessários para montar uma doceria pequena:
- Confeiteiro
- Auxiliar de cozinha
- Auxiliar de serviços gerais
- Atendente
- Caixa
- Gerente
O tamanho da sua equipe irá depender da estrutura da confeitaria, mesmo um time pequeno deve ser formado por bons profissionais, pois essa é uma parte fundamental para o correto funcionamento do negócio.
Na maioria dos negócios pequenos é comum que o próprio dono seja responsável por executar, se não todas, a maior parte das funções do comércio. Entretanto, é importante contar com a ajuda de outros colaboradores para evitar a sobrecarga e, por consequência, o cansaço excessivo.
Ofereça treinamentos periódicos à equipe, essa é uma ótima maneira de mantê-los atualizados sobre novas técnicas e as tendências do mercado. Além disso, promova ações para mantê-los motivados, a satisfação do time reflete no crescimento do negócio, afinal, fica muito mais fácil desempenhar bem seu papel quando você se sente reconhecido e valorizado no seu trabalho, né?
E não se engane, não é apenas remuneração extra que funciona como agente motivador: feedbacks construtivos, escuta ativa, oportunidade de desenvolvimento, comunicação transparente e espaço para sugestões são algumas ações que podem deixar seu time mais unido e feliz.
Quer conhecer mais ações para motivar sua equipe? Então, clique aqui e leia o guia completo que preparei com 23 dicas!
Escolha a localização ideal
Uma boa localização faz toda a diferença para uma confeiteira de sucesso. Para escolher o melhor ponto comercial, deve-se levar em consideração fatores importantes como o nicho do negócio, público-alvo e mix de produtos, pontos que, se você começar pelo plano de negócios, já vão estar mais do que definidos nesta altura do jogo.
A regra é clara: esteja onde seu cliente está. Ou seja, se você pretende trabalhar com a produção de doces finos, por exemplo, não faz muito sentido que a sua loja esteja em um bairro universitário, por exemplo, pois esse não é o tipo de produto que os estudantes mais procuram.
Já se o foco for festas de casamento, é importante procurar por áreas comerciais, mas não qualquer uma. A melhor estratégia seria estar próximo a lojas de vestidos de noivas ou casas de eventos.
Na hora de escolher o ponto comercial, também veja qual a área mínima que você precisa: sua ideia é atender os clientes dentro do estabelecimento, oferecendo um espaço para consumo no local, ou apenas trabalhar com entregas e retirada? O tamanho do espaço vai ter um impacto considerável no valor do aluguel, por isso o planejamento financeiro também é tão importante.
Independente da região ou tamanho da estrutura que você deseja, observe sempre se o local possui uma boa visibilidade (evite locais em frente a paradas de ônibus), se é acessível tanto para pedestres quanto para clientes em veículos próprios (verifique se tem estacionamento próprio ou ruas que permitam estacionar por perto), e se não está próximo a um número grande de concorrentes (destacar-se nesses casos pode ser mais desafiador).
Procure bons fornecedores
Outro ponto que você precisa para montar uma confeitaria, é escolher quais serão seus parceiros nessa empreitada.
Para adquirir matéria-prima de qualidade, você precisa de bons fornecedores. Mas como saber qual é o certo com tantas opções no mercado? Pesquisando!
Essa etapa pode ser um pouco demorada, mas acredite, é muito melhor fazer uma boa pesquisa e ir atrás de referências, do que escolher o primeiro fornecedor que você encontrar e depois ser surpreendido negativamente.
Procure na internet, peça indicações a outros donos de confeitarias e confira o histórico da empresa. Um produto nem sempre tem um bom custo-benefício quando é o mais barato, nas docerias, por exemplo, é comum trabalhar com encomendas, portanto, grandes demandas inesperadas podem surgir com frequência, nesse caso, o tempo de entrega também é extremamente importante na hora de considerar a contratação de um fornecedor.
Avalie também qualidade dos produtos, marcas e condições de pagamento, tudo isso vai impactar também na precificação do seu serviço e no lucro final.
Esteja de acordo com as normas
Negócios informais no mercado apresentam maiores dificuldades para crescer, por isso, é importante que na hora de abrir sua mini confeitaria tudo esteja de acordo com as normas da sua região.
Estude as exigências legais para formalizar sua loja, os procedimentos básicos para a abertura de um negócio são:
- Registro na Junta Comercial
- Registro na Secretaria da Receita Federal
- Obtenção do Alvará de Funcionamento na prefeitura municipal
Para a obtenção do seu CNPJ, você pode optar por abrir um MEI e tornar-se um microempreendedor individual, essa categoria empresarial permite que você seja um profissional autônomo de forma legal e possa abrir seu próprio negócio.
Sendo MEI você tem alguns benefícios, como: facilidade de abertura (podendo registrar-se 100% online em poucos minutos), pagamento de menos impostos (regime tributário do Simples Nacional), benefícios previdenciários (aposentadoria, auxílio-doença..), entre outros. Saiba tudo sobre MEI e como abrir o seu clicando aqui.
10 dicas para sua confeitaria ter sucesso
Confira agora a lista que separei com ideias de confeitaria:
Conheça seu público-alvo
Já mencionei a importância desse ponto anteriormente, mas como ele é realmente um ponto-chave para ter sucesso, decidi falar um pouco mais sobre ele.
O público-alvo nada mais é do que um grupo de consumidores com características similares que mais combinam com seu produto. Para entender melhor o perfil dos potenciais clientes que você deseja atrair, é importante conhecer suas características geográficas (cidade, região comercial ou residencial, tamanho, etc), demográficas (idade, gênero, escolaridade, etc) e comportamentais (hábitos de consumo, estilo de vida, interesses, etc).
Todas essas informações vão ajudar você a planejar melhor as estratégias da sua confeitaria, com isso é possível saber como comunicar-se melhor com seu público, quais campanhas de marketing trarão melhores resultados, evitar desperdícios e aproveitar melhor as oportunidades.
Para coletar os dados, você pode aplicar pesquisas por meio de formulários e acessar sites que fornecem informações sobre o mercado como Google Trends e Answer The Public. Saiba 4 passos para definir seu público-alvo no post sobre esse tema, clique aqui e leia.
Treine seus funcionários
É fundamental que tanto você quanto seus funcionários estejam sempre aprimorando suas técnicas e visando melhores resultados para o negócio, mesmo que tenham anos de experiência no mercado, afinal, conhecimento nunca é demais.
O mercado é muito dinâmico, e é por isso que estar sempre procurando melhores qualificações profissionais é uma forma de manter-se competitivo no ramo da confeitaria.
Oriente muito bem os funcionários que irão atender diretamente os clientes, o mau atendimento pode afastar consumidores e atrapalhar suas vendas. Deixe sempre muito claro o padrão de qualidade esperado por você no desempenho de todas as funções.
Mantenha um bom relacionamento com seus funcionários, com uma comunicação clara e disposição para ensinar, dessa forma todos se desenvolvem juntos. E caso você queira otimizar o tempo e treinar o time sem interrupções durante o trabalho, utilize vídeos, cartazes, indique leituras e aproveite até mesmo o WhatsApp para isso.
Invista em uma decoração atrativa
Nada melhor do que entrar em um estabelecimento comercial e encontrar um ambiente agradável e convidativo, quase nem dá vontade de sair.
A decoração de doceria pequena também é uma forma de atrair a atenção dos clientes e convencê-los a conhecer seu negócio. Com tantos concorrentes, a decoração também se torna um diferencial.
Na hora de pensar na decoração da sua mini confeitaria, leve em consideração as características da sua marca, é importante pensar em uma identidade visual para o negócio, pois é isso que vai tornar sua confeitaria única e diferente das demais, facilitando que o negócio seja lembrado pelos clientes.
Uma confeitaria está geralmente associada a ambientes leves, bem iluminados e alegres, por isso, não tenha medo de jogar com as cores. Para evitar um excesso de estímulos visuais, uma opção é trabalhar com uma paleta de cores pastéis, pense em duas ou três cores principais para usar na decoração e utilize o branco como cor neutra se achar necessário.
Os móveis também podem ser uma característica marcante da decoração, cadeiras com cores mais ousadas, balcões com um papel de parede diferente, prateleiras com uma estrutura mais rústica, enfim, as possibilidades são infinitas.
Quadros, adesivos ou almofadas também podem compor a identidade única da sua loja. Apenas tome cuidado para não exagerar, se você for ousar na cor das paredes, por exemplo, evite usar muitos quadros; o ambiente precisa ser aconchegante, mas todos os elementos devem fazer sentido entre si e ter um propósito, combinado?
E claro, não se esqueça de iluminar bem o ambiente e mantê-lo sempre organizado, a decoração deve ser um complemento e não deve atrapalhar em momento algum o deslocamento dos clientes dentro da loja. Portanto, planeje bem antes de sair colocando todas suas ideias de uma só vez na confeitaria.
Capriche na escolha do cardápio
Ter um cardápio variado e tentador é o melhor caminho para fidelizar seus clientes, afinal, é pelo desejo de consumir bons produtos que eles vão procurar sua mini doceria.
Pense em um carro-chefe para seu negócio, qual é a sua especialidade? Qual é a receita que todos seus amigos e familiares sempre pedem para você fazer? Não precisa ser algo complexo demais, um bolo ou um pudim são ótimos exemplos, o importante é ter um produto com maior destaque que faça seus clientes procurarem especificamente por você.
Na hora de decidir o cardápio, procure incluir clássicos da confeitaria, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum, e receitas inovadoras exclusivas, que ajudem a registrar sua marca no mercado.
Outra dica muito valiosa para confeitaria simples é que, dependendo da sua estratégia e público-alvo, podem ser vendidos outros produtos como pães, salgados e cappuccinos.
Pense também nas particulares que podem surgir, ter opções para o público vegano, diabético ou intolerante à lactose vai permitir atender um número maior de consumidores.
Coloque sua confeitaria online
A pandemia acelerou um processo que estava ocorrendo de forma gradual, a integração dos comércios físicos com o ambiente digital.
Hoje em dia é comum vermos até o mercadinho da esquina fazendo uso das principais plataformas online para vender seus produtos, e sabe porque a tendência é que cada vez mais negócios sigam o mesmo caminho? Porque a internet chegou para aumentar consideravelmente o alcance e a visibilidade das lojas.
Durante esse período foram criadas diversas ferramentas com o intuito de auxiliar os pequenos empreendedores a vender no ambiente digital, ficando para trás a ideia de que fazer isso é um processo complicado, um exemplo disso é o Cardápio Online do Nex.
Nessa ferramenta gratuita você cadastra todos os produtos da sua confeitaria, com foto e descrição, informa o estoque disponível, divulga as principais formas de contato da sua loja e ainda aceita pedidos online para facilitar a compra do cliente.
É claro que não basta apenas ter seu site no ar, é preciso trabalhar na divulgação da sua mini doceria para obter bons resultados. Invista na criação de contas comerciais nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo, como o Instagram, e gere conteúdo de forma regular para aumentar o engajamento e chegar até mais pessoas.
Você também pode aproveitar os anúncios para impulsionar suas vendas, a mídia paga não é mais exclusividade das grandes empresas, é possível começar a investir com apenas 10 reais.
Marque presença também em outras plataformas como WhatsApp Business e o Perfil da empresa no Google para aumentar sua presença digital. Aproveite o recurso de link de divulgação do Catálogo Digital do Nex para compartilhar sua confeitaria online em qualquer lugar.
Monte uma vitrine de doces irresistível
Depois de definir o cardápio da confeitaria, chegou a hora de pensar em como montar uma vitrine que cause água na boca dos clientes só de olhar e se sintam tentados a entrar e experimentar seus doces.
Aposte na diversidade de produtos, assim você aumenta as chances de agradar a um número maior de pessoas. Pense também em qual ou quais elementos você deseja destacar mais: uma nova receita? A especialidade da casa? Um produto com pouco giro? Uma promoção? Pensar nisso vai ajudar a organizar os produtos com mais facilidade.
Invista em uma estrutura com boa iluminação, ela vai ajudar a tornar seus produtos ainda mais atraentes e irresistíveis. Separe os produtos por tipos diferentes para ajudar na organização, fique atento à quantidade de produtos expostos, o ideal é não deixar nada amontoado, mas também evitar grandes espaços vazios.
Aproveite as datas sazonais para brincar com os doces de confeitaria e criar vitrines temáticas. Por último, não deixe de procurar inspirações em outras lojas e pela internet, com o tempo você vai ter noção do que mais funciona para o seu tipo de cliente.
Realize promoções
Nessa lista não poderiam ficar de fora as ideias de marketing para confeitaria!
A promoção é uma estratégia bastante popular no mercado, ela ajuda a atrair um número maior de consumidores (afinal, quem não gosta de uma promoção?), aumentar o faturamento, fidelizar mais clientes, movimentar o estoque e fazer com que a sua marca fique mais conhecida no mercado.
A promoção precisa ser uma estratégia muito bem pensada e planejada para não trazer prejuízos ao negócio. Defina um objetivo, como divulgar um novo produto ou conquistar novos clientes, é nele que você deve basear-se na hora de planejar toda a promoção e definir por quanto tempo a oferta será válida.
Algumas maneiras de realizar promoções são: sorteios, cupons de desconto, promoções exclusivas para clientes específicos (seguidores nas redes sociais, membros do sistema de fidelidade…), entrega grátis, concursos, etc.
Trabalhe com pedidos sob encomenda
Se a sua ideia é trabalhar com eventos que gerem grandes volumes de demanda, como aniversários e casamentos, então trabalhar com pedidos sob encomenda é a melhor maneira de organizar sua agenda.
Para saber se vale ou não a pena oferecer esse tipo de serviço na sua confeitaria, reflita sobre qual é a sua capacidade de produção, isso vai impactar na pontualidade das entregas e prazos, avalie quantas unidades você produz por hora até chegar a uma média de tempo para trabalhos maiores.
Além disso, também é necessário ficar atento à disponibilidade de espaço físico para o armazenamento de matéria-prima e se a mão de obra é suficiente para atender a demanda.
Ter uma loja física com doces a pronta entrega e oferecer também o serviço de pedidos sob encomenda exige um grande volume de trabalho. Portanto, ter um bom controle dos pedidos que chegam até você e saber quais você conseguirá atender ou não é importantíssimo para continuar trabalhando com qualidade e não frustrar clientes que não tiveram seus pedidos entregues dentro do prazo, por exemplo.
Ofereça degustação dos produtos
Promover a degustação de produtos na confeitaria é uma maneira de conquistar clientes. Ofereça mais do que apenas produtos, pense em toda a experiência do cliente dentro da loja, capriche na apresentação dos produtos, na embalagem, na descrição detalhada de cada produto e nos pratos e talheres utilizados (se for o caso).
Faça amostras pequenas e delicadas, não é necessário ofertar todas as opções disponíveis na loja, opte por 2 ou 3 opções clássicas, como doces, chocolate e baunilha, e outras 2 ou 3 opções mais sofisticadas. Assim o cliente conhece seus produtos e ainda fica com aquele gostinho de “quero mais”.
A inauguração da loja é um ótimo momento para realizar uma degustação mais completa, mas pense em aplicar essa estratégia também no caso de lançamento de novos produtos. A degustação é uma maneira de validar se o novo produto irá se sair bem no mercado e receber feedbacks e sugestões construtivas.
Use um sistema de gestão para confeitaria
É claro que esse item não poderia faltar, afinal, sem uma boa gestão nenhum negócio vai para frente.
Com o mercado cada vez mais dinâmico e os clientes desejando maior agilidade em suas compras, fica difícil imaginar dar conta de um grande volume de trabalho fazendo a gestão de toda sua confeitaria em um caderninho, concorda?
A tecnologia chegou para facilitar a vida não apenas dos consumidores, mas também dos comerciantes. Quanto menos tempo você gastar em tarefas que podem ser automatizadas, melhor será sua produtividade e eficiência naquelas que o trabalho humano é indispensável.
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Conclusão
Espero que com as dicas de hoje você se sinta mais preparado para abrir sua tão sonhada confeitaria.
É importante saber que, mesmo com planejamento, podem surgir imprevistos e cenários menos favoráveis em alguns momentos, mas é nessas horas que você deve manter-se firme e focado, lembrando qual é seu principal objetivo.
Continue estudando de forma constante e colocando todo o conhecimento em prática, é assim que você vai permanecer competitivo no mercado, trazendo inovação para os clientes.
Tem alguma outra dica? Compartilhe com nossos leitores aqui nos comentários ou deixe sua dúvida, estou aqui para ajudar.
Muito sucesso e boas vendas!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!