Quem trabalha com produto sazonal ou típico sabe o quanto é difícil manter a regularidade nas vendas.
O sucesso do seu negócio está diretamente ligado a fatores externos, como concorrência e mudanças climáticas.
Fatores que nem mesmo com uma excelente gestão você terá total controle, mas consegue se preparar para os períodos mais complicados.
A solução é, ao invés de simplesmente deixar o seu negócio exposto a essas causas determinantes, usá-las como combustível para crescer ou inovar completamente.
A sazonalidade, um desses fatores que mencionei é: a temporada de alta ou baixa nas vendas causadas pelo clima ou por datas específicas, como o início das aulas ou o Natal.
Neste texto, vamos conversar sobre o que é um produto sazonal, como enfrentar o período da sazonalidade não favorável de um produto e como inovar no período em que as vendas sofrem uma baixa.
Entenda o que é um produto sazonal
Produtos sazonais são as mercadorias consumidas em períodos específicos do ano.
Por exemplo, quando pensamos em lojas de roupa, o conceito de sazonalidade fica ainda mais evidente: roupas de lã, casacos e blusas de manga comprida vendem expressivamente mais em épocas frias.
Mas quando o final do ano se aproxima, por exemplo, todas as peças na cor branca acabam tendo uma procura maior.
Leia também: 4 dicas para lojas de roupas venderem mais, atraindo e fidelizando seus clientes
Na alimentação, a procura por panetones, ovos de Páscoa e carnes de aves encontram um pico nos períodos festivos de Natal e Páscoa.
E assim por diante!
Todo comércio tem algum produto mais exposto à sazonalidade.
Este tema foi assunto da nossa live "Papo de Balcão". Dá uma olhada no que conversamos sobre o assunto:
Como manter um negócio com a venda de um produto sazonal?
Todo segmento de mercado enfrenta quedas na procura por determinados produtos, porém, é possível se manter lucrativo com estes produtos o ano todo seguindo algumas dicas:
- Tenha um bom planejamento
Um bom planejamento é a maneira mais efetiva de garantir o lucro com a venda de produtos sazonais.
Você precisa saber exatamente em que períodos do ano esses produtos terão maior saída e em que momento a procura será reduzida.
Garantindo isso, você consegue ter um bom giro no seu estoque o ano todo.
- Incentive o consumo mesmo fora de época
Aproveite a baixa temporada para atrair clientes com descontos!
Esta é uma prática muito comum em lojas de roupa, e você, como consumidor, já se aproveitou dela em alguma oportunidade!
Isso porque as lojas de vestuário costumam fazer um saldão das peças da estação que passou.
É uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e, de quebra, não correr o risco de ficar com o estoque encalhado.
Outro segmento muito afetado pela sazonalidade é o das papelarias.
O volume de vendas no início do ano letivo, responsável por grande parte do faturamento anual, exige uma boa dose de planejamento e investimento em produtos que possam ser vendidos o ano todo.
A Carol do Nex escreveu um texto especialmente para este segmento que vale a leitura, seja qual for seu tipo de comércio: 7 dicas para sua papelaria vender mais o ano todo.
- Crie uma boa estratégia de precificação
A precificação correta dos produtos sazonais é, talvez, a parte mais importante para a lucratividade da sua loja durante esses períodos.
Para oferecer preços atrativos em épocas de sazonalidade e ainda conseguir um bom lucro, é necessário calcular o preço de compra de cada mercadoria, incluindo impostos e gastos com divulgação e até mesmo frete, se for o caso.
Você pode aprender mais sobre precificação!
E lembre-se que produtos sazonais perdem valor em períodos de baixa temporada.
Portanto, antes de definir seus preços, certifique-se de que eles possam ser reduzidos gradualmente sem prejuízos.
- Use recursos visuais a favor do seu produto sazonal
Toda data comemorativa tem uma cor, um ícone e diversos elementos visuais muito simbólicos.
Na hora de expor as suas promoções, muitas vezes são esses os recursos que fazem o consumidor se dar conta que certa data está chegando, o que o deixa estimulado a consumir os produtos típicos da época.
Ao promover essas mercadorias fora da época, procure um jeito criativo de usar os mesmos elementos, símbolos e recursos visuais mais características do momento de maior procura.
Investindo em recursos visuais, as promoções têm mais sucesso.
- Considere a venda de produtos alternativos
Pense em produtos que complementam o seu mix e que podem agradar seu público, mas ainda sem se distanciar muito do seu produto principal.
Precisa de um exemplo? Você pode apostar numa abordagem diferente para o seu restaurante na beira da praia para deixar de ser dependente dos dias quentes do verão: pode servir um buffet ou um rodízio de sopas nos meses mais frios.
Em lojas de moda praia, uma boa alternativa é investir em moda fitness, que é uma maneira de oferecer um produto diferente, mas de acordo com o que o cliente procura em seu comércio.
Neste caso: moda, beleza e estética.
O importante é encontrar outros produtos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio sem modificar a imagem do seu comércio.
- Trabalhe com uma estratégia de marketing sazonal
Conhecer o perfil dos seus consumidores é a chave para gerar mais vendas dos seus produtos sazonais.
Afinal, quando você sabe bem quem é seu público, consegue criar estratégias mais eficientes para atingir quem realmente tem interesse em comprar de você.
Atualmente, a melhor forma de divulgar seus produtos sazonais e seu comércio como um todo é através das redes sociais.
No próprio Instagram, por exemplo, você consegue descobrir quais são os horários de maior acesso dos usuários, em que cidade estão e os mais diversos tipos de segmentação.
Você pode ler mais sobre como usar o Instagram a favor do seu pequeno comércio.
- Controle as finanças
Caso você decida comercializar apenas produtos sazonais, o controle das finanças precisa ser minucioso.
Acompanhe de perto a situação financeira do seu negócio e distribua com cuidado o seu orçamento.
Caso a sua empresa não precise de colaboradores no ano todo, uma alternativa é contratar profissionais por temporada ou freelancers apenas nos períodos de maior movimento, por exemplo.
Mas isso se estende a qualquer tipo de gasto.
Mantenha somente os custos necessários para o pleno funcionamento da sua loja.
- Explore outros canais de venda
Com o catálogo digital do Nex seu cliente pode fazer pedidos online direto no site do seu negócio, usando esse recurso você expande a sua base de clientes para além das redondezas de sua loja.
Além do momento aquecido para vendas no ambiente digital, você alcança clientes em localidades com o clima diferente da sua região, por exemplo, abrindo oportunidade para vendas fora da estação.
As vendas diminuíram? Saiba como aproveitar o período em prol do seu negócio
- Capacitação da equipe
É muito comum que pequenas empresas contratem funcionários apenas para a alta temporada .
Os negócios sazonais de sucesso treinam os funcionários durante o período de menor movimento, para servirem clientes com eficiência e apoiarem áreas do negócio que estiverem sob maior demanda na temporada de movimento intenso.
Se sua empresa tem mais demanda no verão, por exemplo, você tem de seis a oito meses no ano para preparar sua equipe.
- Melhore a relação com seus fornecedores
Em condições normais, o ideal é que você faça o controle de estoque com base no consumo recorrente, repondo suas mercadorias de acordo com a demanda.
Na prática, quando se trabalha com produtos sazonais, ao invés de identificar no dia-a-dia o momento de reposição, você já sabe de antemão que precisará de uma grande quantidade de determinados produtos nos períodos mais favoráveis ao consumo.
Portanto, aproveite a baixa procura para negociar com o seu fornecedor e comprar seus principais produtos por um preço menor, utilizando os ganhos da alta temporada.
- Avalie suas vendas
Quando um comércio trabalha exclusivamente com produtos sazonais, fica bem mais fácil identificar os períodos de baixa no giro.
Porém, se o fluxo de vendas da sua loja for um pouco menos evidente, você precisa acompanhar de perto o desempenho de cada produto.
Eu recomendo que você utilize os diversos relatórios que o Nex oferece.
Registrando tudo certinho, o Nex consegue elaborar relatórios de venda por categoria e produto, por produto, por marca, por cliente, por fornecedores e mais. Para conhecer mais este recurso, clique aqui.
Porém, se você chegou à conclusão de que a sazonalidade afeta muito as suas vendas, você pode procurar investir numa nova linha de negócio que esteja de acordo com a estação.
Planeje e pesquise muito!
Se o público dessa nova abordagem for semelhante ao que você já tem, você pode até unir ideias de negócios que são bem distintas sem colocar em risco o investimento que será necessário fazer em relação à estrutura.
Do contrário, continue focando apenas no crescimento do seu negócio principal.
Controle suas vendas com um sistema de gestão completo. Conheça o Nex!
Conclusão
Ao colocar essas dicas em prática e torná-las parte da rotina operacional do seu negócio, a gestão dos seus produtos sazonais se tornará uma estratégia muito mais eficiente, tranquila e lucrativa.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão sobre o assunto, compartilhe nos comentários.
Boas vendas! ;)
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.