Criar um plano de negócios é um passo fundamental para quem deseja abrir seu próprio comércio ou até mesmo para aqueles que desejam dar uma reviravolta em seu negócio já estabelecido, independente do porte ou atuação da empresa.
Quando pensamos em empreender, a parte mais difícil não é de fato abrir o próprio comércio, mas sim ser bem sucedido dentro do mercado: pesquisas feitas pelo SEBRAE apontam que um dos principais fatores para o fracasso de um negócio é a falta de planejamento.
Neste texto, você vai entender a importância de um plano de negócios e o passo a passo para criar um eficiente para sua empresa.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios ou plano empresarial é o planejamento de todas as áreas que envolvem seu negócio.
Com as informações coletadas neste documento é possível entender de maneira mais clara todos os processos da empresa e ter uma gestão mais eficiente e preparada.
Essa ferramenta possibilita ter uma visão mais ampla do seu negócio e ajuda a se preparar para os desafios e as situações adversas do mercado, aumentando suas chances de sucesso.
Outro estudo importante realizado pelo SEBRAE diz que 1 a cada 4 empresas fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado, um cenário alarmante que pode ser evitado com o planejamento correto.
Qual a importância do plano de negócios para uma empresa?
Imagine que você deseja realizar uma viagem sozinho para um lugar desconhecido, não é uma boa ideia fazer isso sem antes estudar a região e organizar cuidadosamente um roteiro, certo?
O mesmo acontece quando pensamos em abrir um negócio: para se aventurar no mercado e ser bem sucedido em um ambiente tão diverso, concorrido e dinâmico é necessário estudar suas principais características antes.
É exatamente isso que um plano de negócios possibilita.
O plano de negócios ajuda você a testar a viabilidade do seu negócio, escolher de maneira estratégica o melhor ponto comercial, analisar as características do seu público-alvo, estudar os concorrentes, diminuir as chances de risco e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo, realizar um planejamento estratégico e financeiro, além de permitir traçar objetivos a curto, médio e longo prazo e estabelecer metas para atingir cada um deles.
É obrigatório elaborar um plano de negócios para qualquer tipo de empresa?
O plano de negócios não é um documento obrigatório, mas é altamente recomendado para todos os tipos de empresas. Isso porque qualquer tipo de empreendimento pode se beneficiar com as vantagens competitivas que um plano de negócios eficiente proporciona.
A falta de planejamento acaba causando uma gestão ineficiente dentro da empresa. Então, além de fazer um plano de negócios para ter controle de todas as áreas empresariais, você também pode usar um software de gestão para te ajudar a acompanhar os processos organizacionais do seu negócio.
Conheça o Nex! Um sistema criado para simplificar a gestão do seu comércio. Fácil de usar, simples de implantar e com diversos recursos, como PDV, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos, Relatórios e muito mais. Baixe gratuitamente!
Como fazer um plano de negócios simples? Confira o passo a passo!
Para criar um plano de negócios eficiente você vai precisar de tempo, paciência e pesquisa. A seguir vamos te mostrar o passo a passo e todas as informações que você precisa para montar o seu:
Passo 1 - Sumário Executivo
Apesar de ser a primeira parte do seu plano de negócios, o sumário executivo deve ser a última etapa a ser realizada, isso porque é aqui que você vai apresentar um resumo do planejamento.
Essa é uma parte muito importante e que deve ser planejada de maneira estratégica, principalmente porque vai ser o primeiro contato que sócios, investidores e até clientes, dependendo do seu ramo de atividade, terão com o seu negócio e é aqui que você deve convencê-los do potencial de sua ideia.
O seu sumário executivo deve conter as seguintes informações:
- Descrição do seu negócio (além das informações básicas procure colocar seu diferencial competitivo dentro do mercado).
- Perfil do(s) empreendedor(es).
- Missão do empreendimento.
- Mercado de atuação.
- Produtos e/ou serviços ofertados.
- Forma Jurídica.
- Enquadramento tributário.
- Capital social.
Evite criar um sumário muito extenso, seu tamanho deve ser de no máximo duas páginas.
Passo 2 - Análise de Mercado
É nessa etapa que você vai estudar melhor sobre o mercado no qual pretende atuar.
Para realizar essa etapa você deve pesquisar a fundo informações sobre:
- Clientes: perfil do público-alvo - gênero, faixa etária, poder de compra, renda, hábitos de consumo, escolaridade… quanto mais informações, melhor.
- Concorrentes: posicionamento no mercado, pontos fortes e pontos fracos, principais características e todas as informações relevantes para ajudar seu negócio a se destacar dos demais.
- Fornecedores: preço, condições de pagamento, prazo de entrega, reputação no mercado, etc.
Passo 3 - Plano Operacional
Essa etapa do plano de negócios serve para definir as necessidades para o funcionamento diário do negócio e como será a sua estrutura.
As informações principais são:
- Estrutura física: localização, equipamentos e instalações necessárias.
- Atividades operacionais: aqui a ideia é fazer uma estimativa da capacidade de produção de sua empresa, quantos clientes serão atendidos por mês, quantidade de matéria-prima necessária e número de funcionários que será preciso para atingir as metas propostas.
Passo 4 - Plano de Marketing
A estratégia de marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio, independente do seu porte.
Uma boa estratégia de marketing pode alavancar as suas vendas, mas também pode acontecer o oposto, não basta ter um produto ou serviço bom, é necessário saber como vendê-lo.
É necessário se basear em todas as informações coletadas em sua análise de mercado, principalmente com clientes e concorrentes.
Aqui você vai detalhar mais informações sobre seus produtos e serviços, seu diferencial em relação à concorrência, estabelecer o valor de cada produto e descrever as estratégias de divulgação de sua marca.
O Nex está aqui para te ajudar em diversas áreas do seu negócio, e no marketing isso não poderia ser diferente! Com o novo recurso do Catálogo Digital, é possível divulgar os seus produtos nas redes sociais e Whatsapp, e receber pedidos online! Clique aqui para saber mais.
Além disso, separei alguns textos para ajudar você na divulgação dos seus produtos:
Como criar um perfil comercial no Instagram [Passo a Passo]
Como criar um calendário de postagens para as redes sociais do seu comércio
3 motivos para vender através de um WhatsApp
Passo 5 - Plano Financeiro
Essa é a etapa para a definição dos valores necessários para a implantação e o funcionamento do seu negócio, caso você não tenha muita familiaridade com esse aspecto peça a ajuda de um contador, pois você vai precisar fazer um detalhamento financeiro de todo o seu negócio e realizar projeções para o futuro também.
As informações essenciais de um plano financeiro são:
- Investimentos pré-operacionais.
- Investimentos fixos.
- Capital de giro.
- Fluxo de caixa.
- Prazo de retorno do investimento.
- Estimativa de faturamento mensal.
- Ponto de equilíbrio.
Além dessas informações, você pode colocar tudo o que achar necessário, quanto mais detalhado for seu plano financeiro, mais preparado você vai estar para gerenciar sua empresa e ganhar a confiança de futuros investidores ou sócios.
Como apresentar um plano de negócios para alavancar pequenas empresas?
Ter sócios ou investidores é uma das alternativas para acelerar o crescimento de uma empresa, mas é necessário saber como convencer outras pessoas do potencial do seu negócio.
Antes de apresentar seu plano de negócios estude-o bastante, pois assim na hora de apresentar sua proposta você estará mais preparado e confiante para falar sobre sua empresa e responder as dúvidas.
Para tornar seu plano de negócios mais didático, você pode criar uma apresentação de slides, por exemplo. Procure ressaltar o potencial de sua empresa trazendo dados internos (do seu planejamento) e externos (do mercado) que comprovem as oportunidades existentes e destaque os diferenciais do seu negócio.
Durante uma apresentação, provavelmente você tenha um tempo limitado que não permita falar a fundo sobre cada aspecto do seu plano de negócios, por isso procure filtrar as informações mais importantes para a sua apresentação e leve cópias do seu planejamento completo para cada um dos presentes.
Lembre-se que no documento escrito, quanto mais informações e mais completo estiver seu planejamento, mais preparo e competência você vai demonstrar.
Mantenha uma postura firme, fale de maneira clara e acredite realmente no potencial de sua empresa; quando você acredita no que diz, seu comportamento demonstra isso e passa uma confiança maior para seus futuros parceiros.
Quer fazer um plano de negócios? Confira um exemplo!
Existem diversas maneiras de criar um plano de negócios, você pode fazer um texto corrido, por exemplo, seguindo a estrutura do nosso passo a passo anterior, outra maneira é criar um plano de negócios separado por blocos, como no modelo Canvas, confira o exemplo:
Você também pode criar seu modelo de negócio de forma online utilizando a plataforma do Sebrae Canvas, clicando aqui.
Conclusão
Criar um plano de negócios é uma etapa muito importante para qualquer empreendedor que deseja ter seu próprio negócio. Além de deixar você mais preparado para o se inserir no mercado e aumentar suas chances de sucesso, também traz vantagens competitivas para você, por isso não pule essa etapa no momento de empreender.
Você já fez um plano de negócios? Conta para a gente nos comentários!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!