Neste texto, vou mostrar um recurso oferecido pelo Facebook para conseguir mais curtidas e compartilhamentos de seus posts. Mesmo que não tenha muito segredo e que o custo desse recurso seja relativamente baixo, muita gente ainda não aproveita o impulsionamento de publicações para atrair mais seguidores para sua Fanpage.
Apesar de simples e barato, não se engane, tudo o que se faz no Facebook merece sua total atenção. Uma postagem mal pensada, ao invés de valorizar seu comércio, pode torná-lo desinteressante ou até colocá-lo numa situação delicada. Ou seja, você terá que investir algo muito mais valioso do que dinheiro, para que sua Fanpage traga bons resultados: seu tempo. Antes que você desista, saiba que, com organização e foco, você conseguirá executar essa tarefa sem que prejudique o andamento das tantas outras que você já realiza.
O primeiro passo, claro, é criar uma Fanpage: uma página no Facebook, especificamente para divulgar negócios, artistas, instituições, enfim, um perfil profissional. Nessa página, em vez de amigos, sua empresa terá seguidores: pessoas que, em vez de solicitarem a sua amizade, curtirão sua página.
Portanto, se você ainda utiliza seu perfil pessoal misturado a assuntos ligados ao seu comércio, pare agora. Não vou me estender sobre o assunto porque há outros dois posts publicados aqui no blog mostrando como criar sua fanpage e o que você deve publicar nela.
Se você já criou sua Fanpage, os seguidores e as curtidas de página estão chegando, seus posts estão alinhados com sua estratégia de marketing, mas ainda assim, você não sente esses resultados de forma significativa, talvez seja a hora de começar a investir algum dinheiro para impulsionar seus posts.
Impulsionar publicações é bem simples. Você criou um post muito bacana sobre um evento que seu comércio está promovendo, um novo produto que acaba de chegar em sua loja ou criou um conteúdo em seu blog que vai interessar a seu cliente potencial. Você sabe que esse conteúdo agradaria a muitas pessoas, porém você consegue somente uma ou outra curtida.
Neste caso, o recurso “impulsionar” vai permitir que sua publicação tenha um número maior de visualizações, colocando seu post na linha do tempo de pessoas com o perfil definido por você. Para começar, clique no botão “impulsionar” que aparece no canto inferior direito do post que deseja divulgar. Em seguida, você será direcionado para as configurações desse impulsionamento, onde você definirá o perfil de público que deseja atingir e qual o valor quer investir.
Perfil de público
Você pode optar por dois tipos de definição de público:
Pessoas que você seleciona através de direcionamento:
Esta opção permite definir um maior número de informações como gênero, local onde mora, idade e interesses. Esse perfil deve ser escolhido quando você quer atrair novos seguidores para sua Fanpage de forma direcionada, ou seja, pessoas com o perfil de interesse em seus produtos ou serviços.
Pessoas que curtiram sua página (com opção para incluir os amigos delas):
Este perfil define somente a localidade onde a pessoa mora, com a condição de que já tenha curtido sua página. É ideial para divulgar um comércio local em que o consumo do produto ou serviço seja realizado na própria loja, e uma forma de informar seus clientes sobre promoções, eventos e novos produtos.
Não é fácil acertar essas definições de primeira. Por isso, é importante ir experimentando qual configuração atinge maior número de curtidas e compartilhamentos de sua postagem. Para isso, defina mais de um perfil e experimente em diferentes momentos. O Facebook permite que você grave esses novos grupos criados. Assim, fica mais fácil retornar a uma configuração que deu maior resultado. Lembre de nomear cada grupo de forma que você lembre em qual post e período ele foi utilizado. Esse nome é você mesmo quem cria.
Definição de orçamento
O orçamento mínimo é de R$ 1,00 por dia e o período pode variar entre 1, 7 ou 14 dias. Conforme você coloca o valor, aparece abaixo uma estimativa de pessoas alcançadas: pessoas que visualizarão seu post na linha do tempo delas.
Isso não significa que elas curtirão ou compartilharão seu post. O trabalho desse impulsionamento do Facebook é levar seu post a um número maior de pessoas, mas torná-lo um conteúdo interessante é trabalho seu (ou de alguma empresa ou profissional de marketing digital que você venha a contratar).
Como criar um bom post
Para começar, é preciso definir um objetivo básico que você deseja atingir com o post: aumentar seus seguidores, atrair clientes potenciais ou vender um produto.
Se você quer, simplesmente, aumentar o número de seguidores, usar um texto curto e uma foto pode ser bem eficiente e atrativo. É claro que você não pode esquecer de que o tema deve girar em torno do seu segmento, mas esse tipo de postagem pode ser mais genérica.
Se o que você deseja é atrair um público qualificado, que realmente procura pelo que você oferece, é bacana focar em um conteúdo mais elaborado. Um bom exemplo é a própria Fanpage do Programa NEX. Quando desejamos que os posts aqui do blog alcancem um maior número de pessoas donas de pequenos comércios, publicamos o link em nossa Fanpage e impulsionamos. Dessa forma, conseguimos oferecer conteúdo relevante e de qualidade para potenciais clientes e para aqueles que já são nossos assinantes.
Mas se você quer algo mais objetivo como a venda de um novo produto, a postagem vai precisar de foto e algumas informações de divulgação.
Para entender melhor como seu post vai aparecer linha do tempo de seu público alvo, acesse o link da Central de Ajuda para Anunciantes do Facebook e assista ao vídeo que aparece logo no início.
Se quiser mais conteúdo sobre o anúncios no Facebook, deixe sua sugestão nos comentários, que eu volto a escrever sobre o assunto.
Outra estratégia que você pode utilizar em seus post do Facebook para divulgar seus produtos é criar o Catálogo de Produtos Digital de sua loja. Com esse recurso gratuito do Programa Nex, seu cliente pode escolher os produtos e fazer o pedido online diretamente do seu catálogo! Divulgar novidades que facilitem a vida de seu cliente engajam mais o público.
Boas vendas!
Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube. Clique aqui para assistir o vídeo completo!
Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.