Como conquistar clientes com o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. Saiba como utilizar esse poderoso canal de divulgação e vendas para atrair mais clientes.

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O que você vai ver nesse texto:

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Atualmente são 700 milhões de usuários e o Brasil é o segundo país no ranking, com 45 milhões. Para quem está pensando em qual rede social investir seu dinheiro e esforço, fica difícil os olhos não brilharem.

Mas muita calma nessa hora! Apesar de ser muito tentadora a possibilidade de estar visível para tanta gente, você precisa pensar bem se o Instagram é a melhor rede social para seu segmento.

E esse é só o começo. Nós já falamos isso em outros textos e repetimos a mesma frase toda semana em nossa live Papo de Balcão: “conheça bem seu cliente e sempre faça planejamento”. Essa frase é como um mantra que vamos repetir sempre pois esses são os dois pontos básicos para começar a pensar em qualquer estratégia de marketing.

O que você precisa saber sobre o Instagram

Essa é a rede social que mais cresce no Brasil, porém ainda não é a mais acessada, ocupando o 5º lugar no ranking. Antes estão (por ordem de mais acessadas): Facebook, Whatsapp, Messenger (o aplicativo de mensagens do Facebook) e o YouTube.

Sobre o perfil dos usuários não encontrei nenhuma pesquisa focada no Brasil e nada muito recente. Mas para ter uma ideia, em 2015, os usuários mundiais do Instagram eram em sua maioria  mulheres jovens de até 29 anos. Conforme aumenta a idade, diminui o número de usuários.  

Apesar de ser um norte, essa pesquisa é de 2015 e abrange  todos os usuários do Instagram, por isso  não fico 100% segura em afirmar que é uma boa base para analisar sua estratégia de marketing nessa rede.

Para não ficar nessa incerteza, só há um jeito: criar sua conta e começar as postagens (abaixo eu mostro um caminho para definir seu conteúdo). A partir de 100 seguidores é possível obter dados analíticos do seu perfil profissional. Dessa forma, você vai conhecer melhor quem é seu público potencial.

Principais recursos

A base dessa rede social é a imagem, então não se arrisque a postar fotos que não sejam muito boas! Pense que você estará concorrendo com perfis de empresas ou usuários muito ativos que sabem utilizar as fotos a seu favor.

Além de fotos, é possível publicar vídeos de até 60 segundos. Junto com a publicação você pode escrever um texto,como uma espécie de legenda. Tente fazer isso da forma mais resumida possível. E muita atenção à pontuação e à escrita correta. Uma dica básica é: escolha cada palavra. Se houver mais de uma palavra que passa o mesmo significado, escolha a mais direta; se sobrarem duas, então escolha a mais curta. E escreva suas frases sempre de forma direta: sujeito+verbo+predicado (“João foi ao mercado.” e não “Foi ao mercado, o João”). Assim fica difícil errar.

Outro recurso muito bacana são os Stories: fotos ou vídeos de 15 segundos que ficam visíveis somente por 24 horas em seu perfil. Eles fazem com que seu perfil fique em destaque para seus seguidores e é uma boa opção para divulgar qualquer tipo de comércio.

Como essa é uma rede social que privilegia a imagem, há muitos recursos para “brincar”: filtros, textos e ilustrações podem ser incorporados às imagens e vídeos. E há ainda o Boomerang:  um gif em looping para ser publicado tanto no stories quanto na página, bem divertido e simples de criar.

Os recursos de contato com seu cliente são os comentários e as directs: mensagens que você envia e recebe diretamente para um perfil específico de forma privada.

Uma fraqueza do Instagram é que não é possível postar links nas publicações. Você pode publicar um único link na descrição de seu perfil que no Instagram é chamado “Bio”, de biografia. Não precisa ter um site. Escolha seu melhor link: site, fanpage ou sua ficha de local no Google Maps. Não se preocupe, há um texto ensinando como criar cada um desses domínios aqui no blog. Eu passo todos ao final do texto. Se for utilizar o link para ficha do Google Maps, é importante utilizar um encurtador de links para ficar visualmente mais agradável. Eu sempre uso o encurtador do Google https://goo.gl/.

Agora é possível usar um link que vai direto para seu WhatsApp, o que é  uma boa estratégia se você divulga produtos que podem ser pedidos pelo aplicativo ou se pretende abrir um meio de contato mais direto com seu cliente. Para aprender como criar este link, assista ao vídeo da especialista em marketing em redes sociais, Ana Tex, clicando aqui.

A última dica de recurso são as hashtags, que são aquelas palavras com o símbolo # no início. Alguns exemplos de hashtags que utilizaremos em nossas postagens são: #programanex, #simplifique e #softawareparacomercio. Elas vão servir para você turbinar seu post, mas coloque palavras que realmente dizem respeito ao seu conteúdo. Esses links funcionam como uma espécie de palavra chave que levará ao seu post os leitores que pesquisarem pelos mesmos assuntos.

Como utilizar cada recurso

Neste texto não vou me ater a mostrar o passo-a-passo do uso dos recursos, e, sim, qual a melhor estratégia para utilizar cada um deles como uma ferramenta de marketing e divulgação do seu negócio.

O principal recurso são as fotos, claro. Por isso, segmentos que tem a imagem como maior apelo são os mais beneficiados. Não é surpresa que o segmento que mais utiliza o Instagram é o de moda. Então se você tem uma loja de roupas, use o Instagram sem medo de ser feliz. Mas faça boas fotos!

Outro segmento que se beneficia muito dessa rede social são aqueles ligados à gastronomia. Faça fotos que mostram fielmente seu produto de forma muito suculenta. Sua foto ou vídeo tem que dar água na boca. Falamos sobre esse assunto no Papo de Balcão (disponível neste link) com uma especialista no assunto: Paula Wagner. Ela é a criadora do perfil EAT Floripa, no Instagram, com 31.000 seguidores e posta diariamente fotos e vídeos com produtos de restaurantes, lanchonetes, cafés e todo tipo de comércio de alimentação na cidade de Florianópolis. Ela tornou-se uma referência para quem busca por dicas na hora de escolher um bom lugar para comer. Em contrapartida está com sua agenda de degustação totalmente lotada até o fim do ano.

Se você tem um comércio de alimentos de qualquer tipo, seja um restaurante ou uma produção caseira de docinhos, vale a pena pesquisar por influenciadores em sua cidade. Pessoas que, como a Paula, possuem um perfil no Instagram e podem ser bons divulgadores para seu comércio.

Se o seu segmento não se encaixa muito nesse apelo da imagem, use e abuse dos stories para divulgar os bastidores de seu comércio e se aproximar ainda mais do cliente. Um ótimo recurso de fidelização!

Vou compartilhar uma ideia do apresentador do Papo de Balcão, Rodrigo Sá, que surgiu durante a live sobre esse assunto e que achei muito bacana: se você tem um hortifruti pode filmar os produtos chegando de seu fornecedor fresquinhos logo de manhã. Acrescento que, neste caso, utilizar um link direto pro cliente fazer pedidos pelo whatsapp pode ser uma ferramenta poderosa. Com o vídeo, você desperta o desejo de compra em seu cliente ,e, com o link, facilita o pedido.

Existem muitas formas de utilizar o Instagram para conquistar clientes; o importante é se planejar para encontrar a que mais combina com seu comércio, e, criar um perfil somente quando puder realmente investir um pouco do seu tempo para mantê-lo ativo. Afinal, é mais um canal de contato com seu cliente e, por isso, merece toda sua atenção.

Os links que eu prometi (e outros que acrescentei) estão nessa lista:

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Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

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