Num primeiro momento, o localizador de endereços do Google pode parecer um recurso que lembra as antigas listas telefônicas com algumas melhorias, mas não é só isso. O Google oferece gratuitamente essa ferramenta e, não por acaso, a chama do Perfil da empresa no Google; e os recursos vão muito além de um simples endereço.
Você não precisa ter um site para aparecer nas pesquisas do Google!
Neste post vou mostrar o passo a passo para completar os dados de seu comércio e tirar o melhor proveito de todos os recursos disponíveis nessa poderosa ferramenta.
Antes de começar, entenda alguns dos benefícios
Em primeiro lugar, o principal benefício é estar no maior canal de divulgação do mundo, então aproveite esta oportunidade incluindo o máximo de informações possíveis sobre seu comércio. Dessa maneira, o cliente encontra com facilidade seu endereço pelas pesquisas feitas no Google (ou Google maps) e ainda consegue compartilhar para o smartphone todas as informações, inclusive com indicação de melhor trajeto. Além disso, o cliente tem acesso ao horário de funcionamento e sabe se sua loja está aberta para atendimento ao público naquele momento ou não. Há ainda a possibilidade de divulgar seu site ou, no lugar dele, sua página no facebook. Não esqueça de informar seu telefone, claro!
Como fazer o cadastro de sua loja no Perfil da empresa no Google
1- Vá até o Google Maps e procure o endereço de sua loja no mapa.
2 - Depois clique em “adicionar um lugar ausente”.
3 - Faça login na sua conta Google e preencha as informações, conforme o exemplo abaixo.
4 - Clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro.
5 - Faça a confirmação do Google por carta ou telefone.
Antes de iniciar um novo cadastro, pesquise seu próprio comércio no Google. Digite o nome de sua loja(ou ramo) e seu bairro. Eu usei como exemplo: padaria no Jardim Paulista, São Paulo. Como resultado de sua busca, pode ter aparecido uma lista de comércios com o mesmo perfil. Em primeiro lugar, aparecerão aqueles que já têm um cadastro mais completo e são mais acessados.
Se o seu comércio não aparece entre eles, procure no link da lista “mais lugares”. Pode ser que seu comércio já esteja lá! Neste caso, é só clicar em sugerir uma edição e completar as informações conforme as dicas que falarei mais adiante.
Se não apareceu nadica de nada, não fique triste. É só incluir sua loja como um “lugar” no Google Maps. Para fazer isso, acesse o Google, busque por "Google Maps" e procure o endereço de sua loja no mapa. Depois clique em “adicionar um lugar ausente”. Vai aparecer essa imagem:
Além de completar as primeiras informações, clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro. O Google vai incluir as informações na mesma hora, porém, para garantir que você é o dono deste negócio e que pode receber todas as informações e estatísticas de acesso, é importante que você confirme os dados. O Google vai enviar duas formas de confirmação: por telefone ou carta. Escolha a melhor opção (claro que por telefone é mais rápido) e conclua o cadastro como negócio.
Como cadastrar seu e-commerce como um local no Perfil da empresa no Google
Caso você atenda somente pela loja virtual, basta deixar o campo de endereço em branco e definir a área de cobertura de suas entregas.
Sua área de cobertura deverá ser definida por CEP, cidade ou região.
Para adicionar ou editar detalhes da sua área de cobertura, siga estas etapas:
- Faça login no Perfil da empresa no Google.
- Se você tiver vários locais, abra o que gostaria de gerenciar.
- No menu, clique em Informações.
- Na seção "Área de cobertura", clique em Editar.
- Insira suas informações de área de cobertura. Você pode definir a área de cobertura de acordo com as cidades, CEPs ou outras regiões que você atende.
Observação: não é mais possível definir a área de cobertura como uma distância ao redor da sua empresa. - Clique em Aplicar.
Fonte: https://support.google.com/business/answer/9157481
Com seu comércio cadastrado, aproveite cada recurso da melhor forma possível. Vou mostrar como:
Inclua fotos bonitas e relevantes para o Google
Como em um meio físico, quando uma pessoa pesquisa no Google por um segmento, vão aparecer, além do seu, os concorrentes. Então é importante caprichar na sua apresentação. E no meio digital, a melhor apresentação são as fotos. Nem pense em colocar fotos mal focadas ou que representem informações irrelevantes. Por exemplo, a rua em que está seu comércio já aparece no mapa do Google. Então tire foto de seus pontos mais fortes. Se você tem uma fachada bonita, vale a pena incluir.
Capriche na apresentação de seus produtos e na montagem do seu catálogo. Afinal, fotografias caprichosas e descrições detalhadas fazem toda a diferença na decisão de compra online do seu cliente.
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Tome como exemplo algumas fichas de lugares semelhantes ao seu comércio e que tenham uma boa apresentação. Além disso, existem muitos vídeos e tutoriais disponíveis no youtube com dicas para tirar boas fotos.
Agora outra dica que poucos usam: nomeie suas fotos com palavras chaves. São palavras mais usadas para buscas no Google, e portanto, aparecem nos primeiros resultados.
Por exemplo, “padaria no jardim paulista”, ou com o próprio nome de seu comércio “padaria da Carol”. A primeira opção tem mais chance de aparecer porque é mais provável um número maior de pessoas pesquisando dessa forma do que pelo nome de seu comércio; porém, se o cliente sabe o nome de sua loja e quer encontrá-la especificamente, então a segunda opção é a melhor. Para aproveitar as duas oportunidades, coloque mais de uma foto e nomeie cada uma com uma das opções. É claro que você não vai tirar uma única foto. Se já está com a mão na massa, faça logo um álbum de seu comércio, e nomeie metade com a referência do segmento mais a localização (no exemplo que estou usando seria “padaria no jardim paulista”) e a outra metade com o nome de seu comércio.
Para nomear a foto é simples. Clique em cima do arquivo da foto com o botão direito do mouse e renomeie conforme os exemplos acima.
Utilize o Google como mais um canal de contato com seu cliente
Acessando as informações de seu comércio pelo smartphone, o cliente pode apertar o botão “ligar” direto da ficha e entrar em contato pelo telefone que você indicou no cadastro.
Além disso, esta ficha do Google fornece ainda outro canal de contato do cliente com sua loja: os comentários e avaliações.
Incentive seus clientes a fazer avaliações sobre seu comércio no Google. Fichas com mais interações aumentam as chances de aparecer entre os primeiros resultados.
As avaliações podem ser feitas direto dessa ficha ou até pela página de seu comércio no facebook. Depois de associar a fanpage ao cadastro no Google, as avaliações realizadas no facebook também aparecem na ficha do Google.
Incentive seus clientes a falar sobre seu comércio e fique sempre atento a essas participações. Não deixe de responder aos comentários com agilidade, afinal são seus clientes conversando com você. Depois de confirmar suas informações como dono do comércio cadastrado, o Google enviará notificações de todos os comentários e avaliações realizados.
Outra ferramenta oferecida pelo Perfil da Empresa no Google permite que você tenha total conhecimento do desempenho desta ficha: são as estatísticas de acesso, onde você acompanha quantos clientes a acessaram e em quais informações clicaram.
Pronto! Se você seguiu todos esses passos, a ficha de seu comércio deve ficar parecida com essa:
Mas sugiro que você faça pesquisas e escolha a que mais te atrairia como cliente, para te inspirar.
Todas essas informações estão também na página do Perfil da empresa no Google. Porém, se você seguir essas indicações da forma que coloquei no post, vai dar tudo certo também!
Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Clique aqui, para assistir o vídeo completo.
Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.