Ciclo de vida do produto: saiba o que é, suas fases e exemplos

Entenda o que é o ciclo de vida do produto e qual sua trajetória dentro do comércio.

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O que você vai ver nesse texto:

Tudo aquilo que vemos, tocamos e sentimos cumpre um ciclo dentro do seu tempo de vida, e isso não seria diferente para os produtos.

E o que é um ciclo de vida?

Essa é fácil! O ciclo de vida é a passagem de todas as etapas de criação e desenvolvimento dentro de um período útil de vida, até o fim de sua utilidade.

Mas calma, hoje vamos nos aventurar pelo ciclo de vida dos produtos e o porquê desse tema ter a ver com o seu comércio.

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O que é ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto é o processo de progressão de um produto dentro de sua vida útil, ou seja, é o conjunto de etapas desde a criação do produto até sua inutilidade no mercado.

Saber o que é ciclo de vida do produto é o primeiro passo para poder planejar a logística dele e encaixar suas necessidades de validade dentro de um prazo de venda.

As 5 fases do ciclo de vida de um produto

De acordo com a teoria do ciclo de vida do produto, trazida pelo economista alemão Theodore Levitt, as fases do ciclo de vida de um produto são 5 e cada uma delas expressa características únicas de seu tempo.

Fase 1: Desenvolvimento

Vamos começar do começo.

A fase do ciclo de desenvolvimento é o momento de planejamento e criação da funcionalidade do produto dentro do mercado. A palavra desenvolvimento é bem autoexplicativa, representa uma fase de ideias e estudo, ainda muito iniciante e que tem por objetivo trazer a primeira impressão de o quê será esse produto.

Fase 2: Introdução

Aqui o produto já está pronto.

Neste período, a marca introduz e coloca sua solução para venda. Por ser uma fase inicial, é comum que as vendas e o faturamento sejam baixos. Isso acontece porque os potenciais consumidores estão descobrindo o produto e avaliando se ele realmente soluciona suas necessidades.

Fase 3: Crescimento

Essa fase só se torna possível se a etapa anterior do ciclo de vida do produto tenha sido planejada e executada.

Na prática, isso quer dizer que o público já está ciente da nova oferta da empresa e de muitas de suas vantagens. Como resultado, é provável que o volume de vendas aumente, o que consequentemente impulsiona o faturamento da marca. 

Porém, é muito comum cometer erros nessa fase. O problema ocorre quando a empresa acha que sua solução está sendo bem recebida e, como resultado, deixam de lado as ações de divulgação e as estratégias de vendas. Essa fase do ciclo de vida do produto é marketing, parcerias e estratégias de venda a todo vapor.

Fase 4: Maturidade

Produtos maduros no mercado são aqueles que atingiram o pico do seu potencial.

Na fase de maturidade do produto, as vendas ficam mais estáveis e o produto conquista consumidores leais que não só compram, mas também recomendam o produto. 

Basicamente, quando uma marca é conhecida e querida, é porque já ganhou confiança dos consumidores, quanto mais confiança e tempo de mercado ela tiver, mais as pessoas ficam interessadas em comprar suas novas soluções. 

Com alguma análise do ciclo de vida de um produto é possível identificar exemplos práticos no dia-a-dia. Conhece alguma marca com um produto assim?

Fase 5: Declínio

Essa é uma fase nada prestigiada no ciclo de vida de um produto, é o momento terminal.

Existem várias razões pelas quais um produto pode entrar em declínio e elas são bem variadas. Pode acontecer de surgirem novas tecnologias que tornam a solução original mais ultrapassada (como o xerox), o comportamento e as necessidades do público podem mudar, ou podem surgir novos concorrentes com produtos mais completos e de melhor custo-benefício, entre outras situações. 

Quando isso acontece, a empresa tem duas opções: pode melhorar suas soluções e torná-las atraentes novamente, ou pode decidir interromper a oferta e se concentrar em outros produtos mais atualizados e que sejam mais procurados pelos clientes.

Importância de analisar o ciclo de vida do produto na sua loja

O ciclo de vida dos produtos é específico e individual, esse é um ponto importante se você trabalha com variedade de produtos, sejam eles do mesmo nicho ou não.

Ter uma análise contínua do ciclo de vida do produto dentro de sua loja, ajuda você a tomar as melhores decisões em relação a estratégias de venda que acompanhem a etapa de evolução de cada produto.

Os produtos ou serviços vivenciam um ciclo de vida que diz mais do que seu desenvolvimento dentro de uma cadeia de produção e venda, ele diz também sobre sua utilidade e validade dentro de um certo período.

Um pacote de balas mesmo que no auge do seu potencial, não dura pra sempre, certo?

Tenha sempre em mente a ordem de chegada e venda dos produtos de acordo com a disponibilidade do seu estoque e a data de vencimento deles. Isso é fundamental para que cada produto tenha suas necessidades atendidas e possa ser vendido dentro do seu tempo de utilidade.

Fatores que influenciam no ciclo de vida de um produto

Vida de produto não é fácil não! Desenvolve, introduz, cresce, matura e se não tiver mais utilidade, ainda cai!

Dentro deste ciclo de produto, existem alguns fatores que influenciam na sua jornada:

  • Planejamento: A falta ou presença dessa ação é determinante para o progresso das etapas seguintes do produto.
  • Propaganda inicial: Esse é um momento de vender o peixe! Ter uma imagem clara e objetiva do produto e suas funcionalidades facilita no processo de divulgação.
  • Nutrição da ideia do produto: Após o produto ser lançado, aprovado e bem-sucedido, deve-se ter a devida atenção no seu desempenho e continuar com estratégias de venda e divulgação, o sucesso é uma fase, mas sua durabilidade no mercado é tida a partir de uma alimentação constante!

Ciclo de vida do produto: exemplos

Vamos a casos práticos do tema com alguns exemplos de ciclo de vida do produto.

Celulares Apple:

  • Desenvolvimento: com o intuito de alcançar um público mais exigente no desempenho do aparelho e funcionalidades de câmera, é “desenhado” um produto diferenciado, um iPhone.
  • Introdução: quando introduzido no mercado em meados de 2008, o aparelho foi um sucesso, tendo bastante destaque pelo seu modelo original e dinâmico.
  • Crescimento: o modelo de celular foi se popularizando e se firmando no mercado, todos queriam o telefone da maçã!
  • Maturidade: a marca se consolida com uma imagem e ideia fixa de o que é e como funciona. Mundialmente conhecida, a Apple é um caso de sucesso no mercado.
  • Declínio: neste momento, os aparelhos já não atendem a demandas sofisticadas e são substituídos por lançamentos atualizados.

Tênis Nike: 

  • Desenvolvimento: com a ideia inicial de ser uma empresa de tênis esportivos, a marca programou seu produto para esta finalidade.
  • Introdução: a marca se lançou divulgando fortemente seu produto através de patrocínios de atletas e propagandas.
  • Crescimento: as vendas alavancaram muito e em cerca de três décadas, ela se tornou uma das principais marcas esportivas do mundo.
  • Maturidade: a consolidação do seu símbolo é quase que universal e possui um nome de impacto. Tio, sobrinho, prima, irmão, tenho certeza que pelo menos uma vez você já ouviu falar no produto desta marca.
  • Declínio: Neste momento o conceito de tendência já não está mais voltado para aquela peça e modelo específico, então logo após, ela é reformulada e substituída por uma outra versão deste produto.

Perceba que nos exemplos de ciclo de vida de um produto, a etapa de declínio dentro dos dois exemplos citados não elimina a importância que o produto tem dentro do mercado como um todo, ele apenas encerra o ciclo de um determinado modelo e através da inovação, outro modelo é reposicionado.

Por isso é tão importante acompanhar e atualizar as etapas de cada produto, seu tempo de armazenamento e sua necessidade de venda.

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Conclusão

Vimos hoje sobre uma jornada essencial e complexa dentro das fases do ciclo de vida do produto, que percorrem estágios fundamentais e seguem um fluxo criado para venda.

Desenvolver, nutrir e manter são palavras que guiam muito a perspectiva de um produto depois da sua criação, e vimos a importância de saber qual o papel do comerciante dentro desse processo. O controle de estoque mostra ser a chave do monitoramento deste ciclo a partir da chegada em sua loja e esse é um ponto de responsabilidade muito importante para nossa jornada.

Isso tudo amadurece cada vez mais o repertório e traz a importância de ferramentas no dia-a-dia de uma loja! 

É sempre bom ter um momento a mais com você leitor, que se disponibiliza a aprender mais sobre o comércio e suas tantas informações. Nos vemos em breve!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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