Todo mundo gosta de ser ou ter exclusividade em alguma área da vida, seja na área pessoal, profissional ou familiar. Hoje vamos ver sobre um comércio que vem crescendo muito nos últimos anos e traz muita exclusividade na vestimenta: o brechó.
Vamos entender como montar um brechó com pouco dinheiro através da internet e algumas dicas sobre montagem, fotos, planejamento, gestão e muito mais. Bora?!
Por que montar um brechó online?
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal e pela Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), brechós crescem e podem pegar lugar das fast fashion, destacando o exemplo que em 2019, as vendas dos brechós nos EUA subiram 49% sobre igual período do ano anterior e as do varejo em geral, 2%.
Isso indica que o mercado é muito promissor e que o consumo consciente está cada vez mais popular entre o universo da moda e dos consumidores no geral.
Não podemos esquecer do fator óbvio que é o baixo custo desse negócio. Além do valor inicial de investimento ser muito baixo, a manutenção dele também é muito acessível para quem deseja iniciar seu negócio na área de vestuário sem gastar muito.
Como montar um brechó online: guia completo
Boas vindas a bordo! Vamos ver de uma vez por todas como montar um brechó online de forma simplificada e eficiente seguindo alguns passos:
1. Estude o mercado e encontre seu nicho
Antes de qualquer coisa, é preciso saber quais são as peças que você pretende trabalhar e em qual nicho elas se encontram. Existem diferentes nichos dentro do vestuário e você consegue um público mais específico quando bem definido, como por exemplo: roupas infantis, moda plus size, vestimenta básica, etc.
Veja alguns exemplos das roupas para brechó mais vendidas:
- Peças jeans.
- Peças importadas.
- Jaquetas.
- Bolsas.
- Sapatos.
Perceba que todos os itens têm algo em comum, que é o preço de mercado. Peças de brechó tendem a ser mais econômicas por serem seminovas e usadas.
Então aquele jeans caro ou aquela bolsa importada, apresentam um valor muito mais acessível do que os novos e importados, por isso tendem a ser mais valorizados e vendidos mais facilmente.
2. Monte um plano de negócios
O plano de negócios é o planejamento do seu comércio em sua totalidade. Montar um plano de negócios traz clareza e ajuda a definir o que será necessário para que os seus projetos se tornem realidade.
Para aplicar esse método de planejamento você precisa realizar um detalhamento de fatores como:
- Análise de mercado: entendimento da demanda e conhecimento da concorrência de mercado.
- Levantamento de materiais necessários: para que você possa fazer uma pesquisa de preço e possa montar um orçamento.
- Estratégia de marketing digital: deve ser detalhada com prazos, tipos de comunicação e material.
- Precificação: define o valor dos seus produtos e serviços além de indicar o seu público alvo.
- Sistema de entregas: pesquisa de transportadoras de confiança, valores contrato para cálculo de custo e prazo de entrega.
Veja nosso texto: “Como fazer um plano de negócios? Confira o passo a passo!” e fique por dentro do assunto.
3. Crie uma identidade visual para seu brechó
A identidade visual de uma marca é a ideia que ela passa ao seu público, a imagem que vem à mente quando alguém fala do seu negócio. Isso significa que a identidade visual está atrelada a diversos fatores visuais, não somente ao logotipo.
Já percebeu que alguns pratos de comida e doces tem o nome relacionado a alguma característica visual, como por exemplo o bolo de formigueiro? A nomeação de coisas relacionadas a alguma característica são absorvidas com mais facilidade, pois nosso cérebro trabalha com associações.
Por isso é importante que você pense em um nome para brechó que transmita a mesma ideia do restante da identidade visual, assim será muito mais fácil para seu público identificar toda vez que falarem do seu brechó.
Está com dúvidas de como escolher um nome de brechó criativo? Veja nosso texto "Nomes de lojas: como escolher um nome para a sua" e saiba mais sobre!
4. Crie uma loja virtual
É aqui que você vai conseguir visualizar a cara do seu negócio e pôr em prática alguns dos planejamentos feitos para seu brechó virtual.
Criar uma loja virtual é simples e você pode fazer através de plataformas como Enjoei, OLX, Loja Integrada, ou através de um sistema de gestão como o Nex, que além de ter recursos de venda, cadastro de clientes, controle de estoque e outros, possui um catálogo online para vendas virtuais de seu produto e personalização da sua loja.
Veja exemplos de brechó virtual utilizando o catálogo online do Nex:
Traga seu brechó para o meio virtual! Conheça o catálogo online do sistema de gestão Nex e inicie suas vendas, é fácil, rápido e gratuito!
5. Separe um espaço para armazenar o estoque
O seu brechó pode ser online, mas o estoque é físico! É importante que você destine um local específico para armazenar seus produtos e que seja arejado, longe de umidade e poeira.
Pense também na facilidade de retirar e encontrar as peças de seu estoque, uma boa dica é utilizar cabides para melhor visualização e circulação de ar.
6. Capriche nas imagens dos produtos
As imagens de divulgação do seu brechó virtual são como uma vitrine para o cliente, por isso é importante que você invista em uma apresentação que desperte o interesse e valorize as características das suas peças.
O cenário e a iluminação são essenciais na hora de você alcançar aquela imagem no capricho!
Então para ficar mais lúcido, separei alguns exemplo da diferença entre imagens ruins e boas:
Veja também: Dicas de uso de imagens para Redes Sociais.
7. Faça uma descrição detalhada das peças no site
Ter um produto com descrição detalhada de tamanho, cor, tecido, marca e demais características diminui a chance do cliente abandonar a visita por dúvida ou falta de detalhes.
Uma outra facilidade que faz toda diferença na descrição é a tabela de medidas, que desempenha o papel de “provador” e traz mais segurança para o cliente realizar a compra.
8. Tenha redes sociais ativas
Movimentar sua conta nas redes sociais traz a ideia de que sua loja está ativa, pronta para atender o público e expor as novidades.
As redes sociais trabalham diretamente com o algoritmo, um sistema que determina a relevância de um conteúdo baseado em interação, data de publicação, qualidade, etc. Para que o algoritmo entregue seu conteúdo de forma eficiente, é necessário que você realize postagens regulares e crie um calendário de postagens.
Com o tempo é comum que as peças publicadas vão se esgotando e o conteúdo parece ser sempre o mesmo. As publicações no seu perfil, bem como stories, podem ser em inúmeros formatos, como dicas informativas sobre cuidado com as peças, curiosidades da marca, cores e conjuntos que combinam, dicas de lavagem e muito mais!
9. Impulsione sua loja com anúncios de vendas
Muito se engana quem pensa que anúncios de vendas são estratégias caras e específicas para grandes empresas, dependendo do canal utilizado, você pode começar investindo 5 reais diários.
Você pode criar uma campanha de anúncio através de redes sociais como Facebook e Instagram, que possuem opção de “impulsionar publicação” para que você possa testar a mídia paga e medir resultados.
Veja o texto: “Anúncios de vendas: estratégias para impulsionar seu alcance” e fique por dentro do assunto.
10. Crie etiquetas personalizadas
Etiquetas personalizadas trazem profissionalismo e uma autoridade maior pro seu produto, principalmente se tratando de brechó, que é visto por muitos como um comércio informal e sem muito comprometimento.
Para melhor visualização, separei alguns exemplos de etiquetas disponíveis no recurso de cadastro de produtos do Nex, que podem ser impressas em papel A4 ou em bobinas de impressão específica para etiquetas
11. Planeje a logística dos pedidos
A logística diz respeito a movimentação e etapas de um produto até seu consumidor final. Ter isso bem delimitado e se ater aos prazos de cada etapa é fundamental para que você tenha um melhor controle dos seu produtos e disponibilidade.
12. Encontre bons fornecedores
Garimpar faz parte tanto para vendedor quanto para comprador, por isso ter uma base de fornecedores que trabalhem com itens que se assemelham ao seu comércio é um passo muito importante.
Bons fornecedores oferecem qualidade e preço acessível, um bom lugar para iniciar suas conexões é através de bazares beneficentes de igrejas, escolas e outras instituições religiosas.
Dicas de gestão para ter um brechó online de sucesso
A criação, planejamento inicial e pesquisas de como montar um brechó online são momentos fundamentais para a criação do seu negócio, mas nada se mantém se não houver gestão e comprometimento.
Controle as vendas em um sistema de gestão
O sistema de gestão é responsável por integrar as demandas de venda em um só lugar. É através dele que você consegue gerenciar estoque, cadastrar clientes, imprimir etiquetas, visualizar seu lucro e tantos outros recursos e indicativos que dizem respeito ao seu brechó online.
Descubra mais dos recursos PDV do Nex e gerencie sua lojinha por um sistema de gestão simples e eficiente!
Ofereça um bom atendimento
Atender é acolher e isso se torna muito específico quando se trata de brechó, um comércio que trata peças com história, bagagem e personalidade.
Um bom atendimento pode ser realizado mesmo pelo brechó virtual, com o devido suporte para mensagens e receptividade com os clientes.
Crie um sistema de fidelidade
Através de um sistema de fidelidade, você consegue oferecer prêmios e vantagens progressivas com um sistema de pontos de fidelidade. Você pode consultar a lista de aniversariantes, dar aquela olhada nos clientes inativos e planejar promoções e ações exclusivas de fidelidade.
Ah, o sistema de fidelidade está incluso no recurso de cadastro de clientes do Nex, fique a vontade para dar uma olhada!
Invista em um pós-venda eficiente
Uma venda não termina no pagamento!
É importante que o relacionamento com o cliente e o cuidado com detalhes de compra seja levado a sério, por isso um pós-venda eficiente é necessário para seu negócio ser bem lembrado por seus clientes e eles possam retornar a comprar com você.
Aposte em kits de produtos
Uma roupa de brechó nunca está a sós, sempre existe a possibilidade de um conjunto, um complemento ou um acessório.
É pensando nisso que os kits são muito bem-vindos nas vendas, que além de serem um incentivo para o cliente, são benéficas para o seu bolso.
Veja nosso controle de promoções com montagem de kit/combos promocionais.
Faça parcerias com microinfluenciadores
Influenciadores digitais são cada vez mais comuns no mundo virtual e hoje sabemos que existem em pequeno, médio e grande grau de influência.
Você pode se surpreender com a credibilidade que um influenciador digital passa quando fala sobre um produto e o despertar de interesse que os seguidores sentem. Por isso apostar em uma parceria com micro influenciadores pode ser uma forma de divulgação genuína e eficaz.
Veja também: “Como fazer parcerias com microinfluenciadores” em nosso blog!
Aproveite as datas comemorativas
Pra toda ocasião existe uma roupa, não é?
Datas comemorativas são oportunidades únicas de você comover mais clientes com peças e promoções que agregam valor a esse momento especial. Invista em um planejamento que inclua as datas comemorativas e se programe para realizar as ações necessárias para atrair ainda mais clientes nesse dia!
Use sua criatividade para inovar e atrair clientes
Não há nada melhor do que poder se apoiar na originalidade do seu negócio para atrair clientes que conversam com a sua marca e gostam do novo e original.
Aproveite ao máximo os recursos de um sistema de gestão e se jogue no seu brechó online! Baixe agora o sistema de gestão Nex e nos deixe fazer parte do seu negócio!
Pronto para incentivar o consumo de roupa consciente?
Chegou a hora de você decidir qual o rumo do seu negócio e voar com suas próprias asas!
Vimos hoje como abrir um brechó online, dicas de boas práticas, planejamento, gestão e um pouco mais desse negócio que tende a crescer cada vez mais!
Criar um brechó virtual diz muito sobre o incentivo ao consumo consciente e a exclusividade que essa ação pode trazer na vida de cada um. Cuidado hein, é um caminho sem volta!
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.