Devido à sua fácil transmissão e o risco epidêmico crescente no Brasil, o coronavírus afetou diretamente o comércio em vários pontos do país. Alguns estados suspenderam as atividades em escolas e empresas, obrigaram o fechamento de shoppings e a suspensão de eventos, públicos e privados.
Com o distanciamento social, também chamado de quarentena do coronavírus, as lojas e os restaurantes que não foram obrigados a fechar se deparam com baixo movimento e o medo de quebrar. Uma das soluções mais simples, para comércios de todo tipo amenizarem a crise financeira que o isolamento pode provocar, é aderir a um aplicativo de entregas como o Rappi.
A Rappi está entregando álcool em gel 70% e máscaras para seus entregadores, com orientação de uso antes e durante a entrega dos pedidos. Além disso, também criou uma opção de entrega em domicílio sem contato físico: basta o usuário selecionar essa opção dentro do aplicativo para que seus pedidos sejam deixados na porta, sem contato.
A seguir, veja tudo que você precisa saber para associar o seu comércio ao Rappi, a fim de evitar grandes prejuízos provocados pela quarentena do coronavírus.
Com a popularização dos aplicativos de entrega e a praticidade do pagamento on-line, cada vez mais vemos surgir opções de plataformas de pedido pela internet.
Gigantes como McDonald's, Habib's e Bob’s vêm investindo no próprio aplicativo de entregas, e para te deixar concorrer nessa nova onda, surge o Rappi, um aplicativo que entrega absolutamente de tudo! Café da manhã, remédio, chaves de casa e até dinheiro, a Rappi terceiriza a entrega tanto para comércios, quanto para o próprio consumidor final.
Em mais um texto sobre tecnologias e inovação no ramo alimentício, trago tudo sobre o Rappi: o que é, como se cadastrar, como receber e quais são as taxas envolvidas. Links úteis e mais informações ao final da postagem!
O que é Rappi
O Rappi é um software de serviços em forma de aplicativo para celulares. Está disponível em quase todos os estados do Brasil e, aos poucos, vem aumentando seu alcance de entrega. A empresa fez um investimento pesado nas regiões metropolitanas e é uma das que mais investe em divulgação. No aplicativo é possível encontrar farmácias, restaurantes, produtos infantis, mercados, além de uma seção para pedir “qualquer coisa”, itens que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, mas que o usuário pode informar e um entregador leva até ele.
Para o consumidor, o Rappi é uma grande loja de departamentos, onde é possível comprar qualquer item somado a uma taxa de entrega e serviços. Para o comerciante, é mais uma forma de terceirizar o seu delivery.
Para itens que não são comida, o entregador se encarrega de comprar e transportar conforme pedido do cliente. Portanto o foco deste texto é sobre tudo que restaurantes e lanchonetes precisam saber antes de montar uma parceria com a Rappi.
Como cadastrar meu restaurante no Rappi?
Para cadastrar um restaurante no Rappi, você precisa entrar em contato com o setor responsável por parcerias do aplicativo. O contato é feito por e-mail (sejaparceiro@rappi.com) e pode levar alguns dias até a primeira resposta.
Os restaurantes parceiros são rigorosamente selecionados conforme a localidade e quesitos que podem levar em consideração a disponibilidade dos horários e a média de movimento mensal.
Quando seu cadastro é aprovado e a primeira parte do contato é concluída, a equipe de parceiros orienta o futuro associado a fazer o download do aplicativo RappiAliado, onde o cadastro é efetuado conforme os seguintes passos:
- Selecione o país.
- Entre com o e-mail cadastrado e a senha.
- Selecione a opção “Ativar restaurante” (a grafia pode estar comprometida pela tradução).
- Selecione seu restaurante clicando em cardápio.
- Cadastre todas as informações necessárias, como horário de funcionamento e formas de pagamento.
- Escolha os pratos que quer deixar com o status ativo.
Dica: no menu “configurações”, você pode ativar a opção de som, que é muito importante para identificação rápida de novos pedidos.
Taxas do Rappi
Para ativar um estabelecimento na plataforma, Rappi cobra uma taxa única no valor de R$40. Esse custo será descontado no primeiro repasse de ganhos feito ao associado, preferencialmente em uma única parcela. Caso não haja ganhos o suficiente para esse desconto até o primeiro repasse, os repasses podem ser retidos até que o valor seja abatido.
Além da taxa de ativação, o contrato da Rappi determina que a empresa terá o direito de cobrar do restaurante uma taxa de 3,5% sobre o valor de cada transação, ao que chamam de Taxa de Pagamento a Crédito. Sendo que a plataforma não determina que o preço do cardápio online seja o mesmo do cardápio do estabelecimento, então você pode estudar a precificação dos seus produtos para que essa taxa seja repassada ao cliente final.
Como funciona o repasse da Rappi
Pedidos contabilizados na primeira quinzena do mês vigente serão pagos no dia 8 do mês seguinte. Já os os pedidos da segunda quinzena do mês, serão repassados no dia 23 do mês subsequente.
Caso o dia de pagamento seja final de semana ou feriado, o pagamento ocorrerá no primeiro dia útil a seguir. O pagamento é feito mediante transferência bancária, imediatamente disponível na conta informada no cadastro.
Como aceitar um pedido no Rappi
Quando um pedido é feito por um cliente, o restaurante tem até sete minutos para aceitá-lo. Depois de preparar o pedido, basta solicitar um entregador, e então o sistema busca os entregadores disponíveis mais próximos.
Quem aceita fazer a entrega, fica responsável por todo o serviço, mas vale ressaltar que não é de responsabilidade do entregador embalar o produto de forma adequada. Durante todo o trajeto, o usuário consegue acompanhar tudo em tempo real, e se comunicar com o entregador via chat, caso necessário.
Controle seu lucro
Com o Nex, você controla a compra e a venda de produtos, contabilizando corretamente o seu lucro. Além disso, você faz controle de caixa, controle de entregas, cadastro de clientes, envio de recibos por e-mail e tem acesso ao NexApp, aplicativo que permite conferir o desempenho da sua loja em tempo real, de qualquer lugar, disponível na Play Store e App Store.
Para saber mais sobre o uso do Nex em restaurantes e lanchonetes, clique aqui.
Links úteis:
Aprenda a precificar seus produtos sem risco de prejuízo: https://www.programanex.com.br/blog/gestao-financeira-como-fazer-um-precificacao-segura
Site Oficial Rappi: https://www.rappi.com.br/
FAQ Rappi: https://www.rappi.com.br/blog/tag/faq/
Como vender pelo Uber Eats: https://www.programanex.com.br/blog/como-vender-pelo-uber-eats
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.