Se você, assim como tantos brasileiros, deseja abrir seu próprio negócio, uma loja de material de construção pode ser o indicado.
Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta um crescimento positivo do ramo de materiais de construção.
A estimativa é de que 2021 seja o melhor da década, indicando um crescimento de 8% no faturamento do setor.
Empreender neste ramo exige um bom planejamento e conhecimento na área para destacar-se do mercado.
Por isso, separei algumas dicas para quem deseja montar uma loja de material de construção de sucesso ou para quem deseja revitalizar a sua!
Continue lendo para saber mais:
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Como montar uma loja de material de construção: por onde começar?
Saiba quais são os primeiros passos para quem deseja abrir uma loja de material de construção de sucesso:
- Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um dos recursos essenciais para o crescimento de qualquer negócio.
Comece fazendo uma projeção de custo e lucro de sua loja, para isso, calcule todas as despesas, receitas, investimentos e faturamento com base em sua expectativa futura.
Nesse primeiro momento é muito importante ser realista, mesmo com um nível de confiança alto ou sendo um comerciante experiente, e dê preferência para um cenário mais pessimista.
Assim você reduz o risco de impactos negativos no seu negócio ocasionados pelas mudanças e incertezas constantes do mercado.
Defina objetivos e estabeleça metas claras para auxiliar na viabilidade do seu planejamento e monte um plano de ação para uma melhor organização e gestão de suas finanças.
- Estude a concorrência
A análise de mercado é mais um fator decisivo para definir aspectos importantes de sua loja de material de construção de forma estratégica, como localização e mercadoria.
Estudar a situação atual do mercado e seus principais concorrentes ajuda na análise de viabilidade do negócio e a identificar novas oportunidades e principais ameaças no mercado.
- Escolha a melhor localização e estrutura
A localização de sua loja de material de construção é determinante para o seu sucesso.
No momento de abertura inicial, o negócio tem geralmente como potenciais clientes moradores da região em torno da loja.
Portanto, atente-se para um ponto comercial de fácil acesso para pedestres e prefira locais com estacionamentos ou ruas que permitam que seus clientes em veículos possam estacionar próximo à loja.
Sugiro também que escolha locais mais movimentados para aumentar a visibilidade de sua loja, como as principais vias de acesso ao bairro.
Evite locais em frente a pontos de ônibus ou árvores. Para mais dicas leia o texto sobre ponto comercial.
A estrutura de sua loja de material de construção pode ser simples, mas é essencial que ela seja organizada e bem planejada.
O espaço físico de sua loja deve permitir uma boa mobilidade de funcionários e clientes, facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e ainda ter espaço suficiente para expor suas mercadorias de forma adequada.
É recomendado que a estrutura de sua loja tenha uma área de pelo menos 100m2 e seja dividida entre escritório, depósito e showroom (ambiente para a exposição dos produtos) para melhor organização.
Não se esqueça de fatores como beleza, boa iluminação e ventilação para criar um ambiente atrativo e aconchegante.
- Defina os produtos e/ou serviços
Para definir os produtos que serão oferecidos em sua loja, faça uma análise cuidadosa de seus concorrentes e as principais demandas dos consumidores.
Minha dica para quem está iniciando no mercado é focar em fornecer produtos básicos antes de pensar em ampliar seu mix de produtos.
Os produtos mais vendidos em material de construção que não podem faltar são: cimento, cal, arame, areia e pedra, tijolo, telhas, pisos e revestimentos, madeiras, tintas, massa corrida, pregos, rejunte, argamassa, ferro, telhas, materiais elétricos (interruptor, tomada, lâmpadas, etc) e materiais hidráulicos (tubos, luvas, ralos, torneiras, chuveiros, etc).
Conforme a demanda por determinados produtos for surgindo, adapte os produtos e/ou serviços de sua loja, incluindo itens de decoração e eletrodomésticos, por exemplo.
- Pesquise fornecedores
Quando falamos de pequenos comércios, os fornecedores se tornam grandes aliados para a eficiência e o sucesso do negócio, por isso é tão importante escolher parceiros confiáveis que melhorem os processos de venda de sua loja.
Existem alguns aspectos bastante significativos para considerar na hora de escolher seu fornecedor: qualidade dos produtos, preço, logística, orientação técnica e atendimento.
Analise quais deles são mais importantes, de acordo com o objetivo do seu negócio, e procure por parceiros com os quais seja possível estabelecer uma relação de ganha-ganha, assim ambas as partes são beneficiadas.
Para se aprofundar mais no assunto sugiro a leitura dos seguintes temas:
Gestão de compras: Como negociar com fornecedores
Gestão de fornecedores: descubra a importância e como fazer
Como legalizar sua loja de material de construção?
Para abrir seu negócio com o pé direito e evitar dores de cabeça no futuro, é importante cumprir com as exigências legais, como o registro da empresa e as licenças para operar.
Para garantir que tudo está de acordo com a legislação e não ter problemas mais tarde considere contratar um contador, ele irá auxiliá-lo na elaboração dos atos constitutivos do negócio e vai orientá-lo no processo de legislação tributária.
Além disso, existem algumas etapas indispensáveis para abrir sua loja de material de construção de acordo com a legislação.
Depois de ter escolhido o melhor ponto comercial para sua loja, é necessário verificar com os órgãos responsáveis se a atividade de seu empreendimento é permitida no local escolhido.
O órgão responsável pode variar dependendo da região de abertura, mas sugiro que contate a Prefeitura Municipal ou a Administração Regional para falar sobre a Lei de Zoneamento.
Outros documentos necessários são:
- Contrato Social ou Requerimento do Empresário.
- CNPJ
- Inscrição Estadual e Municipal
- Registro na Secretaria da Fazenda Estadual
- Alvará de Funcionamento
- Cadastro na Caixa Econômica Federal
Para mais detalhes, aprenda como abrir uma empresa do zero.
Como montar uma loja de material de construção: a escolha da melhor equipe
Sua equipe de trabalho é determinante na escolha do cliente de retornar ou não ao seu negócio, pois é com ela que o consumidor tem o primeiro contato com sua marca.
Por isso a escolha de profissionais que atenderão seus clientes deve ser feita com muito cuidado e responsabilidade, além de oferecer capacitação e treinamentos adequados para um atendimento de qualidade.
Para cada função é necessário conhecimento e habilidades diferentes, para fazer uma boa seleção de funcionários considere o perfil adequado para cada função.
Em relação ao tamanho da equipe, ela deve ser proporcional ao porte de sua loja, na fase inicial é indicado manter uma equipe mais reduzida, devendo-se ajustar o quadro conforme a demanda e o crescimento da loja.
Para evitar uma alta rotatividade de pessoal, que pode trazer prejuízo, promova um ambiente de trabalho agradável e considere adotar uma política de retenção de pessoal ofereça benefícios para seus funcionários.
Com isso você economiza custos e tempo com recrutamento e seleção, treinamento e demissões.
Como uma boa divulgação pode ajudar no seu negócio?
A divulgação de um negócio é uma parte fundamental para seu crescimento. Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Quem não é visto, não é lembrado.
E é exatamente isso que a divulgação faz pelo seu negócio, ajuda os clientes a lembrarem de você!
Boas estratégias de marketing ajudam você a colocar seu nome no mercado, além de manter e melhorar a percepção de valor e marca de sua loja, destacando seu comércio dos concorrentes.
Quando pensamos em negócios pequenos, um grande diferencial em relação às grandes empresas, é a possibilidade de estabelecer uma conexão mais próxima com seu público.
A divulgação de sua loja também ajuda a construir uma relação com o público e passar maior credibilidade na sua área, aumentando suas vendas e a visibilidade do seu negócio, atraindo ainda mais consumidores.
O Nex está aqui para te ajudar em diversas áreas do seu negócio, e é claro que com a divulgação dos seus produtos isso não poderia ser diferente! Com o recurso do Pedido Online no Catálogo Digital, o seu cliente escolhe os produtos e pede diretamente da sua página!
Separei alguns textos com dicas para uma divulgação eficiente:
Marketing local: como implementar, melhores estratégias
Como criar um catálogo de produtos digital gratuito e aumentar suas vendas
Marketing digital para pequenos comércios
Já tem uma loja de material de construção e quer revitalizá-la? Confira 7 dicas!
1. Iluminação
Resolvi começar por esse item por ser determinante no sucesso desse tipo de comércio. A loja precisa de iluminação do tipo geral (veja ilustração abaixo) e farta em toda a área de exposição de produtos. Porque são itens pequenos, em cores escuras ou uniformes e, em alguns casos, precisam da iluminação para serem bem expostos. É o caso dos pisos externos. Na pesquisa que fiz sobre o assunto li algo interessante. Os pisos expostos na entrada da loja com luz natural, tem seus detalhes de relevo valorizados.
Tudo o que é bonito, atrai. Então escolha bem os pisos e a forma de expor. Se eles formam um desenho, arrume-os de forma que na exposição esse desenho esteja formado. Se tem muitos detalhes de relevo, aproveite a luz!
Dentro da loja, um piso claro unido a uma iluminação farta vai aumentar essa sensação de conforto, porque tudo estará visível. Mesmo numa loja pequena, aproveite a luz natural ao máximo. Para isso, crie vitrines. Assunto de nossa próxima dica...
2. Vitrines
Não é só loja de roupa que precisa de uma boa vitrine para atrair seus clientes. Se sua loja tem a entrada em vidro, aproveite!
Faça montagens começando por pisos e revestimentos e continuando com tintas e objetos coloridos (mesmo que não tenha objetos de decoração vale tudo que for colorido). Crie um ambiente de demonstração. Eu posso dizer pelas experiências passadas, que entraria numa loja assim, sem pensar!
3. Disposição dos produtos
Item de extrema importância. Os produtos precisam estar expostos de forma muito organizada. Separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens.
Nada melhor para entender isso do que essa foto de uma loja de materiais de construção modelo, exposta num evento de empreendedores pelo SEBRAE:
Se sua loja tem pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.
Veja que, no exemplo acima, os produtos estão todos lá, porém em poucas quantidades. Outra dica quando não há muito espaço de armazenagem diz respeito ao gerenciamento de seu estoque. Nosso próximo assunto.
4. Estoque
O que seu gerenciamento de estoque tem a ver com a sensação do cliente na sua loja? Tudo! Um estoque bem gerenciado não atola seu espaço com produtos de pouco giro. Mantenha sempre um estoque enxuto. Outra dica bacana que li foi de uma consultora do Sebrae: “tenha muitos fornecedores e pouco estoque”. Programe suas compras e analise a saída de produtos. Você vai conseguir separar quais tem mais saída e quais estão ali há meses. Dessa forma você pode gerenciar o que precisa ou não comprar na data programada e deixa seu estoque mais eficiente e menos abarrotado. Assim, seu depósito também fica mais organizado e com menor chance de atrasar entregas por desorganização. Outra dica: dê baixa em seus produtos somente após a entrega no cliente para evitar que o retorno de alguns produtos não gere um entra e sai de estoque.
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5. Orçamento
Nesse setor é indispensável oferecer ao cliente um orçamento detalhado, com todas as informações de forma clara e fácil de encontrar.
Para seu gerenciamento, os orçamentos são uma forma de manter contato com aquele cliente que passou para uma pesquisa de produtos e preços. Mantenha seus orçamentos ativos. Ligue para os clientes ainda em dúvida. Entenda qual a dificuldade e brigue por aquela venda! Apesar de ser um dos ramos mais sólidos em venda de produtos, por outro lado há muita concorrência. Não se intimide com os grandes centros de materiais para construção e reforma. Valorize suas vantagens: proximidade, facilidade de troca, possibilidade de manter um depósito de crédito do cliente, entrega rápida, atendimento personalizado. Você tem tudo isso em seu negócio. Aproveite!
6. Depósito de crédito do cliente
Esse é um ramo em que é mais comum o cliente depositar um valor e ir retirando os produtos em momentos diferentes do que a pendura. Para um cliente que está realizando uma reforma e não tem como comparecer à loja com frequência para retirar novos itens é “uma mão na roda” ter a possibilidade de depositar um valor que será gerenciado pelo próprio fornecedor. No caso, sua loja!
7. Gestão informatizada
Para realizar todas essas importantes ações de organização de estoque, gerenciamento de orçamento e crédito do cliente, há uma opção no mercado para informatizar sua loja. Uma opção gratuita. Isso. Você não leu errado. É só uma questão de opção. Nem pense em dizer que, em meio a tantos afazeres, implantar um sistema agora daria muito trabalho. Porque estou falando de uma opção disponível no mercado que é muito fácil de usar. Você não teria que parar a loja para lançar todos os produtos antes de começar a usar esse sistema. Neste software, você tem a opção de cadastrar e lançar os produtos no momento da venda. Assim, a implantação ocorre gradualmente.
Você se assusta só em pensar no trabalho de implantar um sistema em seu comércio? SIMPLIFIQUE! Clique aqui e crie sua conta Nex.
Eu estou falando de um sistema em que você terá total controle de quem são seus fornecedores e clientes. De lançar crédito e gerencia-los com alguns cliques e de ter total controle dos orçamentos realizados. Você poderá enviar esses orçamentos por email e manter um contato ativo com cada cliente até que eles se rendam a sua loja iluminada, organizada, variada e eficiente e comprem no seu comércio.
É claro que estou falando do Nex, que oferece todas essas vantagens de gestão em um software muito simples de usar. E com opção de planos que vão do totalmente grátis até um Plano Premium que emite a nota fiscal eletrônica substituta do cupom fiscal, em qualquer tipo de impressora.
Um software que além de tudo isso, ainda oferece esse canal de aprendizado, feito com muito carinho e empenho para te ajudar a crescer.
Qual a importância de manter uma boa gestão da sua loja de material de construção?
A gestão comercial é o coração de qualquer negócio.
Sem uma gestão eficiente fica impossível ter um negócio de sucesso. Imagine uma loja de material de construção que não administre as vendas, o estoque, as despesas e o faturamento, fica complicado manter o negócio em pé, certo?
Mas como em qualquer negócio, é preciso ficar atento a muitos aspectos ao mesmo tempo, sendo improvável controlar tudo de forma apropriada apenas com papel e caneta.
É para isso que foram criados os sistemas de gestão, para facilitar sua rotina!
O software de gestão ideal para seu comércio vai ajudar na tomada de decisão, integrar todas as informações importantes em um só lugar, reduzir os custos operacionais, aumentar sua produtividade e otimizar a gestão do seu negócio!
O Nex é um sistema completo para lojas de material de construção. Conheça os planos do Nex e melhore a gestão da sua loja!
Conclusão
Agora que você acompanhou todas as nossas dicas, já está pronto para montar sua loja de material de construção de sucesso!
Não deixe de se atualizar sobre o mercado e as novidades do setor para atrair e conquistar cada vez mais clientes.
Para mais conteúdos sobre gestão, visite nosso blog, trazemos conteúdos novos toda semana.
Sucesso em seu novo negócio e boas vendas!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!