Você sabe quais são os equipamentos básicos para o funcionamento de um comércio? Eu listei, sem ordem particular de importância, as principais ferramentas que você deve ter em sua loja para garantir agilidade na hora de vender, eficiência dos seus funcionários, conforto dos seus clientes e segurança nas suas transações.
Vamos lá!
Computador
O computador é a memória do seu negócio. Ele é que vai armazenar as suas mais importantes informações, portanto, você precisa garantir o perfeito funcionamento a todo momento. Logo abaixo, eu citei, como exemplo, as configurações recomendadas para usar um programa como o Nex. O uso de outros ou mais programas pode exigir configurações diferentes.
- Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior, de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
- 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
- 2 GB de espaço disponível em disco.
- *Windows 7 ou superior.
*Em abril de 2017, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows Vista, o que não significa que versões anteriores ao Windows 7 deixarão de funcionar, quer dizer que essas versões deixaram de receber correções automáticas, atualizações de segurança contra vírus e assistência técnica online.
Entre outras recomendações, não é exagero ter um computador pessoal e outro para a empresa. Também procure não armazenar arquivos pessoais no computador da loja e vice-versa, a fim de evitar confusões com arquivos importantes. Além disso, procure um técnico de confiança para manutenções periódicas do seu computador.
Nobreak. Se você mora numa região com muitas tempestades ou queda frequente de energia, vale a pena adquirir um. Principalmente se optou por um computador de mesa. O Nobreak é um equipamento similar aos estabilizadores conhecidos. Ele regula a voltagem e a qualidade da energia que chega ao seu equipamento e também funciona como bateria em caso de quedas de luz, estendendo em até 15 minutos o uso do computador.
Impressora e Impressora de Etiquetas (Etiquetadora)
A impressora é um equipamento muito importante para se ter em uma loja. Ela permite que você trabalhe com impressão de pedidos, de orçamentos, de comprovantes de pagamento e até de etiquetas. Ou seja, fatores que podem ser decisivos na hora de concluir uma venda. Para te ajudar, o especialista em periféricos do Nex, André Luis, fez uma lista das principais impressoras disponíveis no mercado citando custo médio, recursos e observações de uso. Tudo de acordo com diferentes tipos de necessidade: emissão de Notas Fiscais, pedidos/comandas, entregas/delivery, orçamentos, relatórios, etiquetas adesivas, etc. A lista, e outros links, você confere ao final do texto!
Máquina de Cartão
As vendas no cartão de crédito e débito representam grande parte das transações do comércio. Os cartões atendem à maioria das necessidades do seu cliente, inclusive quanto ao prazo para pagamento. Sendo assim, quando você aceita pagamentos com cartão, além de ampliar a possibilidade de venda, você está criando uma comodidade para o seu freguês e aumentando a chance de fidelizá-lo. E por falar no conforto do cliente, alguns modelos de máquina de cartão permitem que você leve o aparelho até a mesa ou até mesmo à casa do consumidor, ideal para quem trabalha com entregas/delivery. Outras facilidades que as máquinas de cartão oferecem:
- segurança, diminuindo a quantidade de dinheiro em caixa;
- garantia do recebimento de valores pela instituição financeira credenciadora;
- possibilidade de pagamento através de benefícios como vale alimentação e vale refeição;
- venda de recarga para celulares, como produto complementar.
Gaveta
Quem lida diariamente com somas de dinheiro precisa manter as cédulas organizadas e em segurança o tempo todo. Uma ótima opção para que você consiga organizar seu dinheiro e deixá-lo seguro é a gaveta para dinheiro, pois além de prevenir contra roubo e perda, ela tem outras características importantes:
- sistema de abertura seguro, podendo ser automatizado;
- divisórias para manter o dinheiro organizado;
- agilidade no manuseio de dinheiro para troco;
- além das cédulas e moedas, você pode guardar cheques e comprovantes de pagamento no cartão, facilitando a conferência na hora de fechar o caixa;
- pode ser utilizada em todo tipo de comércio, inclusive em foodtrucks.
Leitor de Código de Barras
O código de barras é um dos sistemas mais utilizados no mundo para captura automática de dados. E não é por menos! Ele ajuda a organizar melhor as suas informações de produto e estoque, mas pode ser muito longo e confuso para digitar manualmente. O leitor de código de barras entra para facilitar nas seguintes questões:
- agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de digitação e, consequentemente, as filas;
- rapidez no cadastro de produtos;
- precisão, evitando falhas na digitação do código numérico.
Balanças
O uso de balanças é indispensável, não somente em restaurantes, mas também em Pet Shops, agropecuárias, lojas de suplementos alimentares, sorveterias e diversos outros tipos de comércio. Algumas balanças imprimem suas próprias etiquetas, o que pode facilitar muito em padarias, açougues e hortifrútis, principalmente em estabelecimentos em que a balança não fica próxima ao caixa. Entre outras características das balanças, as principais são:
- maior controle do estoque;
- versatilidade, permitindo vender produtos fracionados/a granel.
Sistema de Automação
Você vai precisar de um sistema para administrar esses equipamentos. Não apenas para fugir de processos manuais. Quanto mais preciso e automatizado for o processo de atualização dos seus dados de caixa e estoque, menor será a chance de erros que podem resultar em prejuízos financeiros.
O Nex é um sistema de gestão comercial desenvolvido para facilitar! Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos e fornecedores, ler a etiqueta gerada pela balança e muito mais. Para informações detalhadas sobre como usar os equipamentos da lista acima no Nex, clique no link dos tutoriais a seguir:
- Usando impressoras com o Nex;
- Para saber mais sobre o uso da gaveta de dinheiro;
- Criando, alterando e removendo meios de pagamento;
- Usando o leitor de código de barras;
- Veja como é fácil integrar sua balança diretamente ao Nex;
- Saiba como configurar a leitura da etiqueta gerada pela balança.
Combinando o uso desses equipamentos, você otimiza o seu tempo e profissionaliza o seu negócio.
Para ainda mais dicas de uso desses equipamentos me procure na página do Nex no Facebook!
Links sugeridos:
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.