Como vender frutas e verduras? Confira dicas para seu negócio

A venda de frutas e verduras é responsável por 10% do faturamento dos supermercados. Conheça 8 dicas para montar um hortifruti de qualquer tamanho.

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O que você vai ver nesse texto:

Quer começar a empreender e entender como vender frutas e verduras de forma rentável e lucrativa?

O ramo da alimentação faz parte de um dos setores mais fortes da economia brasileira, e com a preocupação crescente da população com uma vida mais saudável, as pessoas estão cada vez mais atentas à sua alimentação.

Então, vou passar algumas dicas para você montar seu hortifrúti e deixar os clientes ainda mais satisfeitos e se destacar no mercado.

Boa leitura!

Como montar um hortifrúti e vender frutas e verduras?

Como montar um hortifrúti e vender frutas e verduras

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil movimenta mais de R$36 bilhões em frutas e hortaliças, o que mostra que a procura por alimentos naturais está cada vez maior.

Se você tem interesse nessa área e quer saber como vender frutas e verduras, veja os passos mais importantes para montar um hortifrúti de sucesso.

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- Planejamento

O planejamento é uma etapa essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio. 

Estudar o mercado, a concorrência e o público-alvo fazem parte de um bom planejamento, além disso, é importante conhecer quais serão os equipamentos necessários de acordo com os serviços que serão ofertados, e assim, avaliar o investimento inicial.

Saiba mais: Aprenda o passo a passo para fazer um plano de negócios eficiente.

- Busca por fornecedores

Busca por fornecedores

Os fornecedores são os maiores parceiros de um negócio e estão diretamente ligados com seu sucesso. 

Afinal, se os produtos não forem de qualidade ou faltarem no estoque, seus clientes não ficarão satisfeitos, tornando-se mais difícil fidelizá-los.

Na hora de escolher seus fornecedores de frutas e verduras avalie outros fatores além do preço, como qualidade, variedade, prazo de entrega e opções de pagamento e verifique quais deles são cruciais para atingir seus objetivos e priorizá-los. 

Saiba mais sobre gestão de fornecedores e sua importância.

- Estratégias de marketing

O marketing digital é uma das melhores estratégias para o crescimento de pequenos negócios

Criar ações estratégicas, diferente do que muitos podem pensar, não requer necessariamente grandes investimentos.

Alguns dos benefícios das estratégias de marketing digital são: maior visibilidade do negócio, popularização da marca, atração de novos clientes e fidelização de um número maior de consumidores.

Quer saber mais? Então descubra 9 ações simples para alavancar suas vendas.

- Escolha do ponto de venda

O ponto de venda para seu hortifrúti precisa ser escolhido com bastante atenção. 

Além de estar bem localizado, o ambiente também precisa de espaço suficiente para os móveis e equipamentos que serão utilizados.

Garanta que o ponto de venda tenha o espaço necessário para expor as frutas e verduras sem problemas, e ainda permitir que seus clientes transitem pelo local com facilidade.

Se o seu ponto de vendas for pequeno, opte por modelos de móveis que comportem todos os alimentos necessários, mas que otimizem a utilização do espaço. 

Além disso, prefira os modelos de fácil limpeza, a higienização é crucial neste tipo de negócio.  

8 Dicas para vender frutas e verduras

8 Dicas para vender frutas e verduras

Veja nossas dicas para começar um negócio de sucesso no ramo de hortifruti com a compra e venda de frutas e verduras:

  1. Variedade
  2. Fornecedores
  3. Qualidade
  4. Higiene
  5. Exposição 
  6. Conservação
  7. Promoção
  8. Datas comemorativas

Confira:

1. VARIEDADE: ofereça uma variedade de produtos

Mesmo em negócios pequenos, investir em uma variedade de produtos para o seu hortifrúti é uma boa estratégia para prospectar e fidelizar clientes. 

Além dos produtos mais procurados, ofereça produtos diferentes para o seu cliente, como frutas de época ou que são novidade, e adapte o estoque conforme a demanda.

Pense que se um cliente conseguir comprar tudo o que precisa no seu negócio, não vai precisar ir até um concorrente para comprar mais nada e vai preferir retornar  ao estabelecimento mais completo para uma próxima compra. 

Use a variedade de produtos como um diferencial competitivo para aumentar as vendas do seu negócio.

2. FORNECEDORES: trabalhe apenas com profissionais confiáveis

Eles serão o ponto chave do sucesso de seu hortifrúti porque vão garantir o frescor e a qualidade dos alimentos. 

Se sua cidade tem uma central de abastecimento como o CEASA, vale a pena buscar esses alimentos diretamente. 

Faça isso de duas a três vezes por semana, escolha bem os alimentos e um fornecedor confiável. 

Se sua cidade não tem essas centrais, busque por produtores locais, dessa forma, além de fornecer bons alimentos aos seus clientes, ainda vai incentivar a rede produtiva de sua região.

Para encontrar esses fornecedores, pesquise em feiras e pela internet. 

Eu digitei “fornecedores de frutas e verduras em” e apareceram automaticamente fornecedores em 4 cidades brasileiras. 

Complete a frase na sua busca com a cidade onde está o seu mercado.

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3. QUALIDADE: venda apenas produtos de qualidade

QUALIDADE: venda apenas produtos de qualidade

Seja um consumidor exigente com seu fornecedor. Lembre-se que a qualidade vai determinar o sucesso de seu hortifrúti. 

Se optar por oferecer produtos orgânicos então seja ainda mais criterioso. 

Visite o local de plantação não só no primeiro contato, mas de forma periódica para garantir a qualidade sempre. 

Também invista em divulgação. Produtos orgânicos são mais difíceis de encontrar, porém tem uma clientela fiel se você desenvolver uma relação de confiança. 

Uma boa ideia é divulgar fotos de sua visita ao fornecedor nas redes sociais. Mostrando aos seus clientes de onde vem os alimentos que você vende, eles se sentirão mais seguros da procedência.

4. HIGIENE:  siga todas as normas

HIGIENE:  siga todas as normas

Item muito importante! 

É fundamental naquela relação de confiança de que falei. Se o cliente perceber que os alimentos não estão limpos e conservados, ele não leva. 

E se levar e perceber em casa que o alimento estava com partes estragadas "escondidas” então é pior ainda. Ele fica com raiva, se sentindo enganado. Você não ficaria? 

Então procure limpar os alimentos, retirar folhagens estragadas, limpar os resíduos de legumes, enfim, mantê-los com aparência fresca.

5. EXPOSIÇÃO: descubra a maneira certa de expor

Frutas e verduras por si só, são muito atrativas. 

Tem cores e formas variadas que podem compor um espaço bonito e atraente. Depois de tomar todos os cuidados que citei anteriormente, escolha um lugar bem visível e iluminado. 

Para disposição, arrume aproveitando as cores. Por exemplo, coloca a maçã vermelha, ao lado do limão verde e depois a mexerica laranja. 

Aposto que vai ficar lindo! Use um expositor de acordo com a quantidade dos produtos, nem maior, nem menor. 

Para quem está começando e ainda não ajustou a quantidade da compra, comece com pouco e vá aumentando conforme a procura. Uma opção muito charmosa são cestas mais robustas. E use a criatividade!

6. CONSERVAÇÃO: fique de olho no estoque

Sabemos que esse é o tipo de produto que precisa ser vendido num curto espaço de tempo. Mas dá para adotar algumas medidas que ajudam a conservá-los por mais tempo. Preste atenção se não há nenhuma fruta apodrecendo, se houver, retire. As frutas podres tendem a contaminar as outras. 

Quanto às hortaliças, retire as partes secas ou apodrecidas, como falei anteriormente. Mantenha os alimentos limpos e borrife água no decorrer do dia. 

Mas não faça isso em excesso, somente o suficiente para dar um brilho nos alimentos.

7. PROMOÇÃO: crie estratégias promocionais

Mesmo com pouca ou nenhuma concorrência, ainda é necessário manter o cliente interessado em comprar em seu comércio, caso contrário, suas vendas podem diminuir significativamente a longo prazo.

Uma ideia é investir em ações promocionais estratégicas, você pode começar criando promoções dos produtos que estão parados nas prateleiras e estão amadurecendo rápido.

Para saber de forma rápida quais são esses produtos, faça a Curva ABC do seu estoque.

Outra ideia é criar promoção de alguns produtos em determinados dias da semana, como a terça verde, e colocar em promoção todas as hortaliças ou a segunda das frutas, e utilizar a mesma estratégia.

Mesmo que as promoções resultem em uma margem de lucro menor, pode ser melhor do que perder completamente a mercadoria e o capital investido no estoque.

8. DATAS COMEMORATIVAS: aproveite as vendas sazonais

Embora seu produto não esteja ligado diretamente a alguma data comemorativa específica, aproveitar datas comemorativas e feriados para criar promoções pode ajudar você a aumentar suas vendas.

Explore também as estações do ano para criar ofertas sazonais, pense nas frutas e verduras de cada época do ano e crie promoções na troca de estações, por exemplo. 

Também aproveite as datas comemorativas do calendário relacionadas à culinária a favor das vendas, como o dia 01/02, considerado o Dia do Tomate e o dia 22/09, Dia da Banana. 

DICA EXTRA: Evite o desperdício fazendo uma boa ação

Se o produto chegou ao ponto de não ser possível vendê-lo pela aparência, porém ainda está em condições de consumo, seja um doador de alimentos para o programa Mesa Brasil Sesc. 

Eles coletam os alimentos e redistribuem em ONGs. Uma ação muito bacana que vai deixar você muito feliz!

Veja como doar, clicando aqui.

Como cuidar da gestão de um hortifrúti?

Como cuidar da gestão de um hortifrúti

Negócios bem sucedidos requerem de uma gestão eficiente, mas como dar conta da gestão financeira, do caixa, do estoque e todas as outras áreas ao mesmo tempo?

A melhor maneira de administrar seu hortifrúti é com um sistema de gestão, pois ele permite que você tenha um controle total do seu negócio com acesso às principais informações em um só lugar.

Usando um software de gestão é possível automatizar diversos processos do seu negócio e economizar tempo e energia para dedicar-se a outras funções importantes.

O Nex é um sistema para hortifruti ou sacolão completo! Simplifique sua gestão com recursos como controle de vendas, balança no caixa, controle de estoque, cadastro de produtos, relatórios e muito mais! Crie sua conta agora.

Conclusão

Agora que você já sabe como vender frutas e verduras e montar um hortifrúti, chegou a hora de começar a planejar seu negócio!

Lembre-se de colocar nossas dicas em prática para ter um hortifrúti de sucesso. Continue acompanhando o Blog da Nex para aprender tudo sobre gestão de comércios.

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Camila Upegui

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