Qual tal aproveitar seu tempo livre para aprender de forma descontraída? É importante que você separe um tempinho para seu lazer, mesmo com toda a demanda da rotina de um dono do próprio negócio. Filmes são ferramentas incríveis de educação e reflexão, basicamente porque você se instrui e se diverte ao mesmo tempo. Pensando nisso eu separei 5 filmes que trazem nos seus enredos lições de carreira, superação, estratégias e gestão de crises para você se inspirar.
Chocolate - 2000 | Romance | 2h 1m
Dirigido por Lasse Hallström, este filme conta a história de Vianne, uma jovem mãe e empreendedora que chega a uma pequena cidade, muito religiosa, da França. Confiante no seu produto, ela monta uma loja de chocolates exatamente em frente à igreja local, em pleno período de Quaresma.
Vianne é uma grande estrategista, ela usa a tática de não revelar o ramo da loja até o momento de abertura, gerando curiosidade e interesse entre os moradores que não a recebem com bons olhos, mas aos poucos começam a desfrutar dos seus produtos. O fator decisivo para o sucesso da bomboniere não foi somente um produto excepcional, mas também o tratamento dado a qualquer cliente em potencial, até porque os moradores da cidade tinham medo de estarem pecando ao comer chocolate durante aquele período. A história é uma grande lição sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas e com certeza vai renovar o seu espírito de liderança.
Durval Discos - 2002 | Drama/Thriller | 1h 43m
Durval mora com sua mãe no local onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Levando em conta o cansaço da mãe, os dois contratam uma empregada para ajudar nos afazeres domésticos. Em poucos dias a moça desaparece, deixando uma menina e um bilhete. Durval e sua mãe acolhem a menina, mas acabam tendo uma grande surpresa.
Escrito e dirigido por Anna Muylaert, o filme mostra como é difícil o caminho para os empreendedores que não se adaptam a novas tendências. Ter flexibilidade é muito importante, mesmo que isso signifique mudar de foco, fornecer outros produtos e serviços ou até mesmo alterar totalmente o seu público alvo.
Chef - 2014 | Drama/Aventura | 1h 55m
Carl é o chef de um restaurante muito famoso na cidade de Los Angeles, mas volta e meia bate de frente com o dono do local por querer inovar muito.
Num decisivo dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e o resultado publicado é bastante negativo. Furioso, o chef vai tirar satisfações e acaba demitido. A discussão vai parar na internet, detonando a reputação de Carl e a possibilidade de arranjar outro emprego. Sem saída, decidiu reiniciar a vida e abrir o próprio negócio.
Escrito, dirigido e estrelado por Jon Favreau, a primeira lição a ser retirada do filme é o cuidado com a imagem que passa não só nas redes sociais, mas com a que passa aos clientes. A sua conduta também está na vitrine!
E Carl pode até não ser o cara mais educado, mas todo mundo pode ver que ele não tem medo de trabalhar. Esse é um ponto que talvez você se identifique, pois ao tomar a frente de um pequeno negócio, é comum que o empreendedor exerça as funções do faxineiro ao gerente. Essa dedicação conta muito na hora de conquistar um novo cliente ou fechar uma grande venda e te deixa por dentro do seu negócio melhor do que qualquer um.
De Pernas pro Ar - 2010 | Comédia | 1h 41m
Viciada em trabalho, Alice não consegue equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a ponto de ser abandonada pelo seu marido e demitida de seu emprego (no mesmo dia). O acaso leva Alice a fechar uma parceria com Marcela, sua vizinha, dona de uma sexshop não muito movimentada. Com a direção de Roberto Santucci e a ajuda de um coelhinho erótico, a workaholic faz as vendas da loja deslancharem, e o amor pelo trabalho só aumenta.
Este é um filme ótimo para refletir o seu envolvimento com o seu trabalho, principalmente sobre como investir na carreira sem deixar afetar suas relações familiares. Além disso, também fica a lição sobre o potencial oculto de um negócio. Talvez a sua loja só esteja precisando de um público alvo!
The Founder – Fome de Poder - 2016 | Drama biográfico | 1h 55m
Este filme, dirigido por John Lee Hancock, conta a história da rede McDonald's. Especificamente sobre como o vendedor de Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald e, aos poucos vai eliminando os dois da rede, transformando a marca em um gigantesco império de fast food.
É um filme interessantíssimo. O próprio trailer já tem uma lição valiosa: persistência! Ray já tinha 52 anos quando percebeu uma demanda sem precedentes e notou uma movimentação de consumidores fora do normal. Ao contrário dos irmãos McDonald, ele não teve medo de arriscar e investir. E você deve ter notado que, nessa lista de filmes, sacrifício é um tema recorrente. Mesmo que tenha que abrir mão de certas coisas, empreender e investir não significa arriscar sua família, sua casa e seu dinheiro, mas mantenha em mente que o sucesso exige muito de você! Kroc viu potencial num modelo de negócio e não descansou até ser milionário. Foque nas suas prioridades.
Bônus: Gigantes do Brasil – Matarazzo: da banha aos botões
Essa caprichosa produção do History Channel conta, no primeiro episódio, a história de Francesco Matarazzo. Com um plano inovador de negócios para a época, ele entende que a solução contra desperdícios é controlar a matéria prima.
Em 1881, Matarazzo chega ao Brasil com banhas de porco trazidas da Itália. Um imprevisto no desembarque afunda toda a sua mercadoria no mar. Prestes a falir, Matarazzo começa a trabalhar como mascate. Em uma de suas vendas, ele tem a grande ideia de comprar uma prensa para vender banha de porco enlatada. Com o sucesso das vendas, ele consegue abandonar a profissão de mascate e então é inaugurada a “Mercearia Matarazzo” substituindo as importações: a banha que antes era importada agora é fabricada no Brasil e todos os materiais que os porcos têm a oferecer são aproveitados, de banha até botões para camisas. Uma verdadeira mistura de inovação, superação e coragem!
E então? Já preparou a pipoca? Depois me conta qual você achou mais interessante!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.