Entendemos que a grande maioria dos usuários do Nex são pequenos comerciantes que não fazem distinção entre a sua vida pessoal e o trabalho. Muitas vezes suas lojas são no mesmo terreno que as suas casas ou, ainda, é preciso passar por situações como levar o filho pequeno junto e ficar empurrando o carrinho atrás do balcão enquanto fecha uma venda. Com as tarefas domésticas e comerciais integradas dessa forma, a gestão de tempo fica ainda mais complicada para pequenos comerciantes.
O que sabemos também é que gerir o tempo está totalmente relacionado aos nossos hábitos diários. Acredite ou não, se você tem dificuldades para dar conta de todas as suas tarefas diárias, entre afazeres domésticos e responsabilidades com o seu negócio, está na hora de começar a planejar melhor suas funções. E nada mais eficiente do que rever hábitos e processos para encontrar uma maneira de otimizar o fluxo de trabalho.
Levando em consideração os pontos citados acima, resolvemos elencar algumas ferramentas do Nex que podem ajudar você a economizar tempo no seu comércio e na sua vida sem pecar na sua produtividade. Pelo contrário, muito provavelmente você ainda terá ganhos nesse aspecto.
Acompanhe a seguir 5 dicas que vão melhorar a sua gestão de tempo, seja para planejar melhor suas próximas ações como comerciante ou para curtir a família e cuidar de você mesmo.
Ferramentas do Nex que vão economizar tempo no seu comércio e sua vida
1 Tutoriais de ajuda: não perca tempo tentando desvendar funcionalidades
Já pensamos em agilizar a sua vida desde os primeiros passos. Portanto, se algum recurso não estiver parecendo funcional para você, não pense duas vezes! Busque nossos tutoriais na Central de Ajuda Nex. Lá você irá encontrar vídeos e passo a passo de qualquer funcionalidade que esteja empacando a sua rotina ou fluxo de trabalho.
2 Cadastro rápido de produtos: não perca vendas, nem faça seu cliente esperar
Tempo é essencial para todos, inclusive para os seus clientes - que não ficarão satisfeitos caso necessitem esperar muito tempo ao caixa para efetuar uma compra. O recurso cadastro rápido de produtos facilita tanto a sua vida, quanto a vida de quem frequenta a sua loja.
Mas em quais momentos ele é útil? Bem, vamos supor que você não está encontrando um produto que o seu cliente deseja levar, isso porque - por algum motivo - ele ainda não foi registrado. Nesse momento, o sistema irá mostrar o cadastro rápido e, rapidamente mesmo, informando apenas três dados: código, descrição e preço, você poderá concluir a venda.
3 Estoque via XML: praticidade na entrada de produtos
Já pensou quanto tempo você perderia se precisasse ajustar o seu estoque manualmente, produto por produto, cada vez que efetuasse uma nova compra?
No Nex não é preciso se preocupar com isso, utilizando o arquivo XML enviado pelo fornecedor, você pode dar entrada em todos os produtos de uma vez só!
Basta utilizar o recurso PREMIUM entrada de estoque através do XML da Nota Fiscal Eletrônica e pronto! Você terá otimizado as suas tarefas do dia em 50%, no mínimo.
4 Emissão de Nota Fiscal: do manual para o eletrônico
Não precisamos nem dizer o quanto agiliza o seu dia a dia adotar a Nota Fiscal Eletrônica, não é mesmo?
A emissão da NF-e pelo Nex quase não modificou a tela de vendas. O processo continua sendo simples e rápido. Além disso, depois da primeira configuração orientada pelo contador, as informações referentes à impostos são geradas automaticamente.
Dessa forma, você ganha tempo tanto na emissão quanto na consulta das notas fiscais - já que fica tudo armazenado digitalmente. E, por não precisar imprimi-las, você ainda economiza espaço e contribui com o meio ambiente, através de um método ecologicamente sustentável.
5 Nexapp: controle sua loja à distância
Se estamos falando em ganho de tempo, o que acha de poder acessar as principais informações do seu comércio à distância? Com o aplicativo do Nex, não é necessário estar 100% do dia dentro da sua loja. Você pode aproveitar para realizar outras tarefas na rua durante o expediente e, por que não, eventualmente, optar por ficar em casa ou passear com a família.
Ficou interessado? Aproveite para baixar ainda hoje! O aplicativo se encontra disponível na App Store e Play Store.
Como é a sua rotina?
Talvez você já venha utilizando os recursos aqui citados, mas ainda encontra dificuldades para fazer o seu dia/semana/mês render. Está com aquela sensação de que precisa de mais horas diárias para vencer todos os seus compromissos?
Nossa dica final para você engrenar na boa gestão de tempo é parar e analisar como é a sua rotina, o que pode estar empacando o seu trabalho e impedindo que você conclua todas as suas tarefas no tempo devido para poder chegar em casa e se permitir viver mais momentos prazerosos com a família e amigos.
A verdade é que foi até difícil escolher apenas 5 dicas para compor esse texto, afinal, o Nex em si foi criado com o intuito de ajudar você a simplificar a sua vida. Cada caso é um caso, por isso tentamos elencar alguns recursos mais abrangentes. Aconselhamos que você continue acompanhando nossas publicações e descobrindo ferramentas ideais e específicas para a sua loja.
Aos poucos você vai alinhando tudo, e não desista! Defina dia e horário para testar novos métodos e teste por no mínimo 66 dias - tempo indicado por especialistas para que eles se tornem de fato, hábitos. Só depois você conseguirá fazer uma análise real do quão eficazes, ou não, eles são para a sua gestão de tempo.
Para concluir, lembre-se: trabalho é importante, mas precisamos mais do que isso para alimentar a nossa alma. O tempo não volta, portanto, o quanto antes você conseguir cuidar do seu bem-estar físico, mental e emocional, melhor.
Esperamos ter conseguido ajudar você a repensar sua rotina e buscar mudanças com ganho de produtividade e qualidade de vida. Evolua como comerciante e como pessoa!
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.