Atualmente, o investimento no marketing digital tem sido uma das melhores estratégias para o crescimento das pequenas empresas.
Essas novas estratégias são ótimas para pequenas empresas, principalmente por conta do baixo custo de investimento que é requerido. Isso é algo que toda empresa que busca crescimento quer ouvir, não é mesmo?
Além disso, diferente do marketing tradicional, em que era necessário ter um alto investimento para que as publicidades fossem ao ar, o marketing digital vem como uma solução para que as pequenas empresas ganhem mais espaço neste mercado que é tão disputado.
Quer conhecer um pouco mais sobre as principais dicas de marketing digital, para que você consiga colocá-las em prática na sua empresa?
1.Conheça o seu concorrente
O primeiro passo para ser bem-sucedido no seu negócio é entender como se comporta os seus principais concorrentes.
Dessa maneira, é possível analisar quais são os lados positivos e negativos de cada ação feita por eles, assim como definir quais melhorias podem ser feitas pela sua empresa.
O essencial neste momento não é copiar o que deu certo nas estratégias dos concorrentes, mas entender quais são as maneiras que você pode inovar na sua empresa, trazendo novas oportunidades para alavancar a sua marca no mercado.
2.Crie um site corporativo
Para qualquer empresa que busca o reconhecimento no mercado, assim como para a prospecção de novos clientes, é essencial ter um site corporativo.
Dessa forma, além de garantir mais autoridade para a sua empresa, os clientes também se sentem mais à vontade para efetuar as compras, pela questão de confiança que isso passa ao consumidor.
Você pode estar se perguntando se ter um site é importante para qualquer tipo de empresa, independente do segmento. A resposta é: sim!
Imagine que você esteja procurando por uma clínica de dentista na internet. Os mecanismos de busca oferecem diferentes opções, mas dentre elas tem uma que possui um site corporativo. Isso melhora a reputação da empresa, o que traz resultados mais positivos.]
Se você trabalha com comércio, considere, paralelamente ao site, a criação de um catálogo digital! Com o Nex, por exemplo, você cadastra todos os seus produtos e tem a possibilidade de vender online para os seus clientes. Clique aqui para saber mais.
Além disso, dentro do site é possível criar uma parte para o blog, onde podem ser produzidos conteúdos que sejam especificamente para o seu público.
Essa é uma ótima maneira de gerar mais tráfego, assim como uma grande possibilidade para efetuar novas vendas. Os conteúdos produzidos não precisam ser, necessariamente, sobre os produtos que você vende.
Por exemplo, se você vende planos odontológicos, é importante produzir conteúdos que falem sobre a importância da saúde bucal. Dentro desse conteúdo, é possível dar dicas sobre os planos que você vende.
Esse é o chamado Marketing de Atração. Em vez de empurrar diferentes produtos e publicidade para o cliente em potencial, você mostra a ele a sua importância.
Quer entender um pouco mais sobre o Marketing de Atração? Confira a próxima dica!
3.Invista no Inbound Marketing
O Inbound Marketing também é conhecido como o Marketing de Atração. O seu principal objetivo é atrair os seus possíveis clientes através de conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e sua persona.
É essencial que os conteúdos produzidos sejam de acordo com as dúvidas e problemas da sua persona. Por exemplo, se o seu consumidor procura por “quanto custa um implante dentário”, é importante que essa dúvida seja respondida dentro do próprio texto.
Para produzir conteúdos com as estratégias de Inbound Marketing, é ideal que tenha alguns pontos estabelecidos no planejamento da empresa.
O blog não pode ficar grandes períodos sem postagens, assim como devem ser definidas imagens relevantes, títulos chamativos, parágrafos curtos e a utilização de palavras-chave previamente definidas.
Tudo isso pode parecer muito trabalhoso, mas é essencial para que a sua página seja organicamente posicionada nos mecanismos de busca, garantindo um melhor resultado para a empresa.
4.Esteja presente nas redes sociais
Atualmente, estar presente nas redes sociais é essencial para que pequenas empresas sejam reconhecidas, ganhando mais autoridade no mercado.
Além disso, é uma maior possibilidade para que os seus possíveis clientes possam encontrar a empresa, visualizar os seus produtos e ter interesse nele através da divulgação nas redes.
As principais redes sociais, atualmente, são:
- Instagram.
- Facebook.
- Twitter.
- LinkedIn.
Entretanto, não é necessário que a sua empresa esteja presente em todas elas. O ideal é que encontre os locais em que o seu público está, para garantir que seja sempre visto.
O trabalhos através das redes sociais podem ser muito positivos, principalmente para divulgação da marca, dos produtos e serviços oferecidos, assim como uma maneira de divulgar o seu site corporativo, catálogo digital e blog, atraindo novas pessoas.
5.Mensure os seus resultados
A grande vantagem de qualquer estratégia de marketing digital é que elas podem ser mensuradas de maneira muito fácil e eficaz.
Isso significa que qualquer planejamento pode ser mensurado, desde o engajamento nas redes sociais, como também o alcance que cada conteúdo do blog tem.
Caso os gestores da empresa percebam que a estratégia adotada não está sendo eficiente, sempre é possível mudá-la. Vamos pensar em um cirurgião dentista, que está tentando promover a sua clínica.
Esse profissional vai querer investir no marketing odontológico como uma maior garantia dos resultados esperados. Entretanto, é importante associar outras estratégias de marketing para que ela seja bem-sucedida.
Isso é importante para todos os segmentos, que sejam definidas diferentes estratégias de marketing, para garantir que as metas e objetivos almejados sejam alcançados.
Tudo isso pode parecer muito trabalhoso, não é mesmo? Mas é importante que as empresas tenham em mente a importância de investir em marketing digital para ganhar mais importância no mercado, ter mais visibilidade e, então, conseguir mais clientes e efetuar mais vendas.
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