A pesquisa por “modelos de orçamentos” se mantém ativa e crescente quando o assunto é a necessidade da utilização desse recurso. Nossa intenção hoje é apresentar para você 4 exemplos de como introduzir um modelo orçamentário no seu negócio e também como fazer um orçamento que faça sentido para o seu cliente.
Com o Nex você não precisa mais gerenciar uma planilha de orçamento para cliente! Faça o download do programa, que neste texto vou te ajudar a encontrar o modelo de orçamento ideal para a sua loja!
O que é e a importância de um modelo de orçamento
Modelo de orçamento é uma proposta prévia de quais são os produtos ou serviços que você irá oferecer, quanto custa cada item e qual o valor final de tudo isso.
A importância de utilizar dessa proposta de orçamento é tida tanto para o cliente, que mediante aos valores e custo-benefício consegue avaliar e se programar para realizar o pagamento, quanto para você comerciante, que consegue através dessa proposta agregar valor à sua oferta, trazendo formalidade e especificando as qualidades e diferenciais do seu produto ou serviço.
Cotação e modelo de orçamento são a mesma coisa? Devo escolher cotação ou orçamento?
A cotação se refere diretamente a uma solicitação de preços com diferentes fornecedores para fins de pesquisa, ela permite que haja uma comparação desses diferentes fornecedores para uma melhor decisão de compra. Mesmo o modelo de orçamento podendo ser usado também para essa finalidade, ele apresenta maiores detalhes do produto e da empresa para um projeto específico que geralmente demanda diferentes produtos em diferentes quantidades.
Vou utilizar algumas ilustrações com o sistema Nex, com informações fictícias que tem por objetivo único e exclusivo ser um objeto de exemplificação.
Compare a seguir um modelo de cotação (este exemplo não é próprio do sistema e sim um documento exterior, mencionado em sua fonte) e um modelo de orçamento:
O que um bom orçamento precisa informar
Quando bater na sua porta uma proposta de orçamento, é bom estar preparado para oferecer da melhor forma esse documento. Um conteúdo bem exemplificado é a alma de qualquer documento e existem informações que não podem faltar em um orçamento formal, veja alguns exemplos:
- Identificação do vendedor responsável pelo orçamento.
- Inclusão de dados do cliente interessado.
- Informações como a data em que o orçamento foi criado e o prazo de validade da proposta.
- Disponibilização de todas as formas de contato da empresa (e-mail, telefones, redes sociais).
- Valor unitário dos produtos e total.
Além disso, utilize o campo de observações para informar:
- O local de retirada dos produtos.
- Em caso de entrega, informe se a taxa está incluída ou não.
- O tempo que você precisa para executar o pedido (antecedência).
- As formas de pagamento que você aceita (ex.: parcelamento em X vezes no cartão de crédito, desconto para pagamento à vista, etc.).
Modelos de Orçamento do Nex
Eu separei quatro modelos de orçamento – três modelos de orçamento em A4 e um de bobina – com tipos de informações diferentes, para você ver qual se encaixa melhor com o seu tipo de negócio e ter a base de como montar um orçamento:
Modelo 102
No exemplo de orçamento acima, eu usei o Modelo de Orçamento 102 para impressoras A4. Em destaque você vê as informações da loja como logomarca, nome da empresa, telefone 1 e 2, endereço, WhatsApp, rodapé e e-mail. Se o cliente precisar entrar em contato, ele facilmente encontrará o endereço da sua loja, o seu e-mail e o seu telefone.
Note que o modelo mostra todas as informações do cliente quando o cadastro está completo. Ou seja, esse modelo funciona muito bem para o controle interno da sua loja!
Além de entregar uma via do orçamento para o cliente, imprima outra para você e mantenha junto de outros orçamentos que estão a confirmar. Se preferir, economize papel salvando sua via em PDF.
Modelo 105A
O modelo de orçamento acima é o 105A. Aqui as informações da sua loja são mais completas, podendo cadastrar até as redes sociais do seu comércio. Ideal para não ser esquecido pelo comprador! Neste mesmo modelo, as informações do cliente são mais enxutas e contém apenas informações básicas de contato, o que significa que se o cadastro não estiver completo –como no caso da emissão de Nota Fiscal Eletrônica – você precisará confirmar dados como endereço e CPF.
Modelo 105E
Este orçamento modelo é ideal quando há a necessidade de especificar ou diferenciar os produtos. O modelo 105E conta com imagens do produto e é ideal para lojas com imagens apelativas como lanchonetes, lojas de roupa, de acessórios e objetos de decoração que aproveitam muito deste recurso, é uma ótima opção de orçamento para empresa.
Modelo 211 - 58mm
Os modelos em bobina são uma alternativa de orçamento simples e econômico, mas podem ser tão eficientes quanto os modelos A4. Neste outro exemplo foi usado o Modelo 211 para bobinas de 58mm. Você pode notar que este modelo não tem as informações completas da loja, mas você pode usar o campo observação para incluir informações de contato ou endereço.
Para gerenciar modelos de impressão, acesse nossa central de ajuda.
Como Criar um Orçamento pelo Nex
Após algumas explicações sobre significado, modelos e conteúdo, vou ensinar alguns passos de como fazer um orçamento para um cliente a partir da ferramenta Nex. Apertem os cintos!
- Através da tela inicial de vendas, acesse a aba “orçamentos”, é lá onde você cria e também visualiza os já existentes.
- Selecione os itens solicitados, quantidade especificada e prossiga clicando na aba “clientes” onde será direcionada uma janela com sua base de clientes para a escolha da pessoa específica. Esse é o momento você pode adicionar observações da solicitação e outros detalhes que aparecem na barra superior, após isso clique em “salvar” para completar o processo.
- Após concluído, seu orçamento está pronto e ele aparecerá na tela com algumas informações para melhor visualização.
- Para escolher seu modelo de orçamento simples em PDF, selecione o orçamento desejado e clique nos três pontinhos ao lado esquerdo, após isso selecione “imprimir” (uma janela pedindo o modelo de impressão será aberta após essa ação, certifique-se de que a opção Microsoft Print to PDF esteja selecionada).
- Selecione o “Modelo/Layout de Impressão” para escolher o modelo desejado, após isso clique em “avançar” e conclua com os dados da sua empresa, salve o documento criado e tenha disponível seu orçamento PDF para PC.
Ao entregar um orçamento
Após o cliente preencher uma ficha de orçamento ou explicar verbalmente os detalhes do pedido, alguns cuidados devem ser tomados ao entregar o orçamento em si.
Se o cliente estiver presente na loja, mesmo que você utilize uma folha de orçamento para imprimir na hora, sempre pergunte se ele gostaria de receber uma cópia no e-mail! Assim você garante que o orçamento não será extraviado. Para imprimir ou enviar um orçamento por e-mail, observe a imagem:
Para mais informações sobre o uso de impressoras com o Nex, clique aqui.
Quando você clica em ENVIAR POR E-MAIL, o Nex abre uma nova janela, para que você preencha o e-mail do destinatário, além do corpo do e-mail e a assinatura. Não envie um orçamento no corpo do e-mail, esse espaço você deve usar para outras informações importantes, como horário de funcionamento da loja ou alteração no horário durante um feriado próximo, observe:
Acompanhe e atualize o status (situação)
Na lista de visualização de orçamentos do Nex, você tem o controle total de cada situação dos orçamentos gerados. Os status que você pode atualizar seus orçamentos são: pendente, expirado, recusado, aprovado e vendido. Esse é um recurso muito importante para sua organização e é super simples de visualizar, como você vê na imagem:
Dicas finais
Entenda a necessidade do seu cliente
Ao oferecer o modelo de proposta de orçamento e ao receber uma solicitação de um, tenha em mente qual é a necessidade do seu cliente naquele momento. É apenas para programação pessoal dos valores? É algo formal ou para programar um evento familiar?
Todo detalhe importa e cada template de orçamento visa atender uma necessidade única do cliente e do seu momento de compra.
Invista em uma boa proposta comercial
Uma boa composta comercial é como um vinho, sempre cai bem com um bom acompanhamento. Veja alguns plurais exemplos de o que deve acompanhar uma boa proposta:
- Clareza do cliente: não deixe margem para dúvidas, esclareça todos pontos apresentados.
- Valor agregado: exemplifique o porquê de a sua proposta ser a melhor opção.
- Viabilidade: sua proposta deve ser realista e viável para o cliente, com valores justos e bem pontuados.
- Chamada para ação: no momento de venda, ou em um e-mail pontual, chame seu cliente e instigue o fechamento da compra argumentando todos os itens já citados.
Tenha acesso a diferentes modelos de orçamento e ofereça o melhor ao seu cliente! Baixe o sistema Nex e aproveite!
Pratique preços justos
Tostão, bufunfa, doletas, grana… Todo mundo precisa de dinheiro no fim do dia, mas ser justo com a precificação dos seus produtos é fundamental para manter uma relação de confiança com seus clientes e tornar seu comércio mais atrativo.
Para saber dicas de como precificar seu produto acesse: “O que é precificação? Veja o significado e aprenda como fazer” no nosso blog!
Conclusão
Vimos hoje como montar um orçamento que encaixe nas diferentes propostas de clientes e também a importância de trazer um modelo de orçamento para empresas como a sua, que querem se destacar e trazer diferencial para seu comércio.
Elaborar um bom orçamento é uma das alternativas de proposta comercial que definem o valor real do seu produto e não apenas o preço. Com uma pitada de informação e direcionamento, o orçamento modelo é criado para o seu negócio podendo ser personalizado para cada simulação de venda, de acordo com a necessidade.
Este texto foi revisado e atualizado por Vitória Calegari em Abril/2023.
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.