Vestuário atende a duas necessidades, a primeira quem trouxe foi Pedro Álvares Cabral assim que desembarcou por essas terras. Ele vestiu todos os índios, nossos antepassados e, assim, desde então, é de bom tom andarmos vestidos. A outra é mais ligada à nossa vaidade, nossa necessidade de nos sentirmos bonitos e de acordo com nosso grupo social.
Primeiro defina quem é seu cliente
Eu sei, parece texto de aula. Mas faz todo sentido para a conversa que teremos agora. O caminho do sucesso no comércio não começa por conhecer quem é seu cliente? Então o que falei no início faz todo sentido. Há consumidores que compram roupa porque precisam se vestir. Não se importam se está na moda. Se importam com o custo benefício e querem praticidade ao comprar.
E há o maior grupo (para alívio de você, dono de uma loja de roupas): os que compram roupa pensando em ficar bonito e apresentável. Ufa! Esse é o grupo que mais consome.
Então, tendo em mente esses dois grupos você sabe que sua loja deve ser atrativa visualmente, mas sem perder a praticidade. E além de pensar em peças modernas, que estejam “na moda”, você não pode esquecer das peças básicas. Aquelas com cores mais sóbrias e sem muito fru fru. Peças que nunca saem de moda sem, necessariamente, estar na moda.
O cliente vaidoso você vai atrair na vitrine. Capriche na montagem, escolha as peças mais modernas, mas não encha sua vitrine a ponto do cliente não enxergar o interior da loja. E deixe num ponto de visão, um balcão ou outro tipo de expositor que mostre peças básicas como camisetas e peças mais neutras. Tem muito mais dicas sobre vitrine no post “Como montar uma vitrine vendedora”.
Lembre-se, uma vitrine que permite ver o interior da loja vai ser atrativa para todos os públicos e mais segura, como contei no texto publicado há duas semanas sobre como prevenir furtos em sua loja.
Como organizar e decorar sua loja de roupas
Disponha as peças por tipos (calças, saias, blusas) e depois organize cada tipo por cor. Isso facilita na escolha e agrada a qualquer tipo de cliente. E, se houver espaço, não deixe uma quantidade muito grande de peças. Colocando somente algumas peças de cada modelo fica bem mais fácil do cliente ver todas as opções. Além de um visual bem mais confortável. Uma loja entulhada de produtos sufoca e quem entra sente logo vontade de sair.
Setorize. Se sua loja atende somente um tipo de público, por exemplo, loja de roupas femininas, disponhas as peças por modelos e ocasião. Separe peças mais básicas daquelas de noite, por exemplo. E crie setores bem visíveis para outros produtos como bijuterias e acessórios. Isso vale para todos os públicos.
Mas se sua loja é para toda a família, pense que são três lojas diferentes: feminino, masculino e infantil. Claro, um espaço definido para cada público vai ajudar bastante. E dentro desse espaço, vale aquela organização de peças que falei.
Essa organização vale para lojas de todos os tamanhos. Se o espaço for pequeno, explore bem as partes mais altas para expor as peças. Assim, você aproveita toda a área disponível. E deixe claro a setorização, um espaço para cada público, nem que seja uma prateleira para cada um.
Crie uma ambientação
Falei há algum tempo sobre os “perfumes de loja”. Perfumes aplicados no ambiente, causando uma sensação agradável para quem entra. Nada pior do que mau cheiro em qualquer tipo de comércio, concorda? Algumas grifes famosas criam seu próprio perfume para os clientes associarem determinado aroma com a marca. Isso cria uma memória olfativa inconsciente. E o cheiro é um de nossos sentidos mais primitivos.
Você não precisa criar um perfume personalizado, mas é bacana usar sempre o mesmo aroma. Agradável, porém não muito intenso. Há muitos aromatizadores no mercado em spray ou óleo que tem um custo bem acessível e são deliciosos.
Sonorização também é bacana. Mas nem pense em colocar um sertanejão universitário ou um funk pancadão. A não ser que seu público seja especificamente ouvintes de algum tipo específico de música. O que acredito que não é. Afinal, você quer atender a um público bem mais abrangente do que ouvintes de um ou outro tipo de música. Escolha uma “música ambiente”, algo que se ouve, mas que não tire a atenção do mais importante: os produtos.
Criar um ambiente de espera para maridos e crianças em lojas femininas vai deixar sua cliente comprar sem pressa. Um cantinho que seja, com poltrona, mesinha, papéis e lápis de cor vai fazer a alegria de todos. Inclusive a sua!
Como criar promoções e ações criativas
Falei sobre isso em nossa fan page e vou reescrever aqui.
Vamos começar com as dicas para criar uma LIQUIDAÇÃO: 1 - Não basta baixar os preços. Que tal criar um combo: “compre uma camiseta e ganhe desconto na calça”; 2 - Ofereça descontos progressivos: 20% na primeira peça, 30% na segunda sucessivamente até o desconto máximo que você definir. Assim, você lucra na quantidade; 3 – Procure fazer parcerias com fornecedores: o fornecedor te dá um percentual de desconto em sua compra e você acrescenta mais um percentual, oferecendo um bom desconto a seus clientes. Mas não adianta toda essa liquidação se você não divulgar. Na vitrine, em redes sociais, enviando mensagens, e-mails e até sinal de fumaça! Só não esqueça de divulgar ao máximo.
Outra ideia que comentei no face foi sobre formas de enfrentar a crise. Sabemos que em momentos de crise todos precisam gastar menos. Uma pesquisa mostrou que em épocas assim, as pessoas procuram baixar seu custo reutilizando produtos. Pensando nisso, tive uma ideia: porque não incluir em sua loja de roupas, uma consultoria ou até uma parceria com costureiras e oferecer customização de roupas para suas clientes? Ou criar uma seção de brechó? É uma forma de continuar com movimento na loja, oferecendo uma alternativa com custo mais baixo, para suas clientes renovarem o guarda-roupas! Assim, quando a crise passar, você não terá perdido o elo com seus clientes e poderá manter suas vendas normalmente.
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É bacana dar uma lida (caso ainda não tenha feito) no texto da semana passada sobre o uso de etiquetas de identificação.
Se você tem outra dica ou gostaria de ler sobre outro tema, me conta!
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