Chega um momento na vida de qualquer dono de comércio, independente do ramo de atuação, em que surge a dúvida sobre qual direção seguir: permanecer como está ou aumentar a sua loja? Se você está passando por essa fase, fique tranquilo, ela é mais natural do que imagina.
Sabendo dos riscos e anseios, resolvemos ajudar você em mais essa etapa. Vamos mostrar a você que é possível sustentar uma decisão mais segura e saber em quais investir, baseando-se na avaliação de indicadores.
Com a ajuda dessas informações, esperamos que você consiga identificar em qual nível o seu comércio está e qual caminho percorrer daqui para a frente. Além do mais, aproveite para saber como utilizar o Nex em benefício de sua análise. Nosso objetivo sempre será auxiliar você a ter o melhor desempenho, independente do rumo a ser tomado.
Principais indicadores de desempenho
O sucesso e a expansão de pequenos comércios depende muito do dono saber como está a saúde do seu negócio, para assim, poder tomar atitudes em tempo de corrigir eventuais problemas e dar, ou não, um passo adiante.
Levando isso em consideração, listamos três (3) indicadores de desempenho que podem ser acompanhados através de recursos do Nex e que vão dar um bom direcionamento para as suas próximas estratégias de crescimento. Vamos a eles?
1 Indicadores financeiros
Para ter um maior controle sobre a vida financeira do seu comércio, aconselhamos estar atento a pontos que indiquem como está o crescimento de suas vendas, a margem líquida do seu lucro sobre elas e, até mesmo, o lucro de cada produto e o giro dos estoques para ter um maior retorno sobre a rentabilidade das suas operações.
O Nex tem como uma de suas funcionalidades a aba “estatísticas”, na qual você consegue emitir relatórios de Estoque e Venda. Este é um dos relatórios mais usados pelos usuários do nosso sistema. Isso porque, através dos dados emitidos de total de vendas e estoque atual de produtos, você consegue ter um maior controle sobre o seu capital de investimento. Essencial para o sucesso de qualquer comércio, não é mesmo?
Esta ferramenta dá uma visão ampla do período selecionado - que pode ser semanal, mensal e até anual, de acordo com a sua preferência. E, por conter vários dados importantes em um lugar só, permite que seja feita uma análise bem completa de todos os produtos vendidos, a quantidade de vendas por item, o estoque atual, o custo do produto para você, o valor que está sendo pago pelo cliente e a comissão gerada para os seus funcionários. Esses números podem ser vistos individualmente ou no seu total, dando um panorama geral da sua lucratividade.
Para um bom levantamento e um histórico financeiro, aproveite para imprimir ou exportar em Excel para o seu computador o relatório gerado, e esteja sempre em dia com o seu fluxo de caixa, enviando relatórios diários para o seu e-mail e controlando as saídas de dinheiro.
2 Indicadores de oportunidades de mercado
Se você está realmente pensando em ampliar a sua loja, não pode deixar de reparar em seus clientes. São eles que vão guiar boa parte das suas oportunidades de crescimento no mercado. Esteja de olho no ambiente competitivo sim, mas não esqueça de voltar o seu olhar para dentro do seu próprio comércio, ok?
Como são as interações do seus clientes no dia a dia, eles estão satisfeitos? Ou reclamações são frequentes? Quais suas preferências? Você tem um programa de fidelização para retenção de clientes exclusivos?
Para avaliar estes pontos, você pode recorrer, mais uma vez, à aba de “estatísticas” citada anteriormente. Mas agora um relatório que pode gerar os indicadores que você precisa é o Ranking de Clientes por Valor Gasto na Loja.
Nossa dica é que você case a informação de quais são os seus melhores compradores com o sistema de fidelidade oferecido também como recurso do Nex. Assim, sua loja cria uma relação de valor com esses clientes, aumentando o nível de satisfação e frequência de compra no seu estabelecimento.
3 Indicadores de produtos
Já que o assunto é satisfação, não podemos deixar de lado os indicadores relacionados à taxa de aceitação de produtos, índice de falta de produtos e qualidade dos mesmos.
Ainda falando sobre a aba “estatísticas” dentro do Nex, que tal gerar e analisar um relatório de Curva ABC? Isso mesmo, para quem ainda não sabe, o principal objetivo da Curva ABC é evidenciar quais os produtos de maior importância para o seu comércio e identificar quais não estão fazendo sucesso com o consumidor.
Sem sombra de dúvidas, este recurso é ideal para a sua análise de indicadores de produtos. Tenha uma visão real - e não mais baseada em intuições - sobre quais são as suas mercadorias e/ou serviços mais estratégicos e quais estão encalhados, gerando prejuízo.
É o momento de expandir o seu comércio?
Tomar uma decisão assim tão importante não pode ser algo da noite para o dia, concorda? Esse é um assunto que exige uma análise de indicadores bem aprofundada e um acompanhamento das mesmas.
Hoje, vimos como o Nex pode auxiliar você nesse processo de expansão, mas é importante que você tenha em mente que, além destes três (3) indicadores e recursos aprendidos, existem outros aspectos a serem analisados, tanto de caráter mais amplo, quanto ao que diz respeito à avaliações específicas de nicho de mercado.
A escolha sobre quais e quantos indicadores devem ser utilizados, depende das especificidades de cada comércio. Um bom conselho, nesses casos, é procurar ajuda de um consultor ou o SEBRAE. Mas independente disso, tenha sempre na ponta do lápis quais são os fatores críticos e positivos do seu negócio para conseguir gerenciar a sua loja com foco em resultados de sucesso.
A maior certeza que você deve ter diariamente é a de se manter a salvo no mercado. Se tudo estiver bem organizado, as chances de você dar um passo em falso são muito pequenas. Muitas vezes, seu desejo de crescer prevalece. Porém, queremos que você tenha em mente que mais valem indicadores reais do que a somente sua vontade de crescer. Pois é nesse percurso que muitos comerciantes se perdem e acabam por colocar o seu negócio em risco. Este fim, com certeza, não é o que queremos que você tenha. Portanto, haja com muita cautela e com base em dados para dar esse passo à frente.
No Nex, temos planos PRO e PREMIUM com recursos que favorecem cada etapa do seu negócio. Expandir seu comércio deve ser uma decisão consciente e madura. Mas saiba que estaremos aqui com o suporte necessário para acompanhar o seu crescimento.
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.