Prova social: o que é e 5 dicas de como usar na sua loja

Saiba o que é prova social e como avaliações de clientes podem ser usadas a seu favor.

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O que você vai ver nesse texto:

Se você conhece um pouco do universo de vendas, principalmente no meio online, já deve ter ouvido falar sobre prova social, esse método que é utilizado tanto para lojas físicas, quanto digitais.

Nosso papo de hoje vai ser inteiramente sobre prova social: saiba tudo sobre essa estratégia e como o uso dela em sua loja pode gerar mais confiança aos compradores, seja de loja física ou virtual.

Tudo pronto? Então bora!

O que é prova social?

A prova social é uma validação feita por pessoas que compraram determinado produto e aprovaram dando sua opinião. Essa aprovação pode ser feita através de comentários, avaliações, entre outros meios. 

A prova social é usada da seguinte forma: os comércios divulgam avaliações positivas em seus canais de venda para garantir a possíveis compradores que determinado produto é seguro de comprar e cumpre o que promete.

Que tal usar o cadastro de clientes na estratégia de prova social da sua loja? Com o Nex, você pode cadastrar quantos clientes quiser e convidar os mais ativos para darem sua opinião como prova social. Além disso você fica por dentro das compras, valores gastos, pedidos feitos e mais. Conheça o recurso clicando aqui.

Importância da prova social

Segundo uma pesquisa feita pelo Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que a marca ou produto de seu interesse tenha avaliações positivas de outros compradores.

Isso só reforça que a aprovação social é um dos principais fatores que os consumidores levam em consideração antes de fazer uma compra. Pense bem, você prefere ser o primeiro a experimentar um produto que ninguém nunca usou ou prefere comprar algo que várias pessoas já consumiram e aprovaram?

Esse gatilho da prova social faz com que as pessoas que estão considerando comprar um produto se sintam mais confortáveis e seguras de fazer aquela aquisição, afinal, diferentes pessoas já compraram, aprovaram e recomendam.

Tipos de provas sociais

Agora que você já está por dentro do assunto, vamos falar um pouco dos tipos de prova social, exemplos práticos e mais utilizados.

Casos de sucesso

O caso de sucesso ou case de sucesso, é um tipo de prova social em um formato mais elaborado, usado para aprofundar os benefícios da compra de um produto ou serviço através de uma história que deu muito certo.

Os casos de sucesso costumam contar a trajetória de um cliente antes, durante e depois de conhecer determinado produto ou serviço. 

Essa contação de história serve para envolver o leitor e convencer de que de fato aquele produto oferece tudo o que é necessário para resolver uma necessidade e transformar uma história comum em uma história de sucesso, gerando identificação e aprovação.

Não existe jeito certo de fazer um caso de sucesso, eles podem ser feitos através de vídeos, áudios ou textos. O importante é que a história seja contada de forma completa e convincente.

Se você quiser saber mais do formato escrito de caso de sucesso, temos aqui no Blog a categoria de “inspiração”, onde trazemos casos de clientes e sua trajetória com o Nex. 

Acesse nosso texto e conheça o caso da padaria familiar Donna Padoca.

Depoimentos

Os depoimentos de clientes são os tipos mais comuns de prova social, isso porque é a forma mais rápida e prática do cliente divulgar sua experiência em poucas palavras. Os depoimentos são geralmente feitos através de comentários, seja da página de compra, posts em redes sociais ou nas mensagens privadas.

Uma coisa interessante sobre depoimentos, é que eles são um pouco mais explicativos do que um simples comentário “curti muito” ou “produto de qualidade”. Depoimentos são opiniões, experiências e percepções de uma compra, geralmente com detalhes.

Ter depoimentos de clientes satisfeitos é uma das formas mais fáceis de você ter provas sociais no seu comércio, você pode bater um print bem caprichado, pedir autorização do cliente para o uso de imagem e depoimento e depois divulgar nos seus canais de comunicação.

Para o Nex, por exemplo, é muito importante ter essa referência de clientes que estejam satisfeitos com o produto e que também tenham proximidade com a marca de forma genuína. Valores de marca só são válidos quando praticados e ter clientes que evidenciem essa dedicação e reconheçam a entrega da empresa, é sem dúvida o que faz a diferença.

Veja alguns exemplos de depoimentos dos clientes Nex:

Depoimentos | Site do Nex

Avaliações

As avaliações são muito fáceis de identificar. Elas são feitas através de comentários breves sobre a experiência geral de compra.

É muito comum que as avaliações venham combinadas das famosas estrelinhas, pois elas cumprem o objetivo de enumerar a experiência de uma forma escalável, ou seja, usa números para medir o quão satisfeito o cliente ficou com aquela compra/experiência.

O legal das avaliações é que elas constroem uma reputação digital (seja para o bem ou para o mal) e no caso das avaliações do Google, mostram aos usuários se seu estabelecimento é relevante, popular, e claro, bem avaliado.

Uma maneira de você ter uma boa reputação nas avaliações do Google (que é onde a maioria das pessoas se informa sobre qualquer assunto) e se manter relevante nos resultados de busca, é incentivar seus clientes a deixarem estrelinhas.

Veja alguns exemplos de avaliações como prova social:

Avaliações do Google | Exemplo fictício

Quer que sua loja apareça nos resultados de busca? Leia o texto “Como colocar seu comércio no Google sem pagar nada”.

Além das avaliações Google, você também pode criar e encaminhar uma pesquisa de satisfação personalizada, perguntando sobre atendimento, qualidade do produto, ambiente, impressões gerais, etc. Essa pesquisa pode ser feita por formulário, mensagem automática e até caixinha de sugestões.

Influenciadores

As provas sociais feitas por opiniões de influenciadores podem ser diversas, isso porque o que caracteriza a importância dessa prova social é a influência que a pessoa tem para seu público. 

Um bom exemplo de conteúdo criado por esses influenciadores, que pode ou não ser uma publi (publicidade paga), é o formato de review ou resenha. Esse formato geralmente é feito em vídeo, e o influenciador comenta de forma sincera sobre os pontos positivos e negativos do produto, dando ênfase naquilo que mais condiz com sua experiência.

Lembrando que a estratégia de influenciadores não é uma exclusividade das grandes marcas e pequenos comércios podem e devem usar dessa parceria para aumentar seu volume de vendas. Hoje existem milhares de influenciadores de diferentes nichos com um bom potencial de entrega, valores acessíveis e que podem te surpreender.

Se você quer entender como funciona e pensa em fazer parcerias com influenciadores mas não sabe por onde começar, veja nosso texto “Como fazer parcerias com microinfluenciadores” e adote essa estratégia no seu negócio.

Dicas de como implementar provas sociais no seu comércio

Você pode seguir alguns passos simples para colocar a mão na massa, começar a usar provas sociais e aumentar a confiança transmitida pelo seu negócio.

Comece com o que você já tem

É possível que em algum momento você já tenha recebido algum tipo de elogio ou feedback sobre sua loja. Use isso como ponto de partida para criar um compilado de provas sociais de clientes que já compram com você.

Fora isso, você pode pedir o depoimento dos seus clientes já fidelizados e usar como novo material de prova social.

Mantenha seu Perfil da Empresa no Google atualizado

Como foi comentado anteriormente, as avaliações do Google são muito importantes para seu comércio se manter relevante nas buscas locais. 

Para que essas avaliações sejam feitas, é importante que você tenha um perfil ativo no Perfil da Empresa no Google, atualizado com os seguintes detalhes:

  • Número de contato
  • Imagens do local
  • Horário de funcionamento
  • Localização
  • Site

Quanto mais dados você preencher, melhor é a experiência de quem procurar por sua loja no Google.

As avaliações no Google são muito importantes para melhorar o SEO local da sua loja, que é basicamente um tipo de estratégia feita para melhorar a visibilidade de uma empresa em buscas locais, como por exemplo "padaria perto de mim". 

Quanto mais avaliações positivas você receber, maior será sua relevância nas buscas da região, o que consequentemente atrai mais clientes para o seu negócio. Essas avaliações mostram pro Google que sua empresa é confiável, e ganha destaque nas buscas locais.

Veja o exemplo:

Exemplo fictício | Resultado de busca no Google

Incentive seu cliente a deixar uma avaliação

Uma maneira prática de incentivar seus clientes a deixarem uma avaliação, especialmente se você tem um espaço físico, é utilizando as plaquinhas com QR code. É prático, fácil e muito barato.

Você também pode oferecer brindes de incentivo para quem avaliar seu estabelecimento, vai se surpreender com o quão fácil é receber avaliações com esse modelo de plaquinha. 

Veja o exemplo abaixo:

QR Code Developer | Avaliações Google

Crie um espaço para feedbacks

Você também pode coletar feedbacks de clientes através de pesquisas de satisfação, caixinha de perguntas ou incentivar seus clientes a postarem seu produto ou serviço no Instagram, marcando o perfil da sua empresa.

Utilize as redes sociais

Não dá para falar de prova social sem falar das redes sociais.

Stories marcando o perfil da loja, fotos tiradas dentro do estabelecimento, comentários positivos feitos em postagens… Tudo isso se caracteriza como prova social e pode ser usado para promover sua marca.

Incentive seus clientes a fazerem postagens através de cartões de visita, embalagens da loja ou sugira verbalmente mesmo, o importante é engajar.

Utilize o cadastro de clientes na estratégia

Tudo fica mais fácil quando você tem um espaço próprio para registrar os dados dos clientes da sua loja. Inclusive uma estratégia para conseguir um depoimento de cliente, é utilizar o cadastro de clientes como base de dados.

Com os dados dos seus clientes em dia, você pode criar uma lista dos mais ativos e entrar em contato para coletar opiniões e depoimentos. 

Além de facilitar a logística de devoluções e pedidos, o cadastro de clientes também ajuda a trazer uma noção de quanto aquele cliente gastou em sua loja, se ele possui algum valor em dívida, qual seu padrão de consumo e mais!

Se você precisa de um cadastro de produtos que ofereça isso que mencionei, conheça o sistema Nex! Com ele você pode cadastrar clientes de forma ilimitada e associar compras a clientes para melhor análise de fidelização. Crie sua conta Nex e comece a utilizar esse e mais recursos de venda para sua loja.

Conclusão

Finalizamos por aqui nosso papo sobre prova social e a sua imensa importância para gerar confiança nos produtos ou serviços oferecidos por comerciantes e empreendedores. 

Se você curtiu as dicas, não esqueça de aplicá-las no seu comércio e aproveitar o que há de melhor nesse método. Nos vemos nas próximas telas, um abraço e boas vendas!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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