Muitas vezes ouvimos falar de termos que estão em alta sem entender o que de fato eles significam. Por isso, hoje vamos falar sobre o que é uma plataforma digital e
como você pode utilizar na sua empresa. Bora lá?
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O que é plataforma digital?
Uma plataforma digital é um ambiente virtual que usa tecnologias e estruturas online para conectar usuários, oferecer serviços, compartilhar informações ou realizar transações.
Essas plataformas digitais podem ser acessadas por meio de computadores, dispositivos móveis ou qualquer outro dispositivo conectado à internet.
Qual a diferença entre site e plataforma?
Sites são geralmente informativos ou institucionais, uma página mais estática. Servem para apresentar informações sobre uma empresa, serviço ou indivíduo, como sites de empresas, blogs pessoais e portfólios online.
Outra característica é para os visitantes que acessam o conteúdo, são as funções interativas mais limitadas em relação às plataformas.
Já a plataforma digital, oferece mais dinâmicas de interação conectando pessoas, oferecendo serviços ou soluções tecnológicas e uma estrutura mais complexa, como login de usuário, automação de processos, interação em tempo real, sistema de transação/pagamento...
Quais são os principais tipos de plataformas?
Existem diferentes plataformas online, cada uma cumpre um objetivo e é importante que você saiba identificar.
Vendas
As plataformas digitais de vendas são voltadas para comercialização de produtos e serviços, facilitando transações online. Elas permitem que sua empresa tenha um espaço virtual para atrair e interagir com clientes e vender produtos.
Algumas plataformas de vendas bastante conhecidas são: Mercado Livre, Shopee, Loja Integrada…
Governamentais
Essas plataformas são criadas para facilitar o acesso a serviços públicos e informações essenciais para cidadãos e empresas. Alguns exemplos incluem:
- Gov.br: concentra serviços e informações para pessoas físicas e jurídicas.
- e-Social: plataforma para gerenciamento de obrigações trabalhistas e previdenciárias.
- Receita Federal: permite acesso a serviços fiscais, como emissão de certidões e declaração de impostos.
Gestão de negócio
As plataformas de gestão otimizam o controle administrativo e operacional de determinadas áreas da empresa, como plataformas para gestão de redes sociais, gerenciamento de marketing, gestão de loja e por aí vai.
Um bom exemplo de plataforma para gestão de loja é o Nex, que oferece funcionalidades online e offline nos dispositivos celular e computador. Veja alguns exemplos de recursos que essa plataforma oferece:
- Controle de caixa e estoque.
- Cadastro de clientes e fornecedores.
- Relatórios de desempenho para análise estratégica.
- Catálogo online.
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Serviços digitais
As plataformas de serviços digitais ajudam empresas a automatizar processos e otimizar o atendimento ao cliente. Veja alguns exemplos:
- Serviços de envio automatizado de e-mails, como campanhas de marketing e notificações personalizadas. Exemplo: RD Station.
- Plataformas de atendimento ao cliente, como chatbots ou sistemas de SAC, que agilizam a comunicação com o público. Exemplo: Zendesk.
- Soluções de agendamento online e integração com outras ferramentas digitais para melhorar a eficiência operacional. Exemplo: AgendaAí.
Cada tipo de plataforma desempenha um papel estratégico, e entender sua necessidade enquanto empresa é essencial para saber qual plataforma você deve implementar. Vale a pena dar uma boa olhada nos serviços que cada uma oferece e ver qual dispõe de mais recursos em relação ao valor investido.
Como o uso de plataformas digitais pode ajudar meu negócio?
O uso de plataformas digitais pode trazer vantagens específicas que variam conforme a ferramenta escolhida. Por isso, separei aqui alguns exemplos de como elas podem ajudar em relação ao desempenho da sua loja:
- Aumento da visibilidade: plataformas de gestão de marketing e redes sociais ajudam você a alcançar mais clientes, expandindo seu alcance no mercado.
- Redução de custos operacionais: sistemas de gestão online permitem automatizar tarefas (como a baixa automática de produtos em estoque após a venda), reduzindo o tempo e os recursos necessários para processos do dia a dia.
- Gestão mais eficiente: as ferramentas que centralizam informações importantes facilitam a organização de produtos, vendas e atendimento ao cliente.
- Análise de desempenho: plataformas com relatórios detalhados permitem acompanhar métricas como vendas, engajamento e faturamento, ajudando na tomada de decisões estratégicas.
- Atendimento ao cliente otimizado: soluções de chatbot ou SAC online tornam o suporte mais ágil e acessível, aumentando a satisfação do cliente.
Com o modo plataforma do sistema de gestão Nex você gerencia sua loja de qualquer dispositivo: pela web, aplicativo e/ou computador, e o melhor: com seus dados sincronizados. Tudo o que você faz no aplicativo é alterado no celular e vice-versa. Crie sua conta grátis no Nex e controle sua loja de qualquer lugar.
Conclusão
Entender o que são plataformas digitais e como utilizá-las pode fazer toda a diferença para a rotina do seu negócio.
Cada tipo de plataforma traz benefícios únicos que ajudam a reduzir custos, melhorar processos e a relação com os clientes, por isso saber qual atende melhor às necessidades da sua empresa é um importante passo para uma gestão mais eficiente.
Espero que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e inspirado novas ideias para aplicar na sua empresa. Nos vemos nas próximas telas e boas vendas!

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