Sabemos que os aluguéis dos imóveis estão cada vez mais altos, dificultando ainda mais que pequenos comerciantes tenham acesso a locais espaçosos.
Mas não se abale por isso, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a aproveitar cada cantinho do seu espaço e deixá-lo organizado, atrativo e aconchegante para os clientes.
Você quer descobrir como organizar uma loja pequena de roupas, de material de construção ou de variedades? Então acompanhe as 16 dicas que separamos para ajudar a organizar lojas pequenas de qualquer segmento! Confira:
Organize sua loja pequena de forma simples e rápida com o Nex! Um Sistema de Gestão completo e integrado com recursos como: PDV, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos, Contas a Pagar, Controle Financeiro e muito mais. Clique para Baixar Grátis.
Loja pequena: como organizar?
Explore a orientação vertical das gôndolas
As lojas pequenas, por terem uma área menor, acabam ficando um pouco limitadas na maneira de organizar e expor seus produtos.
Para contornar isso, pense na vertical! Como assim? Aproveite a altura do ambiente ao máximo e use a orientação vertical das gôndolas a seu favor.
Para organizar as prateleiras da loja, exponha os produtos em níveis diferentes e organize os itens por blocos. Prefira expor poucos itens em cada um dos níveis e explore uma variedade maior de produtos em cada prateleira.
Deixar uma variedade maior de produtos expostos favorece o visual da loja, mas tenha cuidado, os produtos ainda devem apresentar uma harmonia entre si e com o ambiente da loja, caso contrário, seu cliente pode perder o interesse em entrar ou permanecer no seu negócio.
Para deixar o ambiente ainda mais atrativo adicione elementos diferentes, como plantas, manequins ou outros objetos relacionados ao seu tipo de comércio.
Invista em climatização
Adaptar a temperatura da loja à temperatura externa, de acordo com a estação do ano ou com a região em que ela está, é essencial para criar um ambiente agradável e aconchegante para os clientes.
Imagine uma loja localizada no nordeste sem ar condicionado, ou uma loja no sul do país com a mesma temperatura gelada das ruas durante o inverno… Ninguém merece, né?
Se a sua loja não oferecer um ambiente arejado com temperaturas agradáveis, muito provavelmente os clientes vão querer sair logo e, nesse caso, a pressa é uma inimiga para os comerciantes.
A lógica é simples: quanto mais tempo um consumidor permanecer em sua loja, maiores as chances dele observar mais produtos de interesse e quem sabe, comprá-los ou retornar futuramente.
Então, invista na climatização, evite um ambiente muito quente ou muito frio, escolha um meio-termo agradável de acordo com a temperatura externa.
Nesses tempos de pandemia é importante se informar sobre as recomendações locais de segurança a respeito do uso de ar condicionado. Isso porque cada região apresenta um nível de contágio diferente e ainda não está liberado o uso do ar condicionado em ambientes fechados em todas as cidades.
Organize os itens estrategicamente
No texto sobre dicas para sua papelaria lucrar mais, a Carol comentou sobre algumas coisas que aprendeu na Feira do Empreendedor, uma delas é que os clientes têm o hábito de entrar sempre pelo lado direito dos estabelecimentos, incluindo você. Se parar para analisar, com certeza virá alguma memória sua entrando pelo lado direito de uma loja.
Essa é uma ação inconsciente que muitos consumidores fazem, diversos supermercados com caixas perto da porta inclusive orientam os clientes a seguirem esse fluxo. Então, porque não aproveitar isso?
Deixe os produtos que trazem maior lucratividade e com um apelo maior do lado direito da sua loja, são eles que têm uma visibilidade maior. Outra dica é deixar os itens que você deseja que tenham uma maior rotatividade na linha de visão dos clientes, como produtos novos.
Aproveite para deixar itens agregados próximos aos itens de necessidade. Vamos explicar: os itens de necessidade são aqueles produtos que seus clientes já entram querendo comprar, por exemplo: cuecas. Nesse caso, uma dica seria colocar itens como meias próximo às cuecas, assim, você aumenta a chance do cliente aproveitar e levar um par de meias também.
Como identificar, então, quais são os produtos de necessidades? Acompanhando o giro dos produtos. Com o Cadastro de Produtos do Nex você acessa o histórico de movimentação do seu estoque e tem relatórios personalizados, como a curva ABC do seus produtos. Saiba mais aqui.
Garanta uma boa iluminação
A iluminação é um dos fatores mais importantes para comércios de qualquer porte, principalmente para os pequenos, já que ela é uma dos recursos mais eficientes para atrair a atenção dos consumidores, aliada a uma fachada chamativa e uma boa vitrine (falamos desses itens alguns tópicos abaixo).
Investir em uma boa iluminação para sua loja pequena faz parte do marketing sensorial do negócio. Locais escuros passam despercebidos pelos clientes e podem transmitir um sentimento negativo. Por outro lado, ambientes claros parecem maiores e trazem vivacidade ao ambiente.
É necessário chamar a atenção dos clientes assim que seus olhos passarem pela loja. Para sair do padrão, você pode fazer uso de luzes coloridas ou luzes piscantes. Além de usar a iluminação mais adequada para seus produtos e o seu objetivo.
A luz fria aumenta a visibilidade da loja e dos produtos no geral, deixando o cliente mais à vontade durante as compras. Já a luz quente é recomendada para a iluminação do provador e também para destacar produtos específicos, use pontos de luz estratégicos para ressaltar seus produtos em promoção ou com maior valor agregado.
Garanta um bom layout do ambiente
Se você nunca ouviu falar em “layout”, ele é basicamente a maneira de arrumar o ambiente interno da loja.
Por ser muito dinâmico, o varejo está sempre trazendo novidades para o consumidor, e é legal que você transmita isso através do layout da sua loja também.
Além de caprichar em um bom layout, usando uma boa iluminação, exposição dos produtos estratégica, uma decoração única e uma fachada e vitrine atrativas, é importante criar o hábito de alterar seu layout periodicamente.
Dessa forma, os consumidores vão perceber sua loja como novidade e sua curiosidade vai aumentar, levando um número maior de consumidores a conferir seu negócio.
Apenas garanta que em qualquer alteração de layout, os clientes vão ter espaço suficiente para circular e apreciar os produtos com tranquilidade.
Tenha uma fachada bonita e bem conservada
O escritor e economista Tom Peters disse uma vez: “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão”.
Quando falamos de lojas, a fachada é a primeira impressão que o cliente tem delas, é o cartão de visitas. E seguindo a linha de raciocínio do Peters, se sua fachada não for cativante ou estiver descuidada, vai ser difícil convencer o cliente a conhecer o interior do seu comércio.
A fachada é tudo o consumidor consegue ver do lado de fora, isso inclui: parede/muros, placas e toldos, por exemplo. É importante que cada um desses elementos esteja em bom estado de conservação.
Além de uma boa iluminação, como falamos anteriormente, invista em componentes inovadores: cores, banners ou frases de impacto, para tornar sua fachada mais criativa e atrativa.
Faça também manutenções periódicas para evitar sujeiras, manchas ou pichações que possam distanciar consumidores.
Como organizar loja pequena: tenha uma mobília de qualidade
Ter uma mobília apropriada e de qualidade em seu estabelecimento, cria um ambiente confortável para o cliente e aumenta sua vontade de permanecer nele por mais tempo.
Além de atentar-se à qualidade, também deve-se considerar as dimensões dos móveis, afinal, estamos falando de espaços com áreas menores. Procure móveis entre 50 cm e 2 m de altura e coloque-os em pontos estratégicos da loja.
Móveis muito grandes podem deixar os corredores estreitos demais e dificultar a passagem dos consumidores, e ainda prejudicar o destaque dos produtos.
Prefira móveis mais neutros e dentro da altura indicada, assim você não atrapalha a visualização dos produtos e prioriza a circulação dentro da loja.
Organize sua vitrine
A vitrine, em conjunto com a fachada, são os principais fatores na hora de atrair novos clientes até a sua loja, mesmo que por curiosidade. É por isso que organizar o visual da sua vitrine é tão importante e faz total diferença para o seu sucesso.
Aqui vão algumas dicas de como decorar vitrine de loja pequena:
- Prefira vitrines vazadas: elas aumentam a visibilidade do interior da loja.
- Escolha um tema: monte sua vitrine com um objetivo estratégico específico.
- Cuidado com o excesso: evite adicionar muitos elementos à sua vitrine, isso pode gerar confusão para o observador e não destacar os produtos como deveria.
- Modifique a vitrine regularmente: como no item da fachada, modificar sua vitrine vai chamar a atenção dos pedestres e atraí-los até você, não espere para mudar sua vitrine apenas nas datas comemorativas.
Para saber mais dicas sobre como montar sua vitrine de loja pequena, leia aqui nosso post dedicado a esse assunto.
Tenha fornecedores confiáveis
Se você acompanha nosso blog, já deve ter se deparado com outros artigos falando sobre a importância de escolher bem os seus fornecedores.
Mas sendo um leitor assíduo ou novo aqui no blog, reforçar essa informação nunca é demais: os fornecedores são uma peça fundamental para o sucesso de sua loja, pois acabam se tornando os maiores parceiros do seu negócio.
Ter fornecedores de confiança significa oferecer produtos de boa qualidade para o cliente final, condições de preço e de pagamento mais flexíveis, entrega mais rápida e preços mais competitivos em sua loja.
Para ter uma gestão eficiente de fornecedores e construir um bom relacionamento, o Nex pode ajudar! Mantenha o cadastro completo de todos os fornecedores da sua loja e acesse a qualquer momento, acompanhe o histórico de compras por fornecedor, cadastre entregadores e muito mais. Confira todos os benefícios aqui.
Recomendamos também a leitura de dois post que vão ajudar a melhorar sua relação com os fornecedores e mostrar os pontos mais importantes na hora de contratar novos parceiros:
Gestão de compras: Como negociar com fornecedores.
Gestão de fornecedores: descubra a importância e como fazer.
Saiba qual é a sua zona quente
É importante analisar o comportamento dos clientes dentro do estabelecimento para definir as zonas quentes da sua loja.
No planograma, as zonas quentes são aquelas mais frequentadas pelos consumidores, as zonas de destaque. Pelo que vimos anteriormente, você já deve imaginar que, na maioria das vezes, as zonas quentes ficam do lado direito, e mais um detalhe, próximo à entrada do comércio.
Saber qual é a zona quente da sua loja pequena vai ajudá-lo a definir a organização e exposição dos produtos de forma mais eficiente, posicionando ali os itens mais estratégicos para o seu negócio, como os lançamentos e os produtos com maior lucratividade.
Faça um planejamento estratégico do negócio
Todas as dicas que trouxemos até agora, e também as que vêm a seguir, exigem um bom planejamento, não tem jeito.
Existem alguns perfis de empreendedores que gostam mais de colocar a mão na massa o quanto antes, e isso é ótimo, mas pular a etapa do planejamento é algo grave e que pode trazer resultados prejudiciais para o negócio.
É importante que você invista um tempo do seu dia para planejar cada uma das suas ações, já que todas terão impacto direto no desempenho da sua loja. Como você leu, fazer um planejamento estratégico não é perda de tempo, mas sim, um investimento para o seu negócio
Estabelecer metas e objetivos, definir um orçamento e preparar-se para situações adversas que possam surgir é a melhor maneira de evitar erros e falhas que possam atrapalhar seu sucesso.
Aprenda a criar um planejamento estratégico para sua loja pequena, leia:
Planejamento anual para o seu pequeno negócio [Passo a Passo].
Como montar um planejamento financeiro para o seu negócio.
Garanta que a música ambiente seja agradável
Não são todas as lojas pequenas que usam a música como parte de sua estratégia. Mas saiba que, assim como a iluminação, a música faz parte do marketing sensorial de um negócio e pode se tornar um diferencial.
Usar música é um elemento que pode entreter o público e deixar o ambiente mais aconchegante, sem tirar o foco dos produtos.
Mas é preciso ter cuidado. A música ambiente precisa ser agradável, ou seja, você precisa escolher a música e o volume certos, caso contrário, pode acabar gerando o efeito contrário e afastar os consumidores.
A música certa vai depender do seu tipo de cliente, por isso é importante conhecer bem seu público-alvo e adaptar esse recurso ao seu tipo de negócio.
Em relação ao volume, a música precisa ser ouvida pelos clientes, mas ela não pode atrapalhar a comunicação entre as pessoas no interior da loja, com um simples teste interno com a sua equipe é possível descobrir o volume ideal para a música ambiente da sua loja.
Para ajudar você, nossa equipe criou uma playlist completa com 73 músicas para você usar em sua loja, clique aqui para ouvir agora!.
Como organizar loja pequena: faça um bom controle do estoque
Um estoque desorganizado ou com uma gestão ineficiente pode trazer diversos problemas para um negócio, como a perda de vendas e a falta de produtos, por exemplo.
Por outro lado, investir em um bom controle de estoque pode aumentar as vendas da sua loja, reduzir os custos evitando comprar mercadoria em excesso ou com pouco giro, ajuda a manter a qualidade dos produtos em dia e, além disso, deixa muito mais fácil toda a gestão da loja.
Mas para fazer isso com agilidade e segurança, o método do caderninho manual de compras deixa a desejar. Automatize seu controle de estoque com ferramentas de apoio.
O Nex é um Programa de Controle de Estoque ideal para lojas pequenas! Confira o Histórico de Movimentações, o Valor Total em Estoque, o Custo dos Produtos e tudo o que você precisa em um único lugar. Saiba mais aqui.
Aplique a técnica de massificação de produtos
A massificação consiste em expor um grande volume de produtos com a intenção de atrair a atenção do público por meio do volume físico e visual das suas mercadorias.
Aplicar essa técnica possibilita que os itens expostos se destaquem de forma impactante, mas como? Nessa estratégia, um determinado produto é exposto em diversos pontos diferentes da loja, para que o cliente, ao se deparar com ele em diferentes momentos, fique interessado pelo item.
É recomendado investir na massificação de produtos específicos naqueles que possuem uma alta margem de lucro, são de alto giro ou estão em promoção e, portanto, precisam de um destaque maior.
Atente-se quanto à forma de exposição dos produtos
Já sabemos como a forma de expor os produtos pode influenciar os clientes a entrarem e comprarem em uma loja, certo? Separamos neste tópico mais algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.
O especialista em varejo, Michel Jasper, trabalha há mais de 18 anos na área, essa vasta experiência fez com que ele pudesse perceber algumas características importantes na hora expor produtos e entender o comportamento do cliente no momento da venda.
Alguns pontos importantes para ter em mente, de acordo com o Michel, são:
- 80% das compras acontecem por impulso - isso quer dizer que você deve colocar itens em promoção expostos próximo ao caixa da sua loja para aumentar as chances do seu cliente comprá-lo.
- As pessoas não gostam de ir ao fundo da loja - para atraí-lo coloque alguns itens básicos e de necessidade ao fundo, dessa forma, durante o trajeto, o cliente irá passar por outros produtos que chamem sua atenção e a tentação de comprar mais produtos vai crescer.
- A altura média do brasileiro é de 1,60 m (mulher) e 1,80 m (homem) - isso significa que produtos em gôndolas acima de 1,80 m devem ser espelhados.
- Não é recomendado que lojas tenham janelas nos fundos e meio - a visibilidade da luz do dia pode fazer o cliente acelerar suas compras, prefira luz artificial para iluminar o ambiente.
Muito bacanas essas dicas, né? Se você ficou interessado e quer conhecer mais sobre o trabalho do Michel e acompanhar seu conteúdo, clique aqui.
Conte com uma boa equipe
Mesmo em lojas pequenas, é aconselhável que exista uma equipe para conseguir dar conta de atender seus clientes com mais qualidade.
Em lojas muito pequenas e com um fluxo menor de clientes, é aconselhável contratar de um a dois atendentes. Já nas lojas um pouco maiores, é possível começar a pensar na contratação de um funcionário para ficar no caixa e um entregador, se você trabalhar com encomendas para sua região.
O mais importante é que, independente do tamanho da sua equipe, você tenha colaboradores treinados e engajados na sua loja. O atendimento é um fator determinante para a permanência e o retorno de consumidores até seu negócio, então preze por um bom atendimento.
Nossa última indicação de leitura de hoje é sobre como treinar sua equipe sem interromper seu trabalho, leia aqui.
Mantenha todas as áreas de sua loja organizadas e integradas com o Nex! Faça como as mais de 50 mil lojas parceiras e garanta: Controle de Vendas, Cadastro de Clientes e Fornecedores, Controle Financeiro, Margem de Lucro e muito mais. Conheça todos os recursos aqui.
Loja pequena: como organizar — conclusão
Manter a organização de uma loja pequena nem sempre é fácil, mas com dedicação e um bom planejamento é possível.
Esperamos que as dicas que trouxemos possam ajudar a organizar sua loja pequena e tragam bons resultados para você. Reveja o conteúdo sempre que precisar, sabemos que é muita informação e é normal ter dúvidas ou esquecer algum ponto.
O que você achou do conteúdo? Tem mais alguma dica para compartilhar com outros comerciantes? Deixe seu comentário!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!