Você já deve ter visto ou ouvido falar dos eventos de negócios, que são feitos anualmente e dependendo do porte e estrutura, contam com uma quantia alta de participantes, entre eles empreendedores de diversas categorias, pequenos e grandes empresários, funcionários, patrocinadores e palestrantes.
Então prepare seu papel e caneta que hoje eu vou te mostrar o que acontece nesses eventos, qual sua importância e também vou te indicar alguns deles que falam diretamente com o pequeno e médio comerciante.
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O que é uma feira de negócios?
Uma feira de negócios é um evento voltado para empreendedores que buscam ampliar seu conhecimento profissional e de mercado através de um ambiente de troca, com oficinas, marcas expositoras, palestrantes e outras pessoas empreendedoras.
Por que participar de eventos e feiras de negócios?
Participar de feiras de negócios traz uma visão de mercado muito mais estratégica e também estimula a criação de ideias e soluções para situações que muitas vezes passam despercebidas.
Sua percepção de negócio muda quando vê que existem diferentes abordagens e soluções para cada desafio que o empreendimento traz, e participar disso em um local onde muitos já passaram ou estão passando por situações parecidas é ainda mais proveitoso e acolhedor.
Como participar de uma feira de negócios?
É possível estar presente nestes eventos de diferentes formas: como participante ou como expositor. Para visitar esses eventos como participante é bem simples, basta entrar nos canais oficiais do evento escolhido, preencher seus dados na área de participante e realizar o pagamento caso o evento não seja gratuito.
Agora, se você quer saber como participar de feiras e eventos como expositor, veja os primeiros passos:
- Escolha um evento que combine com a área que seu comércio atua.
- Entre em contato com a associação de feiras e eventos.
- Planeje sua exposição de marca dentro do evento.
- Divulgue sua presença.
Existem diversos tipos de feiras e eventos empresariais, alguns mais voltados para tecnologia, outros para o agronegócio, prestação de serviço, startups etc. Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de quais se encaixam melhor no seu tipo de negócio e entre em contato através do site ou da associação que promove o evento.
Além dos diferentes segmentos de negócio, também existem os diferentes formatos de feiras e palestras, que podem ser online ou presenciais. As palestras online são muitas vezes gravações dos eventos, mas algumas são disponibilizadas ao vivo para que pessoas que não puderem comparecer presencialmente assistam de outro lugar.
Investir em eventos online é um bom começo caso você queira entender melhor como funcionam as palestras desses eventos, mas não tem como se deslocar ao local para comparecer.
Indicações de eventos e feiras de negócios
Nada mais justo do que indicações de feiras comerciais de negócios para você mergulhar nas possibilidades e entender qual mais se aproxima do seu modelo de negócio.
Feira do Empreendedor - SEBRAE
O SEBRAE é muito conhecido por promover projetos e feiras para empreendedores e é muito comum que você encontre diferentes eventos onde esse fomentador de empreendimentos está presente como apoiador ou criador.
O destaque da vez é a Feira do Empreendedor, que vem desde 2012 mobilizando e estimulando o desenvolvimento de negócios em todo Brasil.
Essa feira de negócios em São Paulo é localizada na SP Expo, zona sul da capital paulista, e conta com diversas atrações, networking e exposições de negócios. Veja algumas programações de edições anteriores:
- Experiências de tecnologia: realidade virtual, robôs e impressoras 3D.
- Palestras e mentorias voltados ao empreendimento feminino.
- Mais de 1000 empresas
- Exposição de produtos de MEI’s artesãos e agricultores.
- Atendimentos e orientações do SEBRAE para empreendedores iniciantes.
- Palestras com figuras públicas (Celso Portiolli, Rodrigo Faro e Gabriela Prioli).
Pensando no formato presencial e online que mencionei antes, a revista digital da edição de 2023 afirma que “das 116,4 mil pessoas que estiveram na Feira, 104,4 mil foram visitantes presenciais e 11,9 mil acompanharam digitalmente as transmissões”.
Veja um pouco da experiência dentro da Feira do Empreendedor 2024:
Delas Summit - SEBRAE
O Delas Summit é um evento voltado para empresárias mulheres e é o maior evento de empreendedorismo feminino no sul do país. Em 2024 foi feito presencialmente no Centro Sul em Florianópolis, mas nos outros anos foi sediado em diferentes cidades.
O evento conta com atrações musicais, oficinas, palestras, espetáculos e muito networking.
A estrutura e espaço físico do evento é bem ampla e no ano de 2024 contou com a presença de aproximadamente 8 mil mulheres participantes e mais de 100 palestrantes.
Veja alguns dos temas abordados pelas palestrantes nesse evento:
- Mulheres e negócios de impacto: desafios e dicas
- Mulheres e finanças: como ser dona do seu dinheiro e protagonista da sua história
- Comunicação Confiante, Posicionamento Estratégico
- Você sabe fazer redes de relacionamento? Como fazer parcerias e alavancar sua empresa
- Saúde Mental e Empreendedorismo
- Tripé do Sucesso: Jurídico, Contábil e Propriedade Intelectual para Mulheres de Negócios
EXPO Empreendedor
O EXPO Empreendedor é também um dos eventos de empreendedorismo mais conhecidos no país e une feira de negócios, palestras e networking.
Veja alguns temas abordados pelo evento:
- Investimento
- Sustentabilidade
- Novos negócios
- Comunicação
- Empreendedorismo feminino
- Vendas
- Tecnologia
- Marketing
- Estratégia
- Autoconhecimento
- Carreira
Convenção Nacional do Comércio Lojista
A CNDL Expo é promovida anualmente e é voltada para empresários de todas as regiões do país e líderes do setor de comércio e serviços. O evento explora o futuro do comércio e serviços, oferece uma feira multisetorial de produtos e soluções, além de apresentação de shows e palestras.
Veja o que o evento oferece aos participantes:
- Grandes marcas expositoras
- Conteúdo e acesso exclusivo
- Network e relacionamento
- Entretenimento e experiência
ExpoSuper
A ExpoSuper é uma feira de negócios e convenção do varejo de Santa Catarina.
Entre os principais objetivos, podemos destacar:
- Capacitação de profissionais e empresários do setor.
- Geração de negócios e oportunidades para os associados.
- Fortalecimento e a representatividade junto a órgãos públicos e privados.
- Incentivo à modernização do setor.
Apesar de ser organizado de uma forma mais regional, esse evento conta com conteúdos e apresentações valiosos para comerciantes de todo Brasil.
Veja o conteúdo oferecido:
- Palestras, painéis e workshops apresentados por especialistas em varejo sobre gestão, marketing, vendas, logística e muito mais.
- Raciocínios práticos e aplicáveis para a rotina de um negócio.
- Networking com profissionais do setor.
- Estandes de diferentes marcas.
Varejo Experience
Esse evento do setor varejista ocorre em Foz do Iguaçu no Paraná e reúne empreendedores e especialistas para falar sobre inovação e tendências transformadoras no mercado.
São três dias de imersão e além do networking, aprendizado e de todo aprendizado, oferece um show exclusivo e experiências ao lado das maiores marcas do varejo brasileiro.
Falando de Comércio
Também conhecido como Fcom, o Falando de Comércio é um evento de pequeno porte realizado para comerciantes da grande Florianópolis no formato presencial e aberto para o público de outras regiões no formato de lives.
Ele oferece um encontro mais íntimo para empreendedores que queiram entender sobre assuntos relacionados à rotina do seu comércio e estão à procura de se desenvolver dentro da sua área.
Veja alguns dos assuntos abordados nas edições:
- Descomplicando suas finanças.
- Como conseguir uma renda extra através de indicações.
- Venda online não precisa ser difícil.
- Como o Sebrae pode ajudar seu comércio.
- Como usar relatórios do Nex para tomar decisões estratégicas.
- Como fazer a gestão de clientes.
O evento é promovido pela Nextar e traz soluções para comerciantes que buscam um sistema de gestão para sua loja.
Você pode ver uma das edições feita em live com clientes que contam suas experiências com a venda através de um dos recursos do sistema, o catálogo online.
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Benefícios da participação em eventos e feiras
Talvez você pense que eventos de empreendedorismo são muito formais ou de pouca importância para seu comércio, talvez por falta de identificação ou conhecimento dos benefícios. Vamos entender de uma vez quais são os benefícios que esses eventos e feiras trazem para sua bagagem como pessoa comerciante e empreendedora.
Construção de relações ou networking
Networking nada mais é do que um termo chique para falar sobre as conexões de trabalho que você possui, ou no caso da tradução literal, a rede de trabalho. Essas conexões precisam ser estratégicas e com troca para todos os lados.
As conexões podem ser vistas como um tipo de parceria, mas geralmente são voltadas para contatos gerais de profissionais de diferentes áreas.
Aprendizado sobre comércio
Ter experiência em vendas e tocar bem um negócio nem sempre é garantia de estabilidade em tempos onde o comportamento de compra e venda estão cada vez mais diferentes. Por isso, estar por dentro das tendências e mudanças no comércio é essencial para que você se mantenha atento às mudanças e às novas necessidades do mercado.
Captação de ideias
Ao ver como outros empreendedores resolvem questões rotineiras e a maneira que enfrentam os desafios diários como atendimento, finanças e fidelização, você terá muitas referências e ideias de como melhorar e inovar o seu negócio.
Por isso, é legal que você sempre leve papel e caneta para anotar detalhes e ideias que surgem no decorrer das palestras e bate-papos.
Construção de autoridade
Expondo sua marca ou participando de eventos empresariais, você demonstra conhecimento e se posiciona como uma referência em seu segmento, fortalecendo a confiança do público e também de parceiros.
Parcerias
Feiras e eventos de negócios são momentos perfeitos para construir parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e outros comerciantes, afinal todos estão ali para aprender e para criar alianças, e essa troca é o que torna tudo tão rico e valioso.
Já pensou como seria sua rotina com um sistema de gestão que possui cadastro de fornecedores, controle de estoque, análise de faturamento, vendas e tudo que seu pequeno comércio precisa para deslanchar? Crie sua conta Nex e utilize os recursos que vão facilitar ainda mais sua rotina comercial.
Conclusão
Participar de eventos e feiras de negócios é uma ótima forma de aprender com profissionais da área, fazer conexões valiosas e fortalecer sua empresa. Planeje-se com cuidado, escolha os eventos que mais se comunicam com seu modelo de negócio e aproveite as experiências.
Nos vemos nas próximas telas, abraço e boas vendas!
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.