Bater cartão, fazer marcação de ponto, bater o ponto… Esses são diferentes termos usados para se referir ao registro de presença e intervalo no controle de horas trabalhadas.
Hoje vamos embarcar em um tema mais voltado para a gestão de funcionários e passar por alguns detalhes importantes que você como empregador vai gostar de saber sobre controle de ponto, obrigações legais e controle de horas trabalhadas.
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O que é controle de ponto de funcionários?
O controle de ponto dos funcionários é um registro das horas mensais trabalhadas, ele é feito todos os dias de trabalho do funcionário e tem por objetivo calcular as horas extras ou devidas de cada colaborador.
Ele pode ser feito de forma manual com registro em papel ou através de um sistema de ponto para empresas, que registra automaticamente no programa.
Para que serve o controle de ponto?
O controle de ponto é uma segurança tanto para o funcionário, que consegue confirmar a presença na empresa nos horários determinados, quanto para o empregador, que através dos registros, consegue realizar os cálculos de horas extras e ausências.
O controle de ponto também serve como
O que diz a CLT sobre registro de ponto?
Nem todos os comércios aplicam o sistema de controle de ponto quando se trata de um estabelecimento menor e com poucos funcionários.
Mas é preciso estar atento a quais normas se aplicam ao seu tipo de comércio, principalmente quando o assunto é obrigação legal.
A partir de quantos funcionários tem que ter ponto?
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) diz que para os estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores é obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico.
Como fazer controle de ponto de funcionários?
Se você já identificou que sua empresa precisa de um controle de ponto de funcionários, está na hora de aplicar esse registro e evitar problemas futuros. Veja como fazer:
1. Defina as políticas de ponto internas
É muito importante que você defina as regras e políticas internas de uma forma que todos possam compreender e mostrarem estar cientes dessa novidade.
Imagine que você decide fazer uma mudança na tolerância de atraso, e após a mudança de registro de ponto, o valor relacionado aos atrasos acumulados será devidamente descontado na folha de pagamento.
É importante que você comunique de forma objetiva os impactos dessas mudanças para que todos possam se adaptar e seguir a nova política interna, você pode fazer isso através de reuniões, documentar por escrito e recolher a assinatura para formalizar as ações.
2. Escolha o tipo de ponto que será adotado na sua empresa
Existem diferentes tipos de ponto e antes de você aplicar na sua empresa, é importante que você veja qual deles melhor atende às suas necessidades.
Controle de ponto manual
Ele é feito através do registro de ponto manual, que pode ser em um caderno, ficha ponto,
ou folha, contendo informações da empresa e do funcionário, data e horários de entrada e saída (incluindo intervalo).
É muito comum o controle de ponto para pequenas empresas ser manual, pois é possível acompanhar de perto a ausências, atrasos e as horas extras dos funcionários.
Controle de ponto mecânico
Outro controle de ponto de funcionários é o mecânico. Através de uma ficha de ponto individual, o colaborador insere no relógio de ponto, que escaneia e preenche o horário exato.
Controle de ponto eletrônico
O controle de ponto eletrônico pode ser feito através de um cartão magnético, muito comum em crachás, ou através da biometria (digital).
Na opção do cartão magnético, não há como saber se a pessoa que está batendo o ponto é de fato o funcionário registrado naquele cartão, já na opção de biometria, por se tratar de algo único, a digital, não há como ocorrer fraudes.
Controle de ponto digital
Também existe a opção de controle de ponto digital, onde o funcionário pode bater ponto online, através de um login e senha ou através de reconhecimento facial.
Empresas que trabalham com sistema de ponto digital:
- Ahgora: Trabalha com o aparelho de ponto integrado com biometria, aproximação e também o aplicativo para batidas e gestão online.
- IdStore: Sistema multifuncional de controle de acesso (catracas e cancelas) que possui sistema de ponto online com reconhecimento facial.
3. Confira o ponto com a escala de trabalho do mês
O controle de ponto de funcionários combinado a escala de trabalho individual é muito importante na hora de realizar a conferência de cada colaborador.
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4. Gerencie ausências e horas extras
Através da gestão de ponto você consegue verificar ausências não programadas, horas extras, licenças, atestados, etc.
Com isso, você pode realizar anotações individuais sobre cada situação, como atestados médicos, que conforme justificados serão decisivos no fechamento de salário.
No caso de ausência inesperada, você pode fazer uma oferta de hora extra a algum outro funcionário, que será compensado.
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Controle de ponto de funcionários: dúvidas comuns
Pensou que eu ia deixar você sair daqui com dúvidas? Vamos ver agora as dúvidas mais comuns sobre controle de ponto de funcionários:
Quem é obrigado a ter controle de ponto?
Como vimos lá no início, a CLT diz que empresas com mais de vinte funcionários devem realizar o registro de ponto, isso deve ser aplicado como registro mensal e também como documentação para fins de fiscalização.
Quais são os tipos de controle de ponto?
Existem diferentes tipos de controle de ponto e cada um atende às necessidades de comércios específicos. Veja:
- Ponto manual: preenchido manualmente (folha, caderno, cartão).
- Ponto mecânico: preenchido por uma máquina que escaneia e carimba o horário no cartão individual.
- Ponto eletrônico: registrado através de cartão magnético ou biometria.
- Ponto digital: registro online através de sistema ou aplicativo.
Como deve ser feito o controle de ponto?
O controle de ponto de funcionários deve ser feito com base nas horas semanais e mensais de cada funcionário, é importante que não apenas o horário de entrada, saída e faltas sejam considerados, mas também o horário de intervalo estabelecido por lei.
Exemplo: Um funcionário CLT que trabalha das 08:00h às 18:00h e possui 1h de intervalo, bate o ponto no horário correto, porém tira 1h46 de intervalo. Ele terá no fim do expediente 46 minutos descontados no cálculo diário.
Conclusão
O controle de ponto de funcionários é uma forma de gerenciar as horas trabalhadas e aplicar de maneira correta os descontos e bônus dos seus funcionários de forma individual.
O texto de hoje foi feito pensando nas necessidades de quem gerencia diversas demandas de colaboradores. Saber todos deveres como empregador é fundamental para a organização operacional, distribuição das demandas e uma melhor gestão de funcionários.
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.