Como usar certificado digital para acessar sistemas do governo

Descubra os principais usos do certificado digital, como utilizar para acessar portais e sistemas de governo e os benefícios para o seu negócio.

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Certificado digital pode parecer um pouco confuso e intimidador à primeira vista, mas eu te garanto que essa identidade virtual traz uma segurança indispensável para empresas que se preocupam com sua segurança de dados e precisam realizar assinaturas digitais, emitir notas fiscais eletrônicas e claro, acessar livremente sites governamentais.

Pouca coisa, não acha?

Então hoje vamos entender como usar o certificado digital para acessar portais do governo, quais os benefícios dessa ferramenta de acesso e como adquirir um certificado digital.

Importância da segurança digital para negócios

Antes de falar sobre a importância, quero deixar claro o que é certificado digital.

O certificado digital, como o próprio nome já diz, é uma certificação digital de que o acesso e assinatura feito por uma pessoa jurídica é de fato real e autenticada, e é aí que entra a segurança digital.

A segurança digital para uma empresa garante que seus acessos e assinaturas digitais sejam de fato legítimos, previne possíveis fraudes e traz uma validade jurídica (dentro da lei) para suas assinaturas e emissões.

Em parceria com a Tecnosign, o Nex disponibiliza o certificado digital A1 para que você possa realizar autenticação de documentos digitais com validade jurídica. Acesse nossa página de certificado digital e saiba de todos os benefícios.

Principais sistemas do governo que usam certificado digital

Alguns sites governamentais exigem que você tenha um certificado digital para poder seguir com cadastros e solicitações.

Receita Federal

A Receita Federal é um dos órgãos governamentais que exige a certificação digital para determinadas documentações e acessos, principalmente por se tratar de um órgão que lida com a administração de tributos e comprovações fiscais.

e-CAC

O Centro Virtual de Atendimento é um portal da Receita Federal feito para consulta de documentos fiscais. Você pode realizar o acesso do  e-CAC pelo certificado digital ou pelo gov.br, por conta de uma mudança feita pela Receita Federal. 

Lembrando que a primeira impressão do login é feita através do gov.br mas após isso é possível selecionar seu certificado digital e ter acesso a todos os serviços normalmente, portanto você ainda consegue acessar o e-CAC através do certificado digital, ele está apenas escondido. Veja:

Portal e-CAC | Acesso gov.br
Portal e-CAC | Acesso com certificado digital através do gov.br

Emissão de NF-e

A emissão de nota fiscal eletrônica pode ser feita através do SEBRAE ou de um sistema de gestão que emita notas fiscais e possua integração com certificado digital.

Nos dois casos, é indispensável o uso de um certificado digital, já que é através dele que o documento passará a ter validade jurídica.

Com o sistema de gestão Nex, a emissão de NF-e é rápida e fácil. Nele você consegue instalar o certificado digital, emitir notas fiscais e ainda ter acesso a diversos recursos de venda, cadastro, relatórios e mais! Clique aqui para saber mais sobre as emissões de notas fiscais do Nex.

Justiça Eleitoral

O uso do certificado digital na justiça eleitoral é tido no Processo Judicial eletrônico (PJe), que passou a exigir a certificação digital para advogados e demais servidores dos tribunais com o objetivo de garantir proteção a dados confidenciais judiciais.

INSS

Com o Acordo de Cooperação técnica e a OAB, os advogados cadastrados agora acessam o sistema do INSS para fazer requerimentos de benefícios e outros serviços através do certificado digital, agilizando as tarefas, já que deixa de ser necessário que ele ou seu cliente se dirijam até uma Agência da Previdência Social (APS).

Portal eSocial 

O eSocial é um sistema elaborado pelo governo que tem por intuito facilitar o envio e registro de documentos e dados relacionados aos trabalhadores, que são recebidos pelo empregador no momento da contratação.

As Empresas  podem acessar o eSocial com o login do Gov.br, e é necessário o uso de certificado digital. Veja mais no portal.

e-CNPJ e e-CPF

O e-CNPJ é o certificado para pessoa jurídica, enquanto o e-CPF é o certificado digital para pessoas físicas, eles possuem funções similares de autenticação digital mas alguns acessos distintos.

O e-CNPJ é destinado para empresas e permite ações como assinatura e emissão de notas fiscais, além de servir como uma identidade virtual da sua empresa. Já o e-CPF é destinado a assuntos pessoais (como assinatura de contratos e procurações eletrônicas) com as facilidades de um certificado digital.

SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um sistema governamental que torna oficial arquivos digitais de origem fiscal e contábil dentro de um formato mais padronizado.

A ideia é que as empresas usem esse programa para manter e enviar informações fiscais e contábeis, tudo digitalmente. Isso inclui dados previdenciários, livros fiscais, comerciais e contábeis.

Benefícios do uso do certificado digital para pequenos comerciantes

Para além do acesso em sites governamentais, existem alguns outros benefícios do uso dessa ferramenta. Veja:

Segurança e autenticidade das transações

O certificado digital realiza uma validação e autenticação na identidade dos acessos e documentos, garantindo que a pessoa ou empresa que realiza a transação é quem realmente diz ser, o que previne fraudes e acessos não autorizados. Além disso, ele mantém a integridade dos dados, garantindo que as informações não sejam alteradas durante esse processo.

Simplificação de processos burocráticos

O uso da certificação digital elimina a necessidade da burocrática e temida papelada, reduzindo o tempo e custo da realização manual de documentos. Com o uso do certificado digital, assinaturas eletrônicas podem ser feitas rapidamente, acelerando aprovações e contratos.

Redução de fraudes e aumento da confiabilidade

Como o uso do certificado autentica a identidade daqueles que acessam, apenas pessoas autorizadas conseguem realizar transações, o que previne acessos indesejados, fraudes e ainda garante que as informações não sejam alteradas.

Como adquirir e utilizar um certificado digital

Para adquirir um certificado digital, você precisa realizar a compra através de uma autoridade certificadora que seja credenciada. Escolha o certificado digital que melhor se encaixa no seu modelo de empresa e realize a instalação após a compra.

Neste exemplo do Nex que possui apenas quatro etapas para a compra, temos a “agenda”. É nela que você irá selecionar data e horário para uma videoconferência, onde um profissional qualificado passará instruções de instalação e uso, além de espaço para tirar qualquer dúvida.

Adquira o certificado digital do Nex em parceria com a Tecnosign clicando aqui.

E como faço para usar o certificado digital?

Podem existir diferenças para cada autoridade certificadora, mas no geral o conceito é o mesmo.

No caso do uso mais comum, que é a instalação dele direta no computador, você só precisa seguir alguns passos simples:

  • Login no site de compra com usuário e senha registrados.
  • Download do plugin.
  • Instalação no computador.
  • Senha de segurança.
  • Pronto para uso!

Geralmente o plugin baixado no seu computador é identificado automaticamente pelos portais e sistemas que utilizam do certificado digital, então sempre que precisar, certifique-se de que ele esteja ativo no seu PC.

Baixe o sistema Nex e tenha acesso aos principais recursos de venda para o seu comércio!

Conclusão

Hoje aprendemos como usar o certificado digital para acessar portais do governo, quais os benefícios dessa ferramenta e como adquiri-la. 

Vimos que a importância da segurança digital para os negócios é muito importante para garantir a legitimidade de acessos e assinaturas, prevenindo fraudes e conferindo a validade jurídica às transações.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado na sua busca, até logo e boas vendas!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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