Como fazer uma promoção de sucesso e atrair mais clientes

Você sabe fazer promoções? Veja nesse texto ideias de promoção e como fazê-la com sucesso para atrair clientes e aumentar a suas vendas.

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O que você vai ver nesse texto:

Promoção de produtos ou serviços é um sucesso entre os consumidores. Oferecer promoções de vendas pode ser um diferencial entre seus concorrentes e atrair clientes para sua loja. 

Há diferentes formas de atrair clientes com ideias de promoção, no entanto, para desenvolver essas estratégias, é necessário ter planejamento, conforme os objetivos do seu negócio e as características do seu público-alvo.

Pensando nisso, vou apresentar, neste conteúdo, alguns tópicos cheios de dicas para você conseguir fazer uma promoção atrativa e estratégica para o seu negócio!  

Que tal facilitar a gestão da sua promoção de produtos? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu comércio, conte com: Controle de preços promocionais, Ofereça descontos, kit/combo, Cadastro de clientes, programa de fidelidade. Conheça os nossos recursos! 

25 dicas para fazer promoção de vendas

Veja, a seguir, como fazer uma promoção de sucesso para alavancar as suas vendas: 

Defina o objetivo da promoção

Antes de começar a fazer uma promoção, é essencial pensar no objetivo dela e o que você quer alcançar. Pode ser para atrair mais consumidores, fidelizar clientes, lançar produtos novos ou saída de itens parados no estoque

Independente da finalidade, é importante ter esse objetivo definido. Afinal, ele te dará o direcionamento para você selecionar as melhores estratégias e ações de divulgação. 

Além disso, estabelecer metas específicas ajuda a verificar o desempenho da estratégia escolhida e otimizá-la para obter melhores resultados.

Escolha o público-alvo para sua promoção

Para fazer uma promoção é primordial saber qual o público-alvo que você quer atingir. Definir e analisar quais são os seus consumidores é uma garantia de que a promoção que você está realizando atingirá resultados bons e de que seu orçamento não será desperdiçado.

Faça uma pesquisa dos hábitos dos seus clientes, das redes sociais que mais utilizam e de como preferem ser notificados que está tendo uma promoção de um produto ou serviço. 

Essa análise vai ajudar na divulgação da promoção e produção do conteúdo, conseguindo focar nas redes sociais de maior acesso e quais produtos devem ser oferecidos.

Defina com qual tipo de promoção você vai trabalhar

Independente do seu modelo de negócio ou qual setor que você atua, existe uma variedade de estratégias de promoção de vendas para que você possa alinhar as necessidades específicas da venda e do público-alvo

Kit/Combo

Combo Completo Cuide-se Bem Pessegura (7 itens) | O Boticário
Fonte: Boticário

Caso você tenha no estoque da sua loja produtos que são complementares e que precisam ser vendidos, vale a pena optar pela estratégia de montar kits e combos de mercadorias. 

Montar um conjunto de produtos pode gerar mais valor como uma oferta agrupada em vez dos itens separados, vendê-las como um combo por um preço que tenha desconto pode ajudar a aumentar as vendas.  

Isso pode gerar a sensação de maior compra de produtos em um valor menor, sendo um custo benefício para o cliente e trazendo lucro para sua empresa.

 Descontos progressivos

A ideia de promoção do desconto progressivo é estimular o cliente a comprar mais produtos. Isso acontece porque o consumidor que compra itens em quantidades maiores, ganha um maior valor de desconto. 

É possível utilizar essa promoção de produtos de várias maneiras, abaixo você pode ver alguns exemplos: 

  • Desconto na compra do mesmo produto: nesse modelo de desconto, o cliente deve comprar do mesmo produto. Por exemplo, um mercado está fazendo uma promoção de uma marca de sabonetes, na compra de 5 sabonetes, o cliente ganha 5% de desconto. 
  • Desconto na compra de qualquer produto: já nesse caso, o cliente pode comprar produtos diferentes e obter descontos progressivos. Sendo assim, 2 produtos, 10% de desconto, 3 produtos, 15% de desconto e assim por diante. 

Promoção relâmpago

As promoções relâmpago funcionam em momentos de urgência, o que pode incentivar o consumidor a tomar uma rápida decisão de compra. 

Mesmo que o tempo da compra seja curto, se utilizar boas estratégias de divulgação pode gerar um interesse antecipado do cliente, como compartilhar nas redes sociais, cartazes de promoções ou anunciar que em tal dia irá ocorrer a promoção.  

Fonte: Shopee

Pague 2, Leve 3

Essa ideia de promoção é muito utilizada na maioria das empresas, pois são aplicadas quando você deseja ou precisa vender vários produtos de uma vez. Esse tipo de promoção de vendas pode funcionar como fator para aumentar as suas vendas e o reconhecimento da sua marca. 

Cashback

O cashback é um termo em inglês que, quando traduzido para o português, significa "dinheiro de volta", ou seja, na compra de um produto, ele devolve uma parte do dinheiro gasto pelo consumidor. 

Essa devolução é calculada sobre uma porcentagem que varia para cada empresa. Algumas podem ofertar 0,5% ou até 100% do dinheiro para o cliente. Porém, isso vai depender do seu modelo de negócio e dos produtos que você oferece. 

Entretanto, o cashback funciona como uma ideia de promoção, porque estimula o cliente a realizar a compra, pois os consumidores sabem que uma porcentagem do valor será devolvido. 

Sistema de pontos

Os pontos são oferecidos por diversos tipos de lojas e empresas, e são geralmente acumulados em cada compra que o cliente faz, isso é uma das formas de fidelizar o cliente ao seu estabelecimento. 

E para que essa promoção de produtos aconteça, é necessário ter um programa de fidelização, isso te ajuda a ver os perfis dos clientes e quais produtos que mais vendem.

Com o Nex, você consegue determinar no sistema a quantidade de pontos que o seu cliente pode ganhar de acordo com um valor pré-determinado, pontuando automaticamente. Conheça o Nex!

Cupons de descontos 

Os cupons de descontos tem versatilidade porque podem ser entregues de várias formas, como por meio de sites promocionais, redes sociais ou materiais impressos, por exemplo, nas embalagens ou recibos dos produtos. 

Utilizar os cupons de descontos no seu estabelecimento é uma ótima maneira de agradar os clientes atuais e incentivar clientes novos a comprarem novamente na sua loja. 

Condições especiais de pagamento

As condições especiais de pagamento servem para dar alguns benefícios para os clientes, podendo dar desconto se o pagamento for à vista ou sem juros no parcelamento do produto.

Utilizar essa estratégia gera o sentimento de escolha da forma de pagamento para o cliente, vendo qual o melhor método para realizar a compra. 

Desconto no atacado

Uma das ideias de promoção é de desconto no atacado, basicamente na compra de uma quantidade X de volumes de compras, o cliente ganha um desconto especial. 

Essa estratégia precisa ser bem pensada e analisada, pois pode ser menos lucrativa para o seu negócio, pois quanto mais a pessoa comprar os produtos mais ela terá desconto, isso pode deixar o seu estoque zerado ou acabar perdendo a margem de lucro dos itens. 

Brindes e amostras grátis

Colocar brindes ou amostras grátis na sua loja pode ser uma maneira do seu potencial consumidor se transformar em cliente. No varejo pode oferecer amostras grátis no ponto de venda, isso pode aumentar os consumidores por gostarem da qualidade do produto. 

Fonte: Esquenta promoção

Defina o início e o fim da promoção

O empreendedor também deve definir o tempo de duração da promoção, que pode durar horas ou até meses. Vale lembrar que, quando o objetivo da campanha é conquistar mais clientes para a empresa e alavancar suas vendas, ela deve durar no máximo um mês, dependendo dos resultados alcançados.

Isso porque, quando a promoção é longa demais, ela passa a ser percebida pelo público como preço fixo. Isso acaba desvalorizando bastante o produto e dificultando as vendas após o término da promoção. Por outro lado, um prazo muito curto deixará os clientes fiéis frustrados por não aproveitarem os descontos.

Atente-se à percepção de valor do cliente

Se um dos produtos sem giro do seu estoque tiver uma grande margem de lucro, é normal você pensar que poderá oferecer um desconto ainda maior e, assim, atrair o público com mais facilidade. Mas é importante que você atente-se à percepção de valor do cliente e dimensione a porcentagem de desconto de acordo com este valor.

Caso contrário, o consumidor ficará desconfiado do desconto elevado e poderá achar que a promoção é apenas uma estratégia da empresa para, por exemplo, se livrar de um produto defeituoso.

Aliás, este é um erro bastante comum, promocionar produtos com defeitos e avarias sem comunicar isto corretamente. É um tiro no pé, já que cedo ou tarde o cliente irá perceber e falará mal da sua loja, já que pensou estar adquirindo um produto em perfeito estado, independentemente de ter pagado menos por ele. Se for o caso, comunique bem claramente, em uma seção específica da sua loja para isto.

Preserve a margem de lucro dos seus produtos

Para que a sua promoção gere lucro para o seu negócio, você precisa que o desconto seja menor que a margem de lucro do produto. Mas é essencial que você tenha em mente que você precisa precificar corretamente para não deixar o seu comércio no vermelho.

Então faça planejamento, levando sempre em consideração os custos e despesas da sua loja, como os preços da compra e revendas das mercadorias, para que você consiga fazer um desconto adequando para o produto.

Lembre-se de tomar cuidado com os descontos que são muito atrativos como, os de 50% e 70%, porque apesar de serem bons para os clientes, o seu negócio pode sofrer consequências negativas com esse tipo de promoção.

Fique de olho no seu estoque

Às vezes o seu estoque está lotado e você precisa limpar para a entrada de novos produtos, uma ação que é muito comum é fazer promoções destes produtos. 

Você pode montar kits com produtos ou até utilizar a estratégia na compra de um item, você leva outro de graça, mas é importante que sejam relacionados. 

Outra ideia muito interessante é fazer liquidações, como, por exemplo, na compra de um produto X a pessoa ganha x% de desconto. 

Esteja por dentro do Direito de Defesa do Consumidor

Antes de fazer qualquer promoção no seu estabelecimento, é importante que você esteja dentro das normas do Direito de Defesa do Consumidor. Sendo assim, verifique as leis para não acontecer nenhum problema no seu negócio, para te ajudar, separei algumas delas para você ter uma noção maior: 

  • Todo produto tem garantia para troca: de acordo com o CDC, toda compra tem garantia de troca de 30 dias para os bens duráveis, como aparelhos eletrônicos. Já os 90 dias são para o recebimento do produto.  
  • Direito ao arrependimento: segundo o artigo 49, o consumidor pode ter o prazo de 7 dias para devolução de um produto que se arrependeu de comprar. 
  • Propaganda enganosa: conforme o artigo 34, se o consumidor comprar um produto e não atendeu às suas expectativas ou foi entregue outro produto, ele tem direito a devolução do dinheiro ou substituir por outro item do mesmo valor

Você pode saber mais acessando o site da CDC.

Aproveite as datas comemorativas

Ao longo do ano existem várias datas comemorativas que são ótimos momentos para fazer uma promoção no seu negócio, como, por exemplo, dia das mães, dia dos pais e dia das crianças.  

Não vão ser todas as datas que irão fazer sentido ao seu negócio, mas fique de olho no calendário e analise quais são os melhores momentos do ano para você se planejar com antecedência para as campanhas promocionais. 

Faça ações especiais para os clientes que mais compram na sua loja

Existem várias formas de presentear os clientes que mais compram na sua loja, por exemplo, oferecendo promoções exclusivas, cupons de desconto e ofertas especiais em datas comemorativas. 

Com essas ações, o seu cliente pode fazer um programa de fidelidade com o seu negócio. Pois, você gerou um sentimento de valorização e o aproximou do seu comércio.

Traga os clientes inativos de volta

As promoções também ajudam a trazer clientes inativos de volta para o seu negócio. Sendo assim, é essencial ter uma estratégia que chame a atenção desses clientes. 

Você pode mandar e-mails exclusivos falando sobre as promoções de produtos, criar uma boa divulgação e ter um bom canal de comunicação com os seus consumidores. 

Também existem cupons para clientes que estão inativos, oferecendo promoções com kits de produtos ou fazendo divulgações de mercadorias que estão em alta. 

Crie estratégias de divulgação

De nada adianta fazer uma promoção se nenhum cliente souber que ela existe, não é verdade? Existem muitas opções a serem exploradas, como anúncios em rádios ou jornais locais, links patrocinados em buscadores, redes sociais, e-mail marketing e panfletos.

O responsável precisa escolher quais são os canais mais adequados para a promoção, bem como para o caixa da empresa, e fazer planos individuais para cada um. Após divulgá-la, é só preparar o estabelecimento para receber um maior volume de clientes e atender bem todos eles. Depois de tudo isso, é hora de colher os frutos gerados pela empreitada.

Treine seus funcionários

Ter um bom atendimento ao cliente pode ser um diferencial entre os seus concorrentes.

Todo comércio, ainda que seja novo, precisa procurar sempre investir nas melhores estratégias para ter sucesso no mercado e gerar crescimento no seu negócio.   

Um dos pontos de atenção é como você lida com o seu potencial cliente, pois um bom atendimento atrai a fidelização do cliente e futuros cadastros. Além desses fatores mencionados, outros benefícios podem ser conquistados com um bom atendimento, são eles:

  • Criação de vínculos com os clientes e fortalecimento do relacionamento.
  • Maior valorização e fidelização. 
  • Boas indicações. 

Além disso, em momentos de promoção de produtos é essencial que os seus funcionários saibam informar sobre esses itens. Então treine a sua equipe para tirar dúvidas e ter um melhor atendimento ao cliente. 

Caso você queira saber mais sobre esse assunto, leia o texto “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” no blog do Nex.

Monitore os resultados

Independente do foco da sua promoção, toda campanha precisa ser monitorada para que o objetivo seja alcançado. 

É importante que você monte relatórios que analisem em tempo real como está indo a sua promoção, e um relatório no final da promoção, fazendo isso você pode ter uma visão mais ampla sobre seu desempenho e planejar os próximos passos de forma mais assertiva. 

Mas que tal otimizar esse processo? Com o Nex, você pode monitorar isso com rapidez e facilidade! Veja agora os nossos recursos. 

Use a tecnologia para te ajudar no controle das promoções

Depois que você já viu os tipos de promoções, a sua importância e de como utilizá-la no seu negócio, agora é importante ter um sistema que te ajude a controlar tudo isso. 

Pois, usar um sistema para promoções vai potencializar a sua rotina, facilitando tarefas que, quando realizadas manualmente, demandam mais tempo e dedicação, ocupando o tempo que poderia ser utilizado para focar em outras áreas.

Que tal facilitar a gestão da sua promoção de produtos? Com o sistema Nex, você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu negócio, conte com: Cadastro de clientes, Programa de fidelidade, Catálogo digital, Descontos, Contre dos preços promocionais e muito mais. Baixe!

Conclusão

Durante a leitura, você conseguiu aprender mais sobre como fazer promoções de forma fácil, juntamente com dicas práticas para você aplicar no dia a dia e trazer benefícios para o seu negócio. 

As promoções são estratégias muito antigas no mercado, por isso procure ficar sempre por dentro das novidades e tendências do mercado, inovando nas suas estratégias e destacando-se da concorrência.. 

Preze pela qualidade do produto, atendimento e estar dentro das exigências legais para não ter problemas. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, não esqueça de colocar nos comentários! 

Ficarei feliz em te ajudar. 

Até os próximos textos!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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