Banca de Jornal: como se reinventar e aumentar as vendas

Veja algumas dicas para transformar sua banca de jornal e contrarie as estatísticas crescendo no mercado.

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O que você vai ver nesse texto:

O setor de jornais e revistas impressos está apresentando queda há alguns anos no Brasil, dados de setembro de 2021 mostraram uma queda de 13,6% no número de exemplares de jornais impressos circulando no país.

Isso está principalmente relacionado ao advento da era digital, hoje em dia se tornou muito mais fácil saber as principais notícias com uma rápida pesquisa na internet, uma maneira muito mais prática de consumir conteúdo e ter acesso à informação.

Contudo, engana-se quem pensa que não há mais mercado para as bancas de jornal. A verdade é que ainda existe um público bastante fiel e que compra com frequência, pois têm dificuldade em se adaptar a todas essas mudanças tecnológicas que o mundo está passando. 

Além disso, é possível atrair um público mais diverso trabalhando melhor o mix de produtos dentro de uma banca de jornal e investindo em novas maneiras de vender os produtos.

Neste texto, você vai conferir 15 dicas de como reinventar sua banca de jornal e revistas para aumentar os ganhos do negócio e mantê-lo lucrativo diante das adversidades do setor.

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Conheça seu público-alvo

Homem em uma banca de revista

Quando você entende as preferências e comportamentos do seu público-alvo, torna-se muito mais fácil estabelecer uma comunicação mais eficiente e criar uma oferta atrativa que atenda às necessidades específicas de quem procura pelo seu serviço.

Por isso, faça uma análise do seu perfil de clientes para entender quais são as principais características em comum, como idade, gênero, profissão, hábitos de leitura e demais fatores relevantes para a sua estratégia.

Falando sobre o segmento de bancas de jornal, os mais interessados em frequentar este tipo de negócio são os idosos, que fazem parte de uma geração que se habituou com a leitura do jornal impresso e, portanto, se sentem mais confortáveis com esse tipo de produto.

Muitas dessas pessoas já estão aposentadas, isso quer dizer que possuem maior disponibilidade e interesse em ocupar seu tempo livre, comprando não apenas jornais e revistas, mas também jogos como palavras-cruzadas e saindo de casa para encontrar outras pessoas com interesses em comum e jogar conversa fora.

Contudo, ao diversificar sua oferta e aumentar o mix de produtos de sua banca de jornal, é possível atrair um público de todas as idades e aumentar suas vendas. Vamos retomar esse ponto e dar algumas dicas sobre isso mais adiante. 

Aposte em produtos para colecionadores

Existem muitos colecionadores que ainda frequentam bancas de jornal, isso acontece porque quem é colecionador não vai atrás de uma revista online para ter em sua coleção, o que eles procuram são justamente produtos físicos. E é por isso que toda banca de jornal precisa ter coleções. 

CDs e DVDs antigos, álbuns de figurinhas, filmes europeus, best-sellers, livros técnicos e obras de grandes filósofos, como Nietzsche, são apenas alguns exemplos dos principais produtos procurados por colecionadores.

Acompanhe e ofereça tendências de mercado

Estar de olho nos clássicos para agradar os colecionadores de plantão é uma boa maneira de agradar esse pequeno nicho, mas não é só de colecionadores que uma banca de jornal sobrevive. 

Por essa razão, é extremamente importante ficar também de olho nas últimas novidades e tendências que estão circulando no mundo.

O mercado está em constante evolução, adaptar-se a elas é muito importante para não ficar para trás, principalmente nesse segmento que vem enfrentando queda nas vendas durante os últimos anos.

Alguns exemplos de tendências são os produtos para colecionadores, que falamos no tópico anterior, diversificar a oferta de produtos, montar uma loja de conveniência junto e inovar na maneira de divulgar seus produtos. Vamos nos aprofundar sobre cada uma delas nos próximos tópicos, não perca a oportunidade de modernizar sua banca com essas ideias!

Organize estrategicamente os itens nas prateleiras

A disposição dos produtos, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, é muito importante para estimular a compra de seus clientes.

Na vitrine, dê preferência para produtos como o jornal do dia, as revistas da semana mais procuradas, as histórias em quadrinhos mais populares, os produtos em promoção e aqueles que possuam maior valor agregado para sua banca.

A entrada também é um ponto bastante estratégico, coloque nela produtos em promoção que possam atrair a atenção dos clientes no momento da entrada ou da saída.

Próximo ao caixa é o momento de colocar itens que instiguem o consumidor a pegar mais itens por impulso e aumentar o valor da sua compra, sendo assim, coloque produtos com preços baixos (chicletes, balas, etc) e também itens com edição ilimitada, que são um grande atrativo.

Invista em produtos diversificados

Como falamos no primeiro item, é a diversidade de produtos que vai trazer novos perfis de clientes para seu estabelecimento.

Existem muitas possibilidades do que colocar para vender em banca de jornal, algumas sugestões são: picolés, refrigerantes, salgadinhos, café expresso, apostilas para concursos, livros, revistas, gibis, cigarros, doces variados, quebra-cabeças, mapas, acessórios para celular e, além disso, oferecer outros serviços como recarga de celular, impressão de fotocópias, plastificação de documentos ou cópias de chaves.

As formas de pagamento que você aceita em seu negócio também influenciam no seu volume de vendas, portanto, procure trabalhar com diferentes métodos, como cartão de crédito e débito, dinheiro e alguns mais atuais, como o pix.

Saiba quais são as principais formas de pagamento do mercado atual e as vantagens e desvantagens de cada uma delas, clique para ler.

Monte uma conveniência junto a banca

banca de revista

Quem tem banca de revistas e jornais há alguns anos já vem percebendo como a forma de consumir conteúdo mudou ao longo dos anos, o que reflete diretamente na queda das vendas de jornais e revistas impressas.

Além disso, um outro grande desafio para estes comerciantes são a grande concorrência, outros tipos de negócios como supermercados e lojas de conveniência podem vender também jornais e revistas sem restrições, deixando ainda mais difícil encontrar um diferencial no mercado.

Então, o que fazer? A solução está em se reinventar, muitos jornaleiros relatam que jornais e revistas deixaram de ser a principal fonte de renda de seus negócios, sendo muito difícil viver apenas da venda desses produtos.

Para contornar essa situação, a melhor saída é ampliar o mix de produtos e montar uma pequena conveniência junto à banca, agregando novos produtos, como citamos no tópico anterior.

Crie um ambiente confortável

O ambiente de sua banca de jornal influencia não apenas na atração de novos clientes, mas principalmente na fidelização dos atuais. Afinal, quem não ficaria com vontade de voltar para um negócio que, além de atender suas necessidades, oferece um ambiente confortável, não é?

São vários fatores que você precisa planejar para criar um ambiente convidativo e agradável. No caso de bancas maiores, o fluxo de passagem no interior da loja é um fator importante, pois ninguém vai querer ficar muito tempo em um espaço no qual é difícil se mexer.

Outro ponto a levar em consideração é a decoração do ambiente, por se tratar de um ambiente que trabalha com a exposição simultânea de muitos produtos, o melhor a se fazer é optar por um ambiente mais simples, para não tirar o foco dos produtos, mas você pode brincar um pouco com a iluminação, colocando focos de luz em pontos estratégicos para atrair a atenção dos clientes e caprichar em uma fachada criativa.

Trabalhar com marketing sensorial também pode ser uma maneira de criar um clima agradável em sua banca de jornal, pense nos 5 sentidos principais (olfato, tato, visão, paladar e audição) e em formas simples de deixar o ambiente mais aconchegante, pode ser uma música de fundo, oferecer um café ou chá para aumentar o tempo de permanência dos clientes no seu negócio e até usar um incenso para deixar sua banca com um cheiro agradável.

O bom atendimento também é indispensável para criar um ambiente confortável para os clientes, por isso, não deixe de caprichar em um atendimento personalizado e de qualidade.

Transforme sua banca em um espaço de cultura

A criatividade é um item indispensável para transformar seu negócio e manter-se firme no mercado.

Você sabia que existem bancas que estão oferecendo até atrações culturais em seu negócio? Shows de música, recitais de poesia e até serviços de cafeteria são uma maneira de personalizar sua banca de jornal e destacar-se dos concorrentes.

Inspire-se nas histórias de outros donos de bancas de jornal que estão se reinventando na cidade de São Paulo com a matéria completa do G1, leia aqui.

Faça um catálogo online com os produtos

Não é porque grande parte do seu público prefere continuar consumindo conteúdo de maneira tradicional, que você não deva inovar na maneira de mostrar seus produtos a eles.

É uma tarefa quase impossível falar de todos seus produtos com um cliente específico na correria do dia a dia, então, porque não disponibilizar todos eles em um único lugar para que seus clientes saibam tudo o que seu negócio comercializa?

Criando um catálogo online dos produtos de sua banca de jornal fica muito mais fácil e rápido seus clientes encontrarem o produto que procuram ou vejam produtos similares que possam se interessar. Dessa forma, seus clientes ganham autonomia, e você mais agilidade na rotina.

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Divulgue sua banca

A divulgação de um negócio pode ser um desafio para quem não tem muita experiência e ainda precisa cuidar de toda a gestão da banca. Entretanto, é possível ganhar mais visibilidade seguindo algumas dicas.

Vamos começar por uma bem básica, muito provavelmente você já usou o Google para descobrir onde tinha alguma loja próxima a você que vendia um determinado produto, certo? Pois bem, saiba que seus clientes fazem o mesmo.

É por isso que você precisa colocar a sua banca de jornal no Perfil da empresa do Google, ele é uma ferramenta que vai fazer com que a sua banca de jornal apareça nos resultados de pesquisa Google, e o melhor, sem precisar pagar nada para isso!

Imagine como seria legal aparecer nos resultados do maior buscador da internet quando um cliente pesquisar por “banca de jornal perto de mim” ou “banca de jornal em x cidade/bairro”. Para ajudar você com isso, temos um post exclusivo com o tutorial completo para você cadastrar sua banca de jornal no Google, confira aqui.

Existem outras ferramentas que você pode utilizar a seu favor para divulgar a sua banca de jornal. O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares da atualidade, e você pode utilizar a versão específica para comércios e ter uma conta apenas do seu negócio.

No WhatsApp Business, além das funções da versão normal, também é possível responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial, adicionar sua logo e acompanhar estatísticas. Uma ótima forma de manter um contato próximo e ágil com seus clientes, divulgar novidades, realizar reservas de produtos e até receber pedidos.

Também não deixe de criar uma conta comercial nas redes sociais mais utilizadas, pois elas têm um alcance muito maior e são indispensáveis para o seu crescimento. Facebook e Instagram são excelentes opções para estreitar o relacionamento com os consumidores. Alimente suas páginas com uma boa frequência para aumentar o engajamento de seu público, poste as novidades do dia, promoções, coleções exclusivas, principais notícias, etc.

Monte kits de venda

Quando você cria kits de venda está incentivando o cliente a levar um número maior de itens, aumentando o ticket médio da sua banca de jornal.

Os kits também geram essa sensação de maior praticidade para o cliente final, uma vez que ele pode simplesmente comprar o kit e adquirir vários produtos no lugar de procurar item por item na sua loja.

Também não podemos deixar de mencionar o maior giro de estoque que você vai ter, ajudando a circular até mesmo aqueles produtos que estavam parados no estoque há tempo, tudo isso ajuda para que, no fim, sua banca de jornal se torne mais lucrativa.

Por isso, não deixe de investir nessa técnica e prepare kits de produtos para venda, seja criativo nessa horas, algumas ideias são: revistas de culinária, materiais com temas parecidos (revistas de beleza, estética, etc), coleções de gibis/mangás, produtos de colecionadores, livros com revistas, enfim, as possibilidades são variadas. Estude seu público para entender o que pode ser mais atrativo para eles.

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Use sua banca como ponto de publicidade

Foto de uma banca de jornal
Fonte: Pinterest

Em geral, as bancas de jornal ou revistas estão localizadas em espaços de grande circulação de pessoas, tais como shoppings, praças movimentadas, galerias comerciais, rodoviárias, universidades ou aeroportos.

Essa localização estratégica faz com que as pessoas que circulam por esses locais diariamente tenham um contato direto com sua banca e as informações presentes nela.

Investir em publicidade em uma banca de jornal é muito mais barato do que colocar uma propaganda em um outdoor, por exemplo, então, aproveite esse contato próximo que você tem com seus clientes e potenciais consumidores de outros serviços e faça parcerias para divulgar  produtos ou serviços de outras empresas por meio de banner e cartazes na área externa.

Seus anunciantes podem aproveitar a mídia de sua banca de jornal para aumentar o fluxo de visitas em seus sites ou lojas físicas, e você tem mais uma porta de entrada de capital.

Adote um sistema de fidelização

Existem clientes que quando se identificam com o negócio não o trocam mais, já para que isso aconteça com a maioria, é necessário dar um estímulo a mais, algum tipo de recompensa.

Pensando como consumidor, ao saber que podemos ganhar algo em troca ficamos mais motivados a voltar àquele lugar, pode ser um desconto na próxima compra, um mimo, acesso a materiais exclusivos… Enfim, todos ficam mais estimulados sabendo que serão recompensados pela sua fidelidade, até mesmo aqueles que já são seus clientes assíduos e sentem que são valorizados por você.

Para estimular seus clientes a comprarem mais, adote uma sistema de fidelização em sua banca de jornal, é uma boa estratégia de fidelizar seus clientes, aumentar o ticket médio da sua banca e economizar com divulgação. Conheça mais sobre os benefícios de adotar um sistema de fidelidade e os diferentes tipos.

No Nex você conta com um sistema de fidelidade fácil de configurar e intuitivo de usar. Seus clientes pontuam automaticamente e você acompanha tudo isso desde o mesmo software que realiza toda a gestão de sua banca. Confira mais detalhes clicando aqui!

Procure programas de investimento

Buscar por programas de investimento pode ser a saída para repaginar sua banca e dar uma cara nova para o negócio.

O projeto “A Gente Banca”, do banco Santander, é uma iniciativa para revitalizar a sua banca de jornal, é requisito obrigatório ser cliente do banco.

Nesse projeto existem 2 programas distintos. Em um deles, o cliente pode solicitar a inclusão de um novo ofício na sua banca de jornal, como assistência técnica de celular, por exemplo.  A partir disso, o banco vai disponibilizar o microcrédito para que o proprietário possa se capacitar para a nova profissão.

Já no segundo programa, o Santander arcará com todos os custos da revitalização externa da sua banca de jornal, em troca da divulgação da marca Santander no espaço da banca de jornal, além disso, será disponibilizado para você uma linha de crédito para capital de giro, de forma opcional.

Confira mais detalhes no site oficial e consulte o regulamento completo ao final da página.

Automatize a administração do seu negócio

Assim como no item de divulgação, é importante estar atualizado em alguns aspectos do seu negócio para conseguir se manter competitivo no mercado.

A gestão é o item mais importante para manter seu negócio de pé, sem um bom controle de todas as áreas do seu negócio não será possível manter as portas da sua banca de jornal abertas por muito tempo.

Por isso, mantenha tudo sob controle e cuide da gestão da sua banca de jornal com métodos modernos e mais eficientes. Deixe de lado o caderninho, a caneta e a calculadora manual para controlar suas vendas e estoque. Utilize a tecnologia a seu favor, use um sistema de gestão, com ele suas tarefas diárias ficarão muito mais fáceis e rápidas, além de manter todas as informações em um lugar seguro e integrar todas as áreas da sua banca de jornal em um único software.

Não fique assustado, automatizar a administração do seu negócio pode parecer complicado, mas existem sistemas com uma interface simples que você vai conseguir manusear de forma intuitiva.

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Conclusão

É difícil não ficar desanimado vendo as vendas do seu negócio caírem, mas como você viu, existem algumas maneiras de se reinventar no mercado e dar um "up" na sua banca de jornal.

Se você está ali até hoje, é porque tem a determinação e dedicação de um empreendedor de sucesso, então veja quais de nossas dicas podem ser úteis para você e coloque-as em prática o quanto antes.

Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas dicas com outros donos e donas de bancas de jornal que estão querendo dar uma nova cara para seu negócio.

Boas vendas!

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Camila Upegui

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